Não há muita coisa melhor do que uns pãezinhos de leite acabados de fazer. São perfeitos para lanches e pequenos-almoços.

Aqui está uma receita simples para fazermos uns fantásticos pãezinhos de leite muito fofos, que vão animar os lanches e pequenos-almoços de crianças e adultos.

Esta é uma receita básica com massa lêveda, o que significa que não podemos ter muita pressa, ela terá o seu tempo para levedar. No Verão cresce mais depressa, no Inverno mais devagar. Mas temos sempre o truque de aquecer ligeiramente o forno para funcionar como estufa. Nunca falha e torna tudo mais rápido.

Para garantir que o fermento está em boas condições ele tem de ser activado com o leite ligeiramente morno. Atenção que não pode estar quente senão matamos o fermento e depois a massa não cresce. Para confirmarem que o fermento está bom, ele tem de borbulhar. Consoante as marcas, pode borbulhar muito como este, ou menos… mas tem de borbulhar para mostrar que está vivo e de saúde!

Depois é seguir os passos que refiro na receita, e quando a massa levedar já podemos moldar os pãezinhos. Eu opto por fazer bolas porque é mais rápido do que estar a moldá-los no formato tradicional. E não se esqueçam que como vão crescer têm de deixar alguma distância entre elas.

E vejam como crescem!

Bom… a esta hora o forno já está quentinho a dizer “Venham venham…!”

É uma festa! Mas antes de irem, ainda têm de ser pincelados com gema de ovo e, se gostarem, polvilhados com um pouco de açúcar.

E não há muito mais a dizer. Agora é fazer!

Se têm Bimby, ou equivalente, também indico todos os passos na receita.

Se não tiverem máquinas podem fazer tudo à mão.

Se gostam destes pãezinhos, não deixem de ver como se fazem as fantásticas Bolas de Berlim de Forno. Vão ficar fãs!

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

tempo de preparação: 45 minutos + tempos de levedura
rendimento: 22
Não há muita coisa melhor do que uns pãezinhos de leite acabados de fazer. São perfeitos para lanches e pequenos-almoços.

Pãezinhos de Leite
Caseiros

pães de leite destaque site
Não há muita coisa melhor do que uns pãezinhos de leite acabados de fazer. São perfeitos para lanches e pequenos-almoços.
tempo de preparação: 45 minutos + tempos de levedura
rendimento: 22

Ingredientes:

  • 100 ml de leite
  • 1 saqueta de fermento seco de padeiro (11 g)
  • 600 g de farinha para bolos sem fermento ou T65 de usos culinários
  • 100 g de açúcar
  • 100 g de manteiga derretida
  • 2 ovos
  • raspa de 1 laranja pequena
  • pitada de sal
  • 50 a 100 ml água
  • ovo batido ou manteiga derretida para pincelar
  • açúcar q.b. para polvilhar (opcional)

UTENSÍLIOS:

  • batedeira eléctrica com acessório misturador e gancho de amassar

Confecção:

  1. Aqueça ligeiramente o leite. Misture o fermento e uma colher de chá de açúcar e deixe descansar uns 10 minutos, até espumar e crescer.
  2. Na taça da batedeira, coloque a farinha. Faça uma cova no meio e deite aí o fermento, o açúcar, a manteiga derretida, os ovos, a raspa de laranja e a pitada de sal. Bata com acessório misturador até ter uma massa compacta.
  3. Aqueça ligeiramente a água. Sempre com a máquina a funcionar a velocidade média/baixa, vá juntando a água a pouco e pouco até a massa ficar mais elástica, a colar-se ligeiramente aos dedos. Pode não ter necessidade de usar a água toda.
  4. Mude o acessório da máquina, para o gancho de amassar, e amasse durante uns 5 minutos, até ficar com uma massa fofa e bem ligada.
  5. Unte ou polvilhe a taça, coloque a bola de massa, tape com película ou pano (ou ambos) e deixe levedar para o dobro, ou mais, preferencialmente num local aquecido longe de correntes de ar.
  6. Retire a massa levedada para a bancada. Faça bolinhas sem apertar a massa (entre 50 a 75 g de massa para cada pãozinho) e coloque-as, afastadas, num tabuleiro forrado com papel vegetal. Cubra com um pano e deixe levedar novamente para o dobro.
  7. Depois de bem levedados, pincele os pãezinhos com a gema diluída num pouco de leite ou água. Polvilhe com açúcar (opcional) e leve a forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 12 minutos. Se usar dois tabuleiros em duas prateleiras do forno, mude-os de posição a meio do tempo, para os pãezinhos dourarem por igual.
  8. Retire do forno e deixe arrefecer. Sirva mornos ou à temperatura ambiente.
CONFECÇÃO NA BIMBY (E ROBOTS SEMELHANTES):
  1. Coloque o leite, o fermento e uma colher de chá de açúcar no copo e programe 1 min 30 seg/37°C/vel 1. Aguarde 10 minutos até ficar espumoso.
  2. Junte a farinha, o restante açúcar, a manteiga derretida, os ovos, a raspa de laranja e a pitada de sal e bata a velocidade 6 ou superior durante o tempo suficiente para ligar todos os ingredientes. Com a máquina em movimento, junte a água a pouco e pouco até a massa ficar mais elástica, a colar-se ligeiramente aos dedos. Pode não ter necessidade de usar a água toda.
  3. Finalmente, amasse durante 5 min/vel espiga.
  4. Coloque um pano sobre o copo e deixe levedar para o dobro – a massa vai crescer muito e sair bastante pelo bocal.
  5. Depois, siga os passos 6, 7 e 8 da receita.

