Não há muita coisa melhor do que uns pãezinhos de leite acabados de fazer. São perfeitos para lanches e pequenos-almoços.

Aqui está uma receita simples para fazermos uns fantásticos pãezinhos de leite muito fofos, que vão animar os lanches e pequenos-almoços de crianças e adultos.

Esta é uma receita básica com massa lêveda, o que significa que não podemos ter muita pressa, ela terá o seu tempo para levedar. No Verão cresce mais depressa, no Inverno mais devagar. Mas temos sempre o truque de aquecer ligeiramente o forno para funcionar como estufa. Nunca falha e torna tudo mais rápido.

Para garantir que o fermento está em boas condições ele tem de ser activado com o leite ligeiramente morno. Atenção que não pode estar quente senão matamos o fermento e depois a massa não cresce. Para confirmarem que o fermento está bom, ele tem de borbulhar. Consoante as marcas, pode borbulhar muito como este, ou menos… mas tem de borbulhar para mostrar que está vivo e de saúde!

Depois é seguir os passos que refiro na receita, e quando a massa levedar já podemos moldar os pãezinhos. Eu opto por fazer bolas porque é mais rápido do que estar a moldá-los no formato tradicional. E não se esqueçam que como vão crescer têm de deixar alguma distância entre elas.

E vejam como crescem!

Bom… a esta hora o forno já está quentinho a dizer “Venham venham…!”

É uma festa! Mas antes de irem, ainda têm de ser pincelados com gema de ovo e, se gostarem, polvilhados com um pouco de açúcar.

E não há muito mais a dizer. Agora é fazer!

Se têm Bimby, ou equivalente, também indico todos os passos na receita.

Se não tiverem máquinas podem fazer tudo à mão.

Se gostam destes pãezinhos, não deixem de ver como se fazem as fantásticas Bolas de Berlim de Forno. Vão ficar fãs!

Subscreva a newsletter e receba as receitas em primeira mão!

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 45 minutos + tempos de levedura
rendimento: 22
Não há muita coisa melhor do que uns pãezinhos de leite acabados de fazer. São perfeitos para lanches e pequenos-almoços.

Pãezinhos de Leite
Caseiros

pães de leite destaque site
Não há muita coisa melhor do que uns pãezinhos de leite acabados de fazer. São perfeitos para lanches e pequenos-almoços.
tempo de preparação: 45 minutos + tempos de levedura
rendimento: 22

Ingredientes:

  • 100 ml de leite
  • 1 saqueta de fermento seco de padeiro (11 g)
  • 600 g de farinha para bolos sem fermento ou T65 de usos culinários
  • 100 g de açúcar
  • 100 g de manteiga derretida
  • 2 ovos
  • raspa de 1 laranja pequena
  • pitada de sal
  • 50 a 100 ml água
  • ovo batido ou manteiga derretida para pincelar
  • açúcar q.b. para polvilhar (opcional)

UTENSÍLIOS:

  • batedeira eléctrica com acessório misturador e gancho de amassar

Confecção:

  1. Aqueça ligeiramente o leite. Misture o fermento e uma colher de chá de açúcar e deixe descansar uns 10 minutos, até espumar e crescer.
  2. Na taça da batedeira, coloque a farinha. Faça uma cova no meio e deite aí o fermento, o açúcar, a manteiga derretida, os ovos, a raspa de laranja e a pitada de sal. Bata com acessório misturador até ter uma massa compacta.
  3. Aqueça ligeiramente a água. Sempre com a máquina a funcionar a velocidade média/baixa, vá juntando a água a pouco e pouco até a massa ficar mais elástica, a colar-se ligeiramente aos dedos. Pode não ter necessidade de usar a água toda.
  4. Mude o acessório da máquina, para o gancho de amassar, e amasse durante uns 5 minutos, até ficar com uma massa fofa e bem ligada.
  5. Unte ou polvilhe a taça, coloque a bola de massa, tape com película ou pano (ou ambos) e deixe levedar para o dobro, ou mais, preferencialmente num local aquecido longe de correntes de ar.
  6. Retire a massa levedada para a bancada. Faça bolinhas sem apertar a massa (entre 50 a 75 g de massa para cada pãozinho) e coloque-as, afastadas, num tabuleiro forrado com papel vegetal. Cubra com um pano e deixe levedar novamente para o dobro.
  7. Depois de bem levedados, pincele os pãezinhos com a gema diluída num pouco de leite ou água. Polvilhe com açúcar (opcional) e leve a forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 12 minutos. Se usar dois tabuleiros em duas prateleiras do forno, mude-os de posição a meio do tempo, para os pãezinhos dourarem por igual.
  8. Retire do forno e deixe arrefecer. Sirva mornos ou à temperatura ambiente.
CONFECÇÃO NA BIMBY (E ROBOTS SEMELHANTES):
  1. Coloque o leite, o fermento e uma colher de chá de açúcar no copo e programe 1 min 30 seg/37°C/vel 1. Aguarde 10 minutos até ficar espumoso.
  2. Junte a farinha, o restante açúcar, a manteiga derretida, os ovos, a raspa de laranja e a pitada de sal e bata a velocidade 6 ou superior durante o tempo suficiente para ligar todos os ingredientes. Com a máquina em movimento, junte a água a pouco e pouco até a massa ficar mais elástica, a colar-se ligeiramente aos dedos. Pode não ter necessidade de usar a água toda.
  3. Finalmente, amasse durante 5 min/vel espiga.
  4. Coloque um pano sobre o copo e deixe levedar para o dobro – a massa vai crescer muito e sair bastante pelo bocal.
  5. Depois, siga os passos 6, 7 e 8 da receita.

Notas:

  • Para não “matar” o fermento, é fundamental que o leite esteja a uma temperatura morninha. Como a temperatura da água para o banho de um bebé. Teste com o dedo. Se o leite estiver muito quente, “mata” o fermento e os pãezinhos não crescem.
  • Se a mistura de leite, fermento e açúcar não espumar é porque o fermento não está em condições. Deite fora e faça de novo.
  • O crescimento da massa é mais ou menos rápido, dependendo da temperatura ambiente. Pode ajudar a massa a crescer colocando-a num local ligeiramente aquecido – ligue o forno só para lhe dar um calor suave (máximo 40ºC), desligue, e coloque no interior a taça com a massa. Outra opção é aquecer LIGEIRAMENTE um pouco de água num tacho, colocar a taça com a massa sobre o tacho, sem que a taça toque na água. Coloca-se em local protegido para a massa crescer.

Outras informações:

Partilhe esta receita nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest

Veja também...

10 comentários para “Pãezinhos de Leite <br> Caseiros”

  1. Georgina Marques

    Bom dia Srª Clara
    Posso fazer esta massa de paezinhos, na maquina de fazer pão ou na maquina de cozinha a Moulinex ou tem de ser mesmo feito numa batedeira como mostra no video.

    Gina Marques

  2. Olá Clara,
    No passo 2 para a bimby, será também nessa altura que se acrescenta a farinha?
    Muito obrigada pela receita, mais uma vez será maravilhosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.