Fofa, leve e fresca, esta mousse de laranja feita em 20 minutos é muito simples e versátil para todas as ocasiões.

Tenho a sorte de ter um pai que, apesar dos seus 80 anos e saúde já frágil, continuar com o mesmo entusiasmo de sempre na forma como se relaciona com a terra e com tudo o que ela dá.

Nos últimos tempos o entusiasmo tem sido com as laranjas, grandes e sumarentas, que as várias laranjeiras do quintal têm dado, e não faltam sacos e mais sacos, e “leva mais que tenho muitas” e eu a dizer “já chega, não vou comer tanto, ainda se estragam“… conhecem o género certo?

Ao contrário de outros anos, as deste ano sairam mesmo boasperfeitas para o sumo natural que bebemos logo pela manhã.

Não estranhei por isso que quando decidi fazer a mousse de laranja – para assinalar o Dia dos Namorados do próximo Domingo – tenha olhado para a fruteira e só sobrassem três. Pensei para os meus botões se daria para conseguir 400 ml de sumo… mas confiei porque sabia quão sumarentas eram.

Na mouche! Consegui 400 e picos mililitros, mesmo à justa. Tinha a quantidade de que precisava para fazer a minha mousse.

Esta é uma mousse muito simples, tão simples quanto fazer um chantilly.

Fazemos o chantilly e depois adicionamos mais uns ingredientes. Nada de complicado.

Esta mousse é feita com igual quantidade de natas e de sumo de laranja e por isso precisa de um pouco de gelatina.

Que gelatina devo usar?

Nesta receita eu uso a gelatina neutra em pó, uma colher de sopa, que é o suficiente para deixar esta mousse com textura de mousse, ou seja, muito leve e fofa. Se a quiserem mais compacta só têm de juntar mais um pouco de gelatina.

Se optarem por folhas de gelatina, devem usar 3 ou 4, demolhando-as em água fria e diluindo-as num pouco do sumo quente (não pode ferver para não perder as propriedades gelificantes).

No caso de preferirem agar-agar usem 1 colher de sopa em flocos ou meia colher de sopa em pó. Não costumo usar, mas encontrei estas equivalências em vários sites.

A gelatina neutra em pó só precisa de ser hidratada e depois de descansar um pouco deve ser aquecida rapidamente, entre 15 a 30 segundos no microondas, dependendo da potência do aparelho. Na dúvida, devemos sempre começar com menos tempo.

Outra opção é derretê-la em banho-maria.

Na hora de incorporar a gelatina no creme de natas, há que evitar um choque térmico entre o creme frio e a gelatina derretida quente.

O truque para evitar a formação de pedacinhos compactos de gelatina é mexê-la bem com uma colher depois de sair do microondas, até amornar. Depois, com a máquina sempre a funcionar, devemos adicionar a gelatina em fio. Dessa forma o choque térmico é menor e o creme incorpora melhor a gelatina.

Simples ou com toppings?

Eu prefiro com toppings, de preferência que lhe possam dar mais doçura ou crocância, já que esta gelatina é pouco doce e tem uma textura muito macia.

Sugiro:

  • bolachas de chocolate/cacau esfareladas grosseiramente
  • pepitas de chocolate branco ou preto
  • molho de chocolate ou de caramelo
  • frutos secos tostados picados

Aqui usei biscoitos de cacau, discos de chocolate branco e pepitas de chocolate negro.

Quantas tacinhas rende?

Depende do tamanho das tacinhas.

Eu usei 8 copos de 200 ml cada, mas, com jeitinho, podem distribuir por 10. Não prometo é que não haja quem queira repetir.

Posso fazer com antecedência?

Claro que sim! Se o chantilly estiver bem estruturado, faça de véspera, ou até dois dias antes, mantendo a mousse coberta com película transparente e só coloque os toppings no próprio dia de servir.

Agora só falta ver o interior certo?

Aqui está ele!

Fechem os olhos e saboreiem, porque esta mousse tem mesmo o sabor da laranja… e não pesa, de tão leve que é.

