Fazer um molho de frutos vermelhos caseiro é a coisa mais simples do mundo… e tem uma grande vantagem que é sabermos exactamente o que usamos, nomeadamente a quantidade de açúcar.

Estes pequenos frutos estão carregados de fibras e antioxidantes o que os torna perfeitos para um consumo regular.

Comprando já congelados, além de mais barato, fica mais prático de guardar para usar em receitas como esta.

Nesta receita, decidi fazer ligeiramente diferente do que fiz durante muitos anos deixando de fora o pau de canela e optando por aromatizar com noz moscada – quis um sabor pouco provável – mas a verdade é que podemos improvisar a gosto, e não nos faltam opções.

Aqui não posso dizer que me tenha atirado para fora de pé com a noz-moscada, já que tudo isto é muito seguro – mas podem usar o pau de canela que já referi, ou a estrela de anis se gostam de um sabor anisado ou um pouco de pimenta se adoram encontrar algum picante. Também podem aromatizar com raspa de laranja em vez do limão, ou usar um licor ao vosso gosto.

O que é fundamental é usarem o sumo de limão para evitar a oxidação, dando mais tempo de vida a este molho.

Já perto do final, para um efeito mais esmagado, podem pressionar ligeiramente os frutos com um esmagador de batatas ou as costas de uma escumadeira, só para os fazer rebentar.

Não gostam de molho com pedaços?

Não há problema, basta triturar com a varinha mágica ou num copo triturador até ficar com a consistência desejada. Se ficar muito denso deve juntar-se um pouco de água até atingir o ponto pretendido.

Quanto tempo dura este molho?

Este molho mantem-se até uma semana num recipiente fechado no frigorífico.

Também pode ser congelado até 3 meses.

Onde usar este molho?

Usem-no no iogurte, em crepes, panquecas ou waffles, sobre gelado, sobre bolo e, claro, sobre um cheesecake simples ou sobre uma pavlova.

É um mundo de possibilidades!

Onde está a receita?

Está um pouco mais abaixo, depois do video, com todos os ingredientes e passos e até a podem imprimir.

Outras receitas de molhos doces ou salgados? Espreitem aqui!

MOLHO DE CHOCOLATE (SEM LEITE, SEM GLÚTEN) - Simples e rápido sem conservantes, mantém-se no frigorífico durante dois meses ou mais. Ideal para crepes, panquecas e gelados.
MOLHO TÁRTARO CASEIRO - Para quê comprar se podemos fazer o melhor Molho Tártaro em casa? É perfeito para acompanhar snacks ou peixes como o salmão.
MOLHO DE TOMATE CASEIRO - Um bom molho de tomate caseiro muito fácil, saudável e muito versátil para usar em massas, lasanhas, pizzas ou no que nos apetecer.
MOLHO AGRIDOCE DE MALAGUETA - Molho mais ou menos picante consoante a quantidade de sementes que se juntam. Ameniza com o tempo graças ao açúcar.
MOLHO BARBECUE CASEIRO - Um delicioso molho caseiro que fica pronto em meia hora. É intenso, doce, ácido, picante e fumado. É muito bom!