Tenho a sorte de ter um pai que, apesar dos seus 80 anos e saúde já frágil, continuar com o mesmo entusiasmo de sempre na forma como se relaciona com a terra e com tudo o que ela dá.
Nos últimos tempos o entusiasmo tem sido com as laranjas, grandes e sumarentas, que as várias laranjeiras do quintal têm dado, e não faltam sacos e mais sacos, e “leva mais que tenho muitas” e eu a dizer “já chega, não vou comer tanto, ainda se estragam“… conhecem o género certo?
Ao contrário de outros anos, as deste ano sairam mesmo boas, perfeitas para o sumo natural que bebemos logo pela manhã.
Não estranhei por isso que quando decidi fazer a mousse de laranja – para assinalar o Dia dos Namorados do próximo Domingo – tenha olhado para a fruteira e só sobrassem três. Pensei para os meus botões se daria para conseguir 400 ml de sumo… mas confiei porque sabia quão sumarentas eram.
Na mouche! Consegui 400 e picos mililitros, mesmo à justa. Tinha a quantidade de que precisava para fazer a minha mousse.
Esta é uma mousse muito simples, tão simples quanto fazer um chantilly.
Fazemos o chantilly e depois adicionamos mais uns ingredientes. Nada de complicado.
Esta mousse é feita com igual quantidade de natas e de sumo de laranja e por isso precisa de um pouco de gelatina.
Que gelatina devo usar?
Nesta receita eu uso a gelatina neutra em pó, uma colher de sopa, que é o suficiente para deixar esta mousse com textura de mousse, ou seja, muito leve e fofa. Se a quiserem mais compacta só têm de juntar mais um pouco de gelatina.
Se optarem por folhas de gelatina, devem usar 3 ou 4, demolhando-as em água fria e diluindo-as num pouco do sumo quente (não pode ferver para não perder as propriedades gelificantes).
No caso de preferirem agar-agar usem 1 colher de sopa em flocos ou meia colher de sopa em pó. Não costumo usar, mas encontrei estas equivalências em vários sites.
A gelatina neutra em pó só precisa de ser hidratada e depois de descansar um pouco deve ser aquecida rapidamente, entre 15 a 30 segundos no microondas, dependendo da potência do aparelho. Na dúvida, devemos sempre começar com menos tempo.
Outra opção é derretê-la em banho-maria.
Na hora de incorporar a gelatina no creme de natas, há que evitar um choque térmico entre o creme frio e a gelatina derretida quente.
O truque para evitar a formação de pedacinhos compactos de gelatina é mexê-la bem com uma colher depois de sair do microondas, até amornar. Depois, com a máquina sempre a funcionar, devemos adicionar a gelatina em fio. Dessa forma o choque térmico é menor e o creme incorpora melhor a gelatina.
Simples ou com toppings?
Eu prefiro com toppings, de preferência que lhe possam dar mais doçura ou crocância, já que esta gelatina é pouco doce e tem uma textura muito macia.
Sugiro:
- bolachas de chocolate/cacau esfareladas grosseiramente
- pepitas de chocolate branco ou preto
- molho de chocolate ou de caramelo
- frutos secos tostados picados
Aqui usei biscoitos de cacau, discos de chocolate branco e pepitas de chocolate negro.
Quantas tacinhas rende?
Depende do tamanho das tacinhas.
Eu usei 8 copos de 200 ml cada, mas, com jeitinho, podem distribuir por 10. Não prometo é que não haja quem queira repetir.
Posso fazer com antecedência?
Claro que sim! Se o chantilly estiver bem estruturado, faça de véspera, ou até dois dias antes, mantendo a mousse coberta com película transparente e só coloque os toppings no próprio dia de servir.
Agora só falta ver o interior certo?
Aqui está ele!
Fechem os olhos e saboreiem, porque esta mousse tem mesmo o sabor da laranja… e não pesa, de tão leve que é.