Se procuram outras receitas doces para o Dia dos Namorados, 
vejam se alguma destas vos cativa:
  • Mousse de Queijo e Iogurte com Frutos Silvestres5 ingredientes, 5 minutos e está pronta. É uma sobremesa leve, fresca e deliciosa que pode ser feita com antecedência.
  • Mini Pavlova com Molho de Morango – Delicadas mini pavlovas cobertas com molho de morango são o remate perfeito para uma refeição para celebrar o dia dos namorados.
  • Creme Doce de Arroz Sobremesa fácil, rápida, barata e deliciosa. Sem glúten. Sem ovos. Faz parte da tradição dos países muçulmanos no período do Ramadão.
  • Petit GâteauUma das minhas sobremesas de eleição, com uma bola de gelado. Estes bolinhos de chocolate podem ser congelados e cozidos na hora.
  • Suflê de Chocolate (microondas)Mini suflês foguete feitos no microondas, com um interior muito húmido, perfeito para iniciados ou para quem tem pressa.
  • Trifle de Amor’ango – Sobremesa fresca e leve, construída camada a camada como uma relação a dois. Serve-se numa taça grande ou em tacinhas individuais.

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e receba este Ebook e todas as receitas em primeira mão!

tempo de preparação: 20 minutos + tempo de refrigeração
dificuldade: fácil
doses: 8 a 10
Fofa, leve e fresca, esta mousse de laranja feita em 20 minutos é muito simples e versátil para todas as ocasiões.

Mousse
de Laranja

Mousse de laranja destaque site
Fofa, leve e fresca, esta mousse de laranja feita em 20 minutos é muito simples e versátil para todas as ocasiões.
tempo de preparação: 20 minutos + tempo de refrigeração
dificuldade: fácil
doses: 8 a 10

Ingredientes:

  • 400 ml sumo de laranja natural
  • 1 colher de sopa cheia de gelatina neutra em pó
  • 400 ml natas para chantilly
  • 100 g açúcar em pó
  • raspa de 1 laranja
  • 1 colher de sopa extracto de baunilha
  • casquinhas de laranja para decorar (opcional)
TOPPINGS (OPCIONAIS)
  • Biscoitos de chocolate/cacau
  • Pepitas de chocolate negro e/ou branco

UTENSÍLIOS:

  • Batedeira eléctrica
  • Espremedor manual ou eléctrico

Confecção:

  1. Retire o sumo das laranjas até ter 400 ml de sumo. Guarde duas metades para a raspa e outras metades para decoração (opcional).
  2. Coloque 50 ml de sumo numa tacinha que possa ir ao microondas e polvilhe-o com a gelatina em pó. Deixe descansar durante 10 minutos.
  3. Comece a bater as natas na batedeira, com o acessório de pinha (ou com batedeira eléctrica de mão) e passados uns segundos, sem parar de bater, junte o açúcar em pó. Bata até ter picos firmes.
  4. Junte a raspa de laranja e o extracto de baunilha e, sem parar de bater a baixa velocidade, junte o restante sumo em fio.
  5. Derreta a gelatina no microondas, entre 15 a 30 segundos, dependendo da potência. Não deixe que a gelatina ferva. Retire quando estiver diluída e mexa com uma colher para amornar um pouco.
  6. Volte a colocar a batedeira a funcionar, a baixa velocidade, e junte a gelatina diluida em fio.
  7. Transfira a mousse para uma taça grande ou tacinhas individuais, cubra com película e guarde no frigorífico até prender (cerca de 3 horas).
  8. Opcionalmente cubra com toppings da sua preferência – biscoitos esfarelados, pepitas de chocolate, ou outros – e decore com um rolinho de casca de laranja.
  9. Sirva bem frio.

Notas:

  • use sumo de laranja natural
  • use natas gordas para bater
  • pode substituir a gelatina em pó por gelatina em folhas ou Agar-agar: 1 colher de sopa de gelatina em pó = 3 ou 4 folhas de gelatina = 1 colher de sopa de Agar-agar em flocos = ½ colher de sopa de Agar-agar em pó
  • Deixe a gelatina amornar, mexendo, antes de a juntar em fio ao preparado, para evitar um choque térmico que solidifique partes de gelatina

Outras informações:

30 comentários para “Mousse <br> de Laranja”

  1. Maria Lina Moreira

    Olá, Clara. Fiz esta receita no fim de semana passado e foi um sucesso… a antever o Verão! Obrigada pela partilha de tantas maravilhas!