Notas:

  • Para não “matar” o fermento, é fundamental que o leite esteja a uma temperatura morninha. Como a temperatura da água para o banho de um bebé. Teste com o dedo. Se o leite estiver muito quente, “mata” o fermento e os pãezinhos não crescem.
  • Se a mistura de leite, fermento e açúcar não espumar é porque o fermento não está em condições. Deite fora e faça de novo.
  • O crescimento da massa é mais ou menos rápido, dependendo da temperatura ambiente. Pode ajudar a massa a crescer colocando-a num local ligeiramente aquecido – ligue o forno só para lhe dar um calor suave (máximo 40ºC), desligue, e coloque no interior a taça com a massa. Outra opção é aquecer LIGEIRAMENTE um pouco de água num tacho, colocar a taça com a massa sobre o tacho, sem que a taça toque na água. Coloca-se em local protegido para a massa crescer.

Outras informações:

68 comentários para “Pãezinhos de Leite <br> Caseiros”

  1. Olá Clara, fiz estes pãezinhos para a minha filha levar para a escola… são um sucesso! Obrigada por partilhar as suas receitas. Tenho feito algumas e de facto são fáceis de fazer e muito saborosas.
    Um abraço.

  2. Olá Clara!
    Hoje resolvi experimentar esta receita com a minha filha de 5 anos. Atividade de férias
    Ficaram muito bons! A minha filha adorou-os e eu então, nem se fala… Prefiro sempre dar-lhe tudo o que eu possa confeccionar em casa em vez do comprado cheio de conservantes e companhia! Está receita já passou para o “meu livro de receitas” a repetir.
    Gostaria de saber a sua opinião: desta vez experimentei fazer metade da receita o que rendeu 12 pãezinhos. Mas, para aproveitar o trabalho e o forno, se fizer a receita completa acha que posso congelar alguns pãezinhos e que ficam bons depois de congelados? É que 24 pãezinhos de uma vez… Mesmo fechados numa caixa hermética não devem ficar fofos assim muito tempo. O que acha?
    Obrigada pelas suas receitas e dicas!

    1. Olá Sofia. Pode congelar tal como congela bolos e pães. Eu por mim gosto sempre deles bem frescos mas entendo. Tb pode fazer metade da receita. Tb pode deixar em bolas e descongelar e deixar levedar e cozer só na altura. Está massa dá para tudo. Obrigada!

  3. Ola boa noite, Clara, adoro as suas receitas, quando se coloca os paes no forno a cozer, deve ter ventilação, apenas a resistencia de baixo, ambas ou apenas a de cima? Obrigada

  4. Ana Oliveira Mendes

    Peço desculpa, como faço para activar o fermento. Quero aprender a sua técnica. E ver se fica melhor do que faço normalmente.

    Bem haja

    1. Ana, activar o fermento é muito fácil. Basta diluí-lo num pouco de líquido a uma temperatura ligeira, morninha, se sentir um ligeiro quentinho já está bom. Se é leite ou água, depende da receita. E após cerca de 10 minutos ele já está todo a borbulhar com espuma. Significa que está activo, que está vivo, e pronto a usar.