Se procuram outras receitas doces para o Dia dos Namorados, vejam se alguma destas vos cativa:
- Mousse de Queijo e Iogurte com Frutos Silvestres – 5 ingredientes, 5 minutos e está pronta. É uma sobremesa leve, fresca e deliciosa que pode ser feita com antecedência.
- Mini Pavlova com Molho de Morango – Delicadas mini pavlovas cobertas com molho de morango são o remate perfeito para uma refeição para celebrar o dia dos namorados.
- Creme Doce de Arroz – Sobremesa fácil, rápida, barata e deliciosa. Sem glúten. Sem ovos. Faz parte da tradição dos países muçulmanos no período do Ramadão.
- Petit Gâteau – Uma das minhas sobremesas de eleição, com uma bola de gelado. Estes bolinhos de chocolate podem ser congelados e cozidos na hora.
- Suflê de Chocolate (microondas) – Mini suflês foguete feitos no microondas, com um interior muito húmido, perfeito para iniciados ou para quem tem pressa.
- Trifle de Amor’ango – Sobremesa fresca e leve, construída camada a camada como uma relação a dois. Serve-se numa taça grande ou em tacinhas individuais.
15 comentários para “Mousse <br> de Laranja”
Boa tarde Clara,
Mais uma receita sua e cá por casa a minha pessoa a fazer um sucesso com todas as suas partilhas
Bem haja
Teresa Bogalho
Que bom que gostou Teresa! 🙂 Obrigada!
Olá Clara,
Aqui estou eu de novo a dar o meu feed back, fiz a mousse e é realmente óptima, bem fresca e desenjoativa, e tão fácil e rápida de fazer
Maravilha, obrigada Magda!
Bom dia Clara. Posso subtituir o extrato de baunilha por outra coisa? Muito obrigado
Sim pode, extracto de amêndoa ou outro 🙂
Olá clara gosto muito das suas receitas, faço muitas, os doces cá em casa não têm nome são chamados,,, os doce da clara
🙂 Muito obrigada Gertrudes! Que grande elogio 🙂
Tendo em mente a leitora Susana Amado gostava de partilhar a minha receita de gelatina de laranja.
Sumo de 6 laranjas
30 g de gelatina branca
1 chávena de chá de água
Açúcar a gosto (a receita inicial indicava 250g).
Parte-se a gelatina e demolha-se na água fria. Leva-se ao lume para aquecer e derreter a gelatina, sem ferver. Junta-se o sumo das laranjas e o açúcar, mexendo para o derreter. Coloca-se em taças .
Para crianças podem encher-se meias cascas das laranjas, desde que se tenha o cuidado de retirar os gomos das meias laranjas com uma faca adequada para não danificar. Vai ao frigorífico para solidificar.
Clara se Sousa, continuo a segui-la com interesse e a fazer sugestões que nos apresenta. Obrigada.
M E Vasconcelos
Muito obrigada pela simpatia Elisa! 🙂 Espero que a Susana veja a sugestão.
Boa tarde Maria Elisa. Parece-me uma sobremesa bem fresca. Muito obrigada pela partilha
Olá Clara. A mousse de laranja tem um excelente aspeto, é nestas alturas que fico com pena de não gostar de natas. Existe alguma alternativa às natas? Obrigada pelas maravilhosas receitas que partilha.
Beijinho
Olá Susana. Com garantias de ter a mesma textura só com natas gordas. Nunca experimentei com natas vegetais para bater, há umas que dão para chantilly, mas não sei como se comportam quando adicionamos o sumo de laranja. Outra opção é usar ricota ou mascarpone com iogurte grego natural, meio meio. A textura fica mais densa mas é boa na mesma. No final a gelatina liga tudo. 🙂
Boa tarde Clara! Muito obrigada pela resposta. Já substitui algumas vezes as natas apenas por iogurte natural, mas vou seguir a sua sugestão e vou experimentar misturando mascarpone e iogurte grego
Nestas mousses precisa de um pouco mais de gordura sim, para ficar mais sedosa 🙂