A receita desta semana vem na linha da tendência cada vez maior de encontrar receitas doces sem comprometer muito a linha.

As chamadas sobremesas saudáveis são assim: sem açúcares ou farinhas refinados, e usando produtos alternativos para conseguir uma boa textura. É o caso desta mousse que usa sementes de chia para ficar mais densa.

O que são as sementes de Chia?

São pequenas sementes que derivam da família da hortelã. Verdade! Quem diria?
Eram um alimento básico nas antigas dietas asteca e maia que acreditavam que a chia era uma extraordinária fonte de energia – aliás, a palavra “chia” significa “força” na língua Maia – e com muitos benefícios para a saúde, algo que a ciência moderna veio confirmar.

Quais os benefícios das sementes de chia para a saúde?

Estas sementes são uma fonte completa de proteínas, pois contêm todos os nove aminoácidos essenciais, além de serem uma das mais ricas fontes de ómega 3 à base de plantas. Contêm também cálcio, magnésio, manganês, zinco e potássio. Além disso, estão repletas de antioxidantes, que ajudam a manter as nossas células saudáveis.

Extremamente nutritivas, baixas em calorias são especialmente indicadas para pessoas com dietas veganas, cruas e sem glúten. Mas não só. Também promovem a saúde do coração, ajudam a manter ossos fortes e a melhorar a regulação do açúcar no sangue. São por isso perfeitas para quem tenha ossos frágeis e para pessoas com diabetes.

As sementes de chia ajudam a perder peso?

Só por si, não. Acontece que, como expandem imenso ao serem hidratadas, vão criar uma sensação de saciedade, evitando que comamos em excesso. Ao retardarem a digestão, os açúcares no sangue são libertados a um ritmo mais lento no organismo.

Como fazer esta mousse?

É muito simples. Nem precisamos de máquinas!

Mistura-se grande parte dos ingredientes à mão, incluindo as sementes…

e deixa-se a hidratar uma meia hora no frigorífico para engrossar um pouco.

Depois disto passa-se a mousse para tacinhas e volta ao frio para prender, durante algumas horas. Quanto mais tempo no frio, mais densa fica.

Se quiserem manter na taça grande, também o podem fazer.

Para finalizar, colocamos fruta fresca por cima… aqui optei por mirtilos, framboesas e banana, regadas com um fio de mel ou de xarope de ácer.

Podem claro usar outras frutas que liguem bem.

Não gosto de sentir as sementes na mousse. Há solução?

Claro!

Basta colocarem todos os ingredientes, do leite de coco às sementes, num liquidificador e triturar até verem que a mistura está macia. Mesmo triturando as sementes, a mistura vai engrossar.

Depois colocam numa taça e seguem os mesmos passos.

Posso usar outro leite?

Sim! Qualquer leite serve, de origem animal ou de origem vegetal.

Podem usar leite de aveia, de arroz, de amêndoa, bem como de vaca, com ou sem lactose. A chia hidrata com qualquer um. Aqui preferi o leite de coco apenas pelo sabor.

Mel ou xarope de ácer?

Usem o que mais gostarem, inclusive xarope de agave ou outro que tenha um sabor suave. A função destes ingredientes é apenas a de adoçar a mousse, sendo que há uns mais calóricos do que outros. Portanto, basta olhar para os rótulos e escolherem o que considerem mais indicado.

Onde está receita completa com quantidades?

A receita com toda a descrição ao pormenor está mais abaixo, logo depois do video e até a podem imprimir.

Refrigerar ou congelar?

Tudo depende do tempo que a quiserem conservar:

  • No frigorífico, em recipiente com tampa, até 5 dias.
  • No congelador, em recipiente com tampa, até 2 meses. Quando forem consumir, deixem descongelar lentamente no frigorífico de um dia para o outro e nunca usem o microondas.

Vão fazer?

Então falem da vossa experiência, comentem, deixem sugestões e se partilharem esta receita no Instagram não se esqueçam do hashtag #claradesousa_cozinha_bricolage

Também podem gostar destas sobremesas com chocolate + saudáveis:

BROWNIES SAUDÁVEIS DE MANTEIGA DE AMENDOIM - Brownies saudáveis sem glúten nem açúcares refinados. São pouco doces, têm o interior húmido e ficam prontos em menos de 30 minutos.
CHOCOLATE QUENTE (SEM AÇÚCAR REFINADO) - Chocolate quente, bem denso, para aconchegar o estômago e a alma nos dias mais frios. Todo o sabor e textura, com menos calorias.
BOLO DE CHOCOLATE SAUDÁVEL - É denso. É chocolate. Sem glúten, sem açúcares refinados, sem lacticínios, sem frutos secos e muito menos calorias.
MOUSSE QUARK DE CHOCOLATE COM MIRTILOS E FLOR DE SAL - Mousse de chocolate densa, em versão light sem açúcar, carregada de mirtilos para uma explosão de frescura.