  2. Sim, estava dentro do prazo de validade. De cor de creme e fluído. Eu utilizei uma colher para envolver mas acho que devia utilizar a vara de arames. É possível utilizar 2 ou 3 pacotes de natas (cada 200ml) para não ficar com pacotes abertos. E com leite condensado magro também ficará bom?

    1. Se bater com força a colher serve mas com fouet de arames tem mesmo mais garantias de que fica bem misturado. O ideal é 400 ou 500 ml de natas para uma lata de leite condensado, mas teste Fernanda, se necessário use um pouco mais de sumo de lima. Nunca testei com leite condensado magro mas acho que funciona desde que as natas não sejam magras, claro.

  3. Bom dia Clara.
    No passado fim de semana fiz a sua receita de mousse de lima. Quando envolvi o leite condensado tradicional com as natas (utilizei apenas 400 ML ) formaram-se alguns grumos que tentei desfazer o máximo possível e, a seguir adicionei o sumo das limas mexendo sempre. Porque será que isso aconteceu? Apesar de se notar uns grumos, a mousse ficou com ótimo sabor e apresentação, fresca e ideal para os dias de calor. Numa próxima vez, vou experimentar com leite condensado magro para ver como fica em sabor e espessura. Obrigada pela receita.

    1. Olá Fernanda, não sei o que possa ter acontecido porque nunca faz grumos. O leite condensado é macio não tem grumos, as natas também não. Que estranho. O leite condensado estava em condições?

    1. Pode Claudia, mas acho que ficará demasiado densa. Pode juntar iogurte grego ao queijo, acho que funcionará melhor. É uma questão de testar.

  4. Olá Clara,
    Aqui estou eu de novo a dar o meu feed back, fiz a mousse e é realmente óptima, bem fresca e desenjoativa, e tão fácil e rápida de fazer

      1. Estou apaixonada pelas mousses de laranja.de queijo com iogurte.de morango com iogurte.deliciosas.fresquinhas e rápidas de fazer.muiiiito obrigada Clara!um grande beijinho.

      1. Clara Martins Bacêlo

        Boa noite Clara, tenho feito várias das suas receitas que são ótimas , tanto as doces como as salgadas.
        Neste período de confinamento experimentei bastantes receitas

  5. Maria Elisa Vasconcelos

    Tendo em mente a leitora Susana Amado gostava de partilhar a minha receita de gelatina de laranja.
    Sumo de 6 laranjas
    30 g de gelatina branca
    1 chávena de chá de água
    Açúcar a gosto (a receita inicial indicava 250g).

    Parte-se a gelatina e demolha-se na água fria. Leva-se ao lume para aquecer e derreter a gelatina, sem ferver. Junta-se o sumo das laranjas e o açúcar, mexendo para o derreter. Coloca-se em taças .
    Para crianças podem encher-se meias cascas das laranjas, desde que se tenha o cuidado de retirar os gomos das meias laranjas com uma faca adequada para não danificar. Vai ao frigorífico para solidificar.

    Clara se Sousa, continuo a segui-la com interesse e a fazer sugestões que nos apresenta. Obrigada.
    M E Vasconcelos

  6. Olá Clara. A mousse de laranja tem um excelente aspeto, é nestas alturas que fico com pena de não gostar de natas. Existe alguma alternativa às natas? Obrigada pelas maravilhosas receitas que partilha.
    Beijinho

    1. Olá Susana. Com garantias de ter a mesma textura só com natas gordas. Nunca experimentei com natas vegetais para bater, há umas que dão para chantilly, mas não sei como se comportam quando adicionamos o sumo de laranja. Outra opção é usar ricota ou mascarpone com iogurte grego natural, meio meio. A textura fica mais densa mas é boa na mesma. No final a gelatina liga tudo. 🙂

      1. Boa tarde Clara! Muito obrigada pela resposta. Já substitui algumas vezes as natas apenas por iogurte natural, mas vou seguir a sua sugestão e vou experimentar misturando mascarpone e iogurte grego

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.