Aqui estamos em Setembro, de regresso às rotinas.
No meu caso, desfrutei bem da minha pausa em Agosto para restaurar energias, depois de um semestre intenso a nível profissional. Mas agora há que meter mãos à obra e continuar a partilhar convosco muito do que vou cozinhando em casa, em particular aquelas receitas que fazem sucesso.
É o caso destes panados, uma forma diferente e bem saudável de utilizarmos a carne do peito de frango, especialmente indicada para quem evite fritos.
É claro que muitas vezes optamos por soluções muito simples, como fazer apenas uns bifinhos na frigideira, mas acreditem que vale muito a pena fazer estes panados, mais não seja para servir esta carne com uma nova textura e novos sabores.
Querem uma versão sem glúten?
Por regra, nenhum dos ingredientes desta receita deveria ter glúten, mas há marcas que referem nos rótulos que pode haver vestígios de glúten. É o caso dos cornflakes, dos temperos (cebola e alho em pó, paprika) ou ainda do molho picante. Se é fundamental fazerem uma receita sem glúten, usem apenas produtos certificados SG.
No caso do parmesão ralado pode haver contaminação cruzada, por isso o que dá mais garantias é mesmo ralar na hora em casa.
E sem lactose?
Sendo uma receita com queijo na sua composição, é importante saber que os queijos que passam por um processo de cura têm menos lactose e são mais bem digeridos. É o caso do queijo parmesão. No entanto, se a intolerância for severa, até estes se devem evitar e nesse caso há outras opções de queijos sem lactose disponíveis no mercado. O queijo é um elemento que dá sabor e liga melhor o panado.
É uma receita muito rápida, saborosa, saudável e garanto que vai ser um sucesso.
Quais os ingredientes?
Ingredientes simples e comuns na maioria das despensas, à excepção da Sriracha que é um molho picante que muitas pessoas não conhecem. Conseguem encontrá-la facilmente na maioria dos super e hipermercados.
Em alternativa, podem usar Tabasco clássico ou outro molho picante de que gostem, lembrando-se de que no caso do piri-piri, por exemplo, devem reduzir a quantidade indicada já que é mais picante do que o molho que aqui recomendo.
Se não quiserem usar qualquer tipo de picante, ignorem este ingrediente.
Quanto aos ingredientes do molho, repetem-se, à excepção do mel, e aqui a Sriracha dá um toque muito bom e contrastante com a doçura do mel.
Se optarem por não colocar picante, juntem uma colher de chá de vinagre para dar alguma acidez a este molho doce.
Passo-a-passo: cortar a carne
A primeira coisa a fazer é cortar os peitos de frango em pequenos bifes que não sejam demasiado finos nem demasiado largos. É por isso que fatio pelo comprimento e não pela largura. Convém terem alguma altura – cerca de 5 mm – para se manterem suculentos depois de cozinhados.
Estes bifes são apenas temperados com um pouco de sal de ambos os lados.
Fazer a crosta para panar
Cornflakes, parmesão, os temperos em pó e um pouco de sal. Vai tudo a triturar no processador.
Panar e assar
Para panar batemos os ovos inteiros com o molho picante numa taça onde caibam todos os bifes e mergulhamo-los na mistura, envolvendo bem.
Depois só temos de passá-los pela mistura seca, calcando bem para agarrar melhor, e ir colocando um a um num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal, sem os sobrepor.
É mesmo muito importante calcar bem para ficarem com uma camada mais espessa e uniforme.
Antes de seguirem para o forno ainda os regamos ou borrifamos com o azeite.
Vão cozinhar durante 12 a 15 minutos a 200º C na função ventilada. Se não tiverem forno ventilado, apenas um estático com calor por cima e por baixo, terão de aumentar um pouco a temperatura, mas fiquem de olho para garantir que os panados não se queimam. Já sabem, que cada forno tem os seus caprichos.
Nesses minutos em que os panados estão no forno, fazemos o molho num tachinho, juntando todos os ingredientes. Levamos ao lume e vamos mexendo até começar a fervilhar.
