Uma mousse leve, fresca e colorida que vai agradar a crianças e adultos, em que o açúcar pode ser substituído por adoçantes light.

Já houve um tempo em que tínhamos de esperar pela época dos morangos para fazermos estas receitas, mas agora não. Encontramos morangos praticamente durante todo o ano.

Lembro-me de ser criança e esperar que eles amadurecessem debaixo das cobertas que o meu pai colocava para os proteger. E lembro-me de serem morangos pequenos, mas com um sabor e uma doçura incríveis.

Hoje, vêm de estufas, são bem grandes, uns são mais doces do que outros, mas eu que adoro morangos nunca lhes viro a cara.

Esta mousse é leve, é fresca, é perfeita no Verão, mas também no resto do ano.

Idealmente uso morangos frescos, mas se não encontrarem podem usar morangos congelados. Afinal de contas, é tudo triturado, e o que interessa é a polpa.

A base é o iogurte, e não as natas, e tem bastante morango. Crianças e adultos vão ficar deliciados.

No caso de haver intolerância à lactose basta usar iogurte sem lactose – hoje já é muito fácil de encontrar.

Se houver diabéticos ou quem esteja de dieta para perda de peso, o açúcar em pó pode ser substituído por qualquer adoçante, e assim podem saborear esta sobremesa sem sentimentos de culpa.

Quem não tem essas preocupações são estes dois senhores que adoram comer bem e que se deliciaram com esta. Vejam só estes sorrisos…

Adoram morangos? Então não deixem de espreitar outras receitas como o Bolo Rápido de Iogurte e Morangos, a Mini Pavlova com Molho de Morango ou o Trifle de AMORango.

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 10 MINUTOS + tempo de frigorífico
dificuldade: fácil
doses: 6
Uma mousse leve, fresca e colorida que vai agradar a crianças e adultos, em que o açúcar pode ser substituído por adoçantes light.

Mousse de Morango
e Iogurte

destaque3
Uma mousse leve, fresca e colorida que vai agradar a crianças e adultos, em que o açúcar pode ser substituído por adoçantes light.
tempo de preparação: 10 MINUTOS + tempo de frigorífico
dificuldade: fácil
doses: 6

Ingredientes:

MOUSSE
  • 3 potes (3 x 125 g) de iogurte natural* (ver notas)
  • 450 g de morangos
  • 6 colheres de sopa de açúcar em pó** (ver notas)
  • 1 carteira de gelatina neutra em pó (10g)*** (ver notas)
 MOLHO
  • 200 g de morangos
  • 3 colheres de sopa de açúcar em pó
E AINDA
  • hortelã para decorar

UTENSÍLIOS:

  • Triturador, liquidificador ou varinha mágica

Confecção:

  1. Triture muito bem os morangos, lavados e sem pedúnculos – use um robot com lâmina, um copo liquidificador ou a varinha mágica.
  2. Junte o açúcar em pó e o iogurte e triture mais um pouco para ligar. Neste passo, prove, e junte mais um pouco de açúcar se achar necessário.
  3. Dissolva a gelatina em pó em 4 colheres de sopa de água morna. Junte ao preparado anterior com a máquina em funcionamento. Se usar folhas, demolhe-as primeiro em água fria. Quando amolecerem, esprema-as com as mãos e dissolva-as nas 4 colheres de sopa de água morna.
  4. Distribua a mousse pelas tacinhas e leve ao frigorífico até solidificar.
  5. Mais perto da hora de servir, faça o molho, triturando os restantes morangos com o açúcar em pó. Guarde no frio, se não for para servir de imediato.
  6. Na hora de servir, distribua o molho pelas tacinhas, cobrindo toda a superfície da mousse.
  7. Decore com uma folhinha de hortelã e sirva a mousse de imediato, bem fria.

Notas:

  • * Pode usar iogurte grego ou queijo quark para uma mousse mais cremosa. Se optar por iogurte açucarado, reduza a quantidade de açúcar. 
  • ** Pode substituir o açúcar por um adoçante da sua preferência.
  • *** Em alternativa à gelatina em pó, pode usar 6 folhas de gelatina ou 4 g de ágar-ágar.

Outras informações:

11 comentários para “Mousse de Morango <br> e Iogurte”

  1. Olá Clara! Gostei muito da sua receita mas gostaria de usar agár-agár em vez da gelatina. Será que me pode elucidar quais os passos para acrescentar o agár-agár? Mutio obrigada! 🙂

  2. Beatriz Oliveira

    Olá Clara
    Pena só ter tido conhecimento do seu site hoje, está tudo bonito e muito bem explicado que não vai ter erro na hora de fazer!
    Obrigada por partilhar estas delícias com a gente.
    E não vou deixar escapar a oportunidade de a felicitar pelo seu profissionalismo, gosto muito de ver as notícias dadas por si.
    Beijinhos

    Beatriz Oliveira

  3. Bom dia!
    Também fiz esta mousse mas não correu tão bem! A mousse ficou muito líquida mais parecia um batido de morango…teve a ver com a gelatina creio eu! A gelatina que a Clara refere é uma gelatina “normal” certo? Não existe nenhuma super gelatina?!!
    Não sei se bati alguma coisa tempo demais…não percebi, só fazendo uma segunda vez 🙂 mas ainda assim tentei “remendar” e ficou um pouco melhor, é deliciosa!!

    Obrigada

      1. Pois foi! Não sei, já pensei que talvez os morangos tivessem muita água ou que tivesse sido da gelatina que não era neutra e sim de morango…não percebi muito bem e também fiquei baralhada com a quantidade, uma saqueta não são 10 g (daqui eu ter quetionado se era alguma “super gelatina”) 😀
        Passados dois dias tinha solificado mas não tinha a cosnsistência de mousse! Com o molho aconteceu o mesmo…
        Bom, da próxima experimentarei as folhas de gelatina 🙂

        1. Olá Rita. Eu já acrescentei o facto de ser neutra. É o hábito. Quando é para usar as de pacote com sabores eu refiro sempre que é com sabor, mas para que não haja dúvidas já acrescentei. De qualquer forma, a mousse fica compacta, bem macia, tal como na foto. O molho não, é apenas molho natural triturado, não fica denso, mas compacta ligeiramente com o frio. Se não tiver a gelatina em pó também pode usar folhas de gelatina, tal como refiro nas notas. Só tem de demolhá-las em água fria, espremê-las bem e dissolvê-las numa colher de sopa de água quente – quente, não a ferver. Só para dissolver.

          1. Olá Clara boa tarde!
            Obrigada pela ajuda! Usarei folhas de gelatina da próxima vez para ver se fica melhor 🙂

  4. Olá Clara. No caso de usar morangos congelados, devo deixar descongelar? A quantidade de gelatina é suficiente? Obrigada pelas receitas fantásticas que partilha.

    1. Sim Catarina. A gelatina é suficiente porque a textura não é muito presa. Os morangos deixe descongelar. É mais fácil triturá-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.