  5. Boa tarde Clara
    Não sei se será a Clara a ler e reponder os comentários mas gostaria que soubesse que as suas receitas já me acompanham há algum tempo, desde que me ofereceram um livro a minha cozinha .As que experimentei ficaram sempre bem inclusive esta dos pães de leite que adaptei para bebida de leite de coco em vez do leite normal e açúcar de coco em vez de açúcar branco. Parabéns pela iniciativa. Beijinhos

    1. Sim Joana sou eu claro 🙂 fico feliz com isso, o mais importante é que tenha sucesso e espero que continue a ter. Tanta coisa boa para fazer! 😉 obrigada!

  6. FERNANDA TRINDADE

    OLÁ CLARA. TUDO BEM? NOS MEUS PÃES DE LEITE SÓ USEI LEITE (150ml.) OS DA MARIA FICARAM ACHATADOS PORQUE COMO VOCÊ DIZ E BEM (no caso da água) SÓ ACRESCENTA SE A MASSA PEDIR. EU COMO GOSTO DE EXPERIÊNCIAS E FAÇO ALGUMAS. ACRESCENTEI NA MASSA 1 COLHER DE SOPA DE ÓLEO. FAÇO MUITAS MASSAS LEVEDADAS. ADORO METER A MÃO NA MASSA E NAS MINHAS TAIS EXPERIÊNCIAS O ÓLEO FAVORECE ALGUMAS DESSAS MASSAS. BEIJINHOS.
    AH. OS PÃES QUE SOBRARAM PARA HOJE CONTINUAM COM A MESMA QUALIDADE. TOP!!!!!

  7. FERNANDA TRINDADE

    ORA VIVA, BOA NOITE. TUDO BEM? CLARA EU HOJE FIZ OS SEUS PÃES DE LEITE E OFERECI-LHE MAS VOCÊ NÃO ME OUVIU. AH, AH, AH. ESTAVA A DAR AS NOTÍCIAS DA NOITE. DESCULPE A BRINCADEIRA. QUERO DIZER-LHE QUE FICARAM MUITO, MUITO BONS. OBRIGADA POR DAR A CONHECER AO PÚBLICO AS SUAS EXPERIÊNCIAS DA GASTRONOMIA. SAÚDE E OBRIGADA NOVAMENTE!!!
    P.S. Experimente, de quiser claro, os croissants da Susy Bimbólica. Vai-se divertir e apreciar. São o que se diz agora um “MUST”.

      1. Ana Oliveira Mendes

        Boa noite Clara. Desde sempre que a admiro. E vi num programa da Alexandra Lencastre. Só parei para ver por ser a Clara. Foi aí que soube dos seus dotes culinários, entre outros.
        Como estou desempregada, infelizmente, tenho feito muitas coisas em casa para poupar. Só tenho pena de não conseguir comprar o seu livro. Quero felicitá-la pela excelente profissional que é bem como pelo ser humano lindo que também o é. Só assim seria possível ser a profissional exemplar que é. Continue assim. Votos de muitas felicidades e muitos sucessos profissionais e pessoais.

        1. Olá Ana, fico feliz por ter descoberto o meu cantinho 🙂 isso de estar desempregadas e que é pior. Esperemos que este turbilhão passe o mais depressa possível para que muitos se possam reerguer. Acredito que sim e sei das dificuldades. Por aqui vou colocando receitas mais e menos acessíveis, tenho de tudo um pouco. Espero que goste Ana. Bem-vinda!

  8. Olá Clara,
    Já vou na 2a tentativa desta receita. Desta vez, o fermento cresceu e a massa também. Contudo quando fiz as bolinhas e deixei a levedar mais um pouco, elas cresceram mas ficaram mais para o achatado, em vez de manterem a forma redonda… Tem alguma ideia de qual possa ser a razão?
    Obrigada.

    1. Olá Maria. A massa para achatar como diz é porque está demasiado mole. Terá de juntar mais um pouco de farinha. Só não entendo como conseguiu moldar. Que farinha usou?