Do forno para a mesa
Assim que retiramos os panados do forno, regamo-los com algum do molho – não todo, porque é sempre bom ter algum molho extra na mesa. Para evitar exageros, rega-se em fio com uma colher, tentando que haja sempre um pouco de molho em cada panado.
E assim foram para a mesa, salpicados com algumas folhinhas de tomilho fresco e com uns gomos de batata camponesa a acompanhar, cozinhados ao mesmo tempo no forno.
Só falta ver como ficam suculentos por dentro, certo?
Para que não haja dúvidas de como ficam suculentos, vejam a cor. Temos uma carne branquinha muito ligeiramente rosada. É o ponto certo para servir esta carne sem a deixar seca.
Se quiserem ter a certeza de que está mesmo no ponto, usem um termómetro digital para garantir que o interior da carne chegou aos 74º C.
Retirei estes panados do forno quando a carne estava perto dos 72º C, já que com o tempo de ir e não ir para a mesa, a temperatura interior continua a subir e atinge o ponto perfeito.
Espero que gostem e qualquer questão, não hesitem em colocá-la nos comentários.
Outras receitas com peitos de frango
Receita adaptada de www.halfbakedharvest.com
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
16 comentários para “Panados de Frango <br> com Molho Quente de Mel”
Olá Clara,
Adorámos os panados de frango feitos assim…super saborosos, suculentos, e super fáceis de fazer!
Obrigada e que venham mais receitinhas assim!!!
São mesmo! Muito obrigada Elvira! Feliz por terem gostado!
Eu gostaria de experimentar estes produtos panados mas tenho 3 questões
– posso usar panko em vez de cornflakes ?
– depois de frios ficam macios ou secam muito ?
– podem congelar-se?se sim em que etapa da receita ?
Obrigada
Olá Ana, sim pode usar panko, é a melhor alternativa. Depois de frios é natural que fiquem mais macios, como qualquer panado. Não há milagres 😉 Quanto a congelar, nunca o fiz com esta receita, mas se tivesse de o fazer e para manter a suculência e não secar a carne, eu congelaria panados em cru e assaria no forno ainda congelados, porque deixando descongelar o panado vai amolecer. No entanto, no tempo indicado na receita, eles ficam prontos quando estão em cru descongelados, mas assando congelados o meu conselho é que confirme com o termómetro se a temperatura interior da carne está no valor considerado seguro, que é 74 graus. Se não, garanta que chega a essa temperatura. Espero que os faça porque são de facto deliciosos!
Ola,
Que molho aconselha, para quem não gosta de mel?
Olá Filipe. Se gosta do contraste agridoce aconselho um outro molho agridoce. Se não, um molho com algum tipo de fumado, tipo barbecue. Mas isso depende do gosto de cada um 🙂
A receita dos Panados de frango com molho quente de mel foi um sucesso cá em casa.
Obrigada.
Maravilha! Obrigada Conceição! 🙂
Esta receita de panados foi um sucesso e já me pediram para repetir. Usei tabasco mas em menos quantidade porque nem todos gostam de picante. Muito obrigada Clara pela maneira como explica as suas receitas, fica tudo mais simples.
Fico muito feliz por terem gostado Paula. Obrigada! 🙂
Fiz, ficaram deliciosos, não coloquei a cebola em pó, pois de ontem para hoje não encontrei, mas ficaram bons na mesma ☺️.
Que bom que gostaram Ana!! 🙂
Olá, Clara!
Espero que tenha tido umas férias descansadas.
Não consegui deixar o comentário no vídeo…
Vou fazer esta maravilha no fim de semana!
Beijinhos meus e obrigada!
Olá Eugénia! Sim faça que são muito bons!
Fiquei entusiasmada e vou experimentar. Poderemos fazer na airfryer? Será a mesma teperatura e o mesmo tempo?
Pode claro. A air fryer é um mini forno mas como não tenho não sei se será menos ou mais tempo. A temperatura sim. Mas se tiver um termómetro espete no centro até meio para ver a temperatura interior. Ou abra um para ver se está no ponto.