É dia de festa! É dia de jogo! É dia de juntar família e amigos!
Em qualquer ocasião, estes palitos vão desaparecer num ápice!
O processo não podia ser mais simples.
Uma massa de pizza, molho de tomate, chourição, mozzarella mais uns pózinhos e está feito.
Estes palitos de mozzarella são tiras com cerca de 1 cm de espessura que cortei de um pedaço de mozzarella inteira. Desta forma funcionam melhor para enrolar, já que se usarmos mozzarella ralada é mais complicado. Não é impossível, mas é mais complicado de enrolar. Esta mozzarella compacta encontra-se na secção de charcutaria e queijos dos supermercados.
Nesta receita usei massa de pizza de compra, redonda, mas se encontrarem quadrada ou rectangular, melhor ainda para cortar. Ou se fizerem massa caseira, ainda mais perfeito é.
Usem um cortador de pizza ou mesmo uma faca para cortar os rectângulos – neste caso cortei com uma largura de 5 cm, o suficiente para enrolar e selar o melhor possível.
Pincelamos bem cada rectângulo com o molho de tomate, evitando chegar às extremidades para que selem melhor… e depois colocamos o chourição e a mozzarella, antes de enrolar para fechar.
É claro que podemos optar por outro recheio que não o chourição. Só o molho de tomate e a mozzarella são obrigatórios. O terceiro elemento pode ser o que quiser.
Desta vez, fiz 3 apenas com molho de tomate e queijo para que a minha filha, vegetariana, também os pudesse apreciar.
Ao enrolar, fazemos tal e qual como nos crepes chineses. Damos uma primeira volta, depois empurramos as extremidades para dentro e enrolamos para fechar pressionando bem as junções para evitar que o queijo babe para fora. Vai sempre acontecer, é praticamente inevitável, mas selando melhor, baba menos.
Outra informação importante a levar em conta: para evitar que a massa abra durante a cozedura, a junção deve estar virada para baixo.
Antes de seguir para o forno só temos de pincelar com uma manteiga temperada com alho e orégãos, polvilhar com pão ralado e está pronto a cozer.
Oh meu Deus… este queijo que se derrete é tããããããão bom!
Não há quem não goste, não há quem resista as estes palitos quentinhos. Ok… só quem não gosta mesmo de queijo… (lol)
Se os quiserem preparar com antecedência, podem colocá-los no frigorífico depois de os enrolar, cobertos com película… e só na hora de irem para o forno é que os pincelam e polvilham.
Também os podem congelar, tanto em cru como cozidos, se bem que eu aconselho em cru… a massa fica sempre melhor. Mais estaladiça.
Retiram do congelador directamente para o forno até ficarem bem dourados.
Não tem como falhar!
Procuram por mais receitas do género, para “picar”? Então espreitem as que tenho na secção ENTRADAS & SNACKS.
10 comentários para “Palitos <br> de Pizza”
Muito obg pela gerosidade com que partilha estas maravilhosas receitas/dicas.
Desejo que 2020 seja um dos melhores e felizes anos da sua vida.
Felicidades.
Desejo-lhe também um ano maravilhoso Cristina!
Olá Clara,
Uma vez mais surpreendentemente fácil, rápido, simples… mas com requinte.
Será uma variante às pizzas caseiras ou amuse bouche.
Boas férias, aproveite bem 🙂
Sim Nela, aqui é mais uma versão de amuse bouche 😉 obrigada!
Adoro as suas receitas os palitos de piza são umsr tentação. Não comemos carne mas vou fazer com queijo e outra opção. Beijinhos obrigada pela partilha.
Sim Evangelina, improvise para fazer ao seu gosto.
Amei as receitas, parabéns.
Obrigada Sonia!
Tudo óptimo
Parabéns!
Obrigada! 🙂