Como refeição ou snack rápido os meus ovos rotos levam bacon, além da cebola que lhe dá um toque mais adocicado e macio.

Ouvi há tempos na rádio perguntarem ao chefe José Avilez qual seria a última refeição que escolheria antes de morrer.

Ele disse: pão com manteiga.

Como o entendo! Um bom pão fresco com uma boa manteiga, é uma espécie de regresso às origens, a uma comida de conforto simples. Ainda me lembro de em miúda acordar aos sábados com o cheiro do pão fresco e do café acabado de fazer. Inesquecível.

No meu caso, seriam os ovos rotos.

A receita tradicional dos ovos rotos, espanhola, tem apenas batata frita em palitos, umas fatias muito finas de presunto e ovo estrelado por cima, um ou dois, com a gema ainda bem líquida para babar para cima dos outros ingredientes, ao rompê-la. Daí serem rotos.

Esta minha receita tem ligeiras variações em relação à original.

Opto sempre por cortar as batatas em cubos, não só porque fritam mais depressa mas porque gosto mais delas neste prato.

Em vez do presunto uso cubinhos de bacon que frito ligeiramente com cebola, um ingrediente que por regra os espanhóis não colocam.

Mas eu acho que a cebola dá a este prato um sabor que me agrada mais, além de lhe dar uma nova textura.

É tudo feito ao mesmo tempo.

Começo por fritar a cebola e o bacon num pouco de azeite.

Enquanto isso começo a fritar também as batatas que, mal estejam douradas, junto ao refogado.… e noutra frigideira já estou a estrelar os ovos, regando com o azeite quente no final para selar a clara de cima e evitar cozinhar muito a gema.

Algum sal, pouco…

E umas voltas do moinho de pimenta-preta e está pronto a comer bem quentinho.

Assim que chega a mesa é para ser atacado com faca e garfo para esgaçar o ovo sobre as batatas.

Já comi deliciosos ovos rotos também com batata-doce, por isso é uma questão de fazerem a substituição se assim o desejarem.

Sim, são batatas fritas com ovos estrelados… mas isto é tão bom!!!

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

tempo de preparação: 20 minutos
dificuldade: fácil
doses: 4
Como refeição ou snack rápido os meus ovos rotos levam bacon, além da cebola que lhe dá um toque mais adocicado e macio.

Ovos Rotos
com Cebola e Bacon

Ovos rotos destaque site
Como refeição ou snack rápido os meus ovos rotos levam bacon, além da cebola que lhe dá um toque mais adocicado e macio.
tempo de preparação: 20 minutos
dificuldade: fácil
doses: 4

Ingredientes:

  • 1 kg de batatas para fritar
  • 200 g de bacon em cubos
  • 1 cebola grande
  • 8 ovos
  • Azeite q.b.
  • Óleo para fritar batatas
  • Sal e pimenta-preta q.b.

UTENSÍLIOS:

Confecção:

  1. Descasque as batatas e corte-as em cubos. Lave-as e mergulhe-as em água fria durante 5 minutos. Frite-as até dourarem.
  2. Enquanto isso, frite o bacon e a cebola num pouco de azeite até a cebola amolecer. Junte as batatas acabadas de fritar, tempere com um pouco de sal e envolva.
  3. Estrele os ovos num pouco de azeite, em lume brando, regando com o azeite quente para evitar que fritem em demasia – a clara deve ficar macia e a gema líquida.
  4. Distribua a mistura de batatas, bacon e cebola por 4 pratos, coloque por cima, em cada um, dois ovos. Tempere o ovo com um pouco de sal e pimenta-preta a gosto e sirva.