  9. FERNANDA TRINDADE

    OLÁ OUTRA VEZ. SAIO DE UMA E PASSO PARA OUTRA. AGORA OS PÃES DE LEITE: NA MINHA RECEITA TENHO ALGUMAS DIFERENÇAS. LEVAM 200 ml. LEITE NADA DE ÁGUA EM VEZ DE 100 grs. MANTEIGA USO 20 ml. DE ÓLEO E 2 c.s. BECEL COZINHA É SEMPRE MACIA E TEM UM TEOR DE SAL MÍNIMO. LEVA RASPA DE LIMÃO E UM INGREDIENTE DIFERENTE 20 ml. VINHO DO PORTO. SOU APOLOGISTA DE EXPERIÊNCIAS COMO JÁ DISSE UMA VEZ. EXPERIMENTE E DIGA. SE QUISER CLARO. CLARA.

  10. Olá, boa noite!
    Hoje fiz 3 das suas receitas, os pãezinhos de leite, a baguete rústica e o pão rústico sem amassar. Ficamos fãs de todas cá em casa.
    Muito obrigada pelas receitas maravilhosas e um bem haja.

  11. Olá Clara espero que se encontre bem fiz a sua receita de pãezinhos de leite e são muito bons vou fazer mais vezes.
    Muito obrigada pelas suas partilhas vou espreitar para ver mais receitas para fazer BJ grande

        1. Sim dá sempre Sara, o que se faz com fresco faz-se com seco e vice-versa. Por cada 5g de seco, 15g de fresco, 3 x mais. Por regra usa-se 30 g de fresco por quilo de farinha mas há quem roube e deixe levedar durante mais tempo para não encher a massa com fermento.

  12. Olá Clara,
    Os pães de leite ficam maravilhosos. Já experimentei com fermento seco e hoje com fermento fresco. Voto definitivamente no fermento fresco. Obrigada pela partilha!

  13. Ficaram óptimos. Mas usei fermento fresco e só coloquei 15gr. Deixei levedar mais tempo. Congelo e tenho para os miúdos levarem para a escola durante a semana. Obrigada pela partilha.

      1. Olá clara sou celíaca será que se usar farinha para bolos sem glúten funciona ?obrigada pelo cookies são deliciosos e são aptos para Celiacos

        1. Ângela estes pãezinhos eu nunca testei com farinha sem glúten mas penso que pode fazer tudo igual, eventualmente terá de usar um pouco mais de leite. Use também uma colher de chá de goma xantana. Sugiro no entanto que não levede duas vezes. Assim que tem a massa feita faça logo as bolas e coloque no tabuleiro. Assim que estiverem bem levedadas pincele e leve ao forno. Depois diga-me como correu 🙂

    1. Bom dia! Só feliz de ter conhecido a sua página ( ◜‿◝ ) .
      Já fiz várias receitas e são fantásticas!
      Estou neste momento a fazer os pãezinhos de leite

  14. Já fiz por 2x a sua receita e foi um sucesso aqui em casa, especialmente com a mais pequenina.

    Obrigada por estar ai desse lado 🙂

  15. Olá Clara,
    Fiz os pãezinhos ,ficaram saborosos mas não cresceram muito.
    Será que não deixei levedar a massa o tempo necessário ,ou por ter usado fermento seco sem gluten?
    Obrigada pelas suas receitas, são deliciosas!

    Sílvia Costa

    1. Costuma crescer bastante Sílvia. Ou terá usado o líquido demasiado quente? Isso mata o fermento. Ou pode não ter esperado o tempo necessário, nesta altura de mais frio, demora mais. No Verão é que é uma maravilha. Nunca usei fermento sem glúten, não conheço o comportamento, mas se é fermento é para crescer 😉 poderá ter sido uma das outras possibilidades?

  16. Olá,bom dia, acabaram de sair do forno os meus pãezinhos, adorei! Deliciosos!
    Obrigada e continue a mostrar-nos estás maravilhosas receitas, beijinhos

      1. Fiz o pãezinhos e ficaram excelentes, de tal forma que varias amigas pediram a receita e eu tive mesmo de partilhar. Pena que não consiga mostrar a foto…..

  17. Georgina Marques

    Bom dia Srª Clara
    Posso fazer esta massa de paezinhos, na maquina de fazer pão ou na maquina de cozinha a Moulinex ou tem de ser mesmo feito numa batedeira como mostra no video.

    Gina Marques

  18. Olá Clara,
    No passo 2 para a bimby, será também nessa altura que se acrescenta a farinha?
    Muito obrigada pela receita, mais uma vez será maravilhosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.