Notas:

  • se optar pelo presunto, corte lascas bem finas e não frite, junte apenas no prato

Outras informações:

24 comentários para “Ovos Rotos <br> com Cebola e Bacon”

  1. Olá Clara
    Já fiz os ovos rotos várias vezes e são sempre aceites com agrado aqui em casa.
    Aproveito a oportunidade para lhe dizer que estava muito bonita nos globos de ouro, mais uma vez fez uma apresentação ao seu jeito que é para mim, top.
    Obrigada pelas excelentes receitas que publica.
    Francisca

  2. Olá Clara,
    Fiz uma adaptação aos seus ovos rotos, na verdade fui inspirada num prato que comi num restaurante açoriano em Ponta Delgada.
    Usei o bacon e depois de estar fritinho coloquei legumes variados: feijão verde, brócolos, pimentos, cogumelos…o que havia. Salteei tudo e depois coloquei os ovos escalfados.
    A ideia de um prato de fritos mais saudável faz milagres na mente :).
    Todos adoraram, é um prato que aquece a alma!

    1. Por regra para não falhar, as frituras de imersão fazem-se a 180/190° C. As batatas para ficarem perfeitas devem ser fritas 8 minutos a 140° e depois cerca de 3 minutos a 190°C. Mas tem de encontrar a batata certa para fritar porque nem todas as qualidades são boas.

  3. Olá Clara! Além de linda, simpática, excelente profissional, ter umas mãos de fada, ainda é um a excelente cozinheira. Adoro tudo que faz. Beijinhos e continue sempre assim com essa simplicidade que nos cativa.

  4. Olá Clara! Estes ovos rotos são divinais! São tão bons que já fiz e repeti e o pessoal cá de casa adora e até me pede para repetir. A textura da cebola com o bacon… é de comer e chorar por mais. Um prato tão simples e tornou-se um dos meus pratos de eleição! Só não faço mais vezes para evitar os fritos! Muito grata pelas partilhas

    1. Olá Cláudia, é isso mesmo, eu também não faço mais porque é tudo frito mas lá bom… é sem duvida! Beijinho e obrigada! 🙂

  5. Adoro ovos rotos ! Já experimentei várias receitas, mas esta conjuga dois ingredientes que eu amo: bacon e cebola. Resultado: a experimentar o mais rápido possível. Obrigada pela partilha Clara de Sousa!

        1. Maria Cristina Santos

          Olá Clara
          Simpatizo muito consigo e admiro-a muito, porque além de uma linda mulher, tem umas ‘mãos de fada’ para a cozinha.
          Irei experimentar este prato de ‘ovos rotos’, mas talvez com presunto e com uma diferença nos ovos. É que, há muitos anos que não consigo comer os ovos com a gema mole!! Fico enjoada! Saio mesmo ao meu pai, que não suportava o cheiro de ovos, leite e manteiga. Mas o curioso da questão, quando garota (actualmente 81 anos) eu adorava gemadas e os ovos estrelados com a gema de maneira a molhar pãozinho!! Como mudam os gostos, Santo Deus!!
          Uma pergunta: e, em vez das batatas, fritar castanhas congeladas?
          Obrigada pela atenção.
          Tudo de bom para si.

          1. Olá Cristina. Eu tb adorava gemadas e sendo a minha mãe como o seu pai eu nisso nunca saí a ela adoro a gema a babar. Qto ao resto improvise e teste. Eu nunca testei com castanhas. Mas se acha que pode funcionar eu diria para experimentar com pouca quantidade. Um beijinho e tudo de bom para si.

  6. Como eu vos compreendo. Sabores que me levam à infância na aldeia, e fritas pela minha avó em azeite ainda sabiam melhor do que as da minha mãe.

  7. Olá Clara!
    Bem haja pelas suas receitas, algumas por vezes esquecidas, mas ao vê – las até os sabores vêm ao palato.
    Continue e obrigada, bj
    Maria Nuno

  8. Maria de Lurdes Calado Barreto

    como eu entendo o José Avilez e a Clara de Sousa eu posso ter de tudo em minha casa, mas se não tiver a dita manteiga não tenho “nada” para comer, desde toda a minha vida, sabe-me melhor que qualquer doce ou bolo
    Lurdes C.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.