Esta semana, uma coisa muito simples.
Molho barbecue.
É mais uma das utilizações que dou ao fumo líquido [pt/br: fumaça líquida].
O fumo líquido é muito usado nos Estados Unidos para dar um sabor fumado a alguns pratos, sobretudo carnes.
Todos sabem que o barbecue é quase um desporto nacional, mas nos lares norte-americanos o grill é quase sempre eléctrico ou a gás. Sem o fumo da madeira ou do carvão não se consegue aquele sabor especial a grelhado, e daí a necessidade do fumo líquido.
Em Portugal, só conheço duas lojas físicas que o vendem: a Liberty American Store e a Glood. Ambas aceitam encomendas online o que facilita a vida a quem vive mais longe. [NOTA: Não tenho qualquer relação com estas lojas – nem poderia ter enquanto jornalista – mas sei que é mais fácil indicar-vos os únicos locais onde o podem comprar se assim o entenderem.). Mas numa rápida pesquisa na internet encontram mais oferta. Basta escolher.
Este fumo líquido dura e dura. Muitas vezes uso-o para temperar bifes de frango ou peru quando os faço na frigideira. Só umas gotinhas e ganham um sabor fantástico.
No entanto, quem não o consiga adquirir, ou se não quiser usar, pode compensar usando uma paprika fumada em vez da paprika normal. Não terá o sabor tão acentuado a fumado, mas dará um ligeiro ‘toque’.
Rápido e simples de fazer, este molho barbecue tem o que é preciso: é doce, ácido, picante e fumado. E acreditem… é muito melhor do que a maioria dos molhos barbecue que encontramos à venda nos supermercados.
Este molho é perfeito para barrar o delicioso Entrecosto no Forno à Americana, um prato de forno, mas que sabe a churrasco!
Na falta de alguns ingredientes, deixo sugestões de substituição na secção NOTAS.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
6 comentários para “Molho Barbecue Caseiro”
Boa tarde Clara,
Obrigada pela receita do molho de barbecue, já o fiz e ficou muito saboroso.
Que bom! Muito obrigada Clara!
Olá Clara. No caso de ser feito nas brasas , não necessita do fumo?? (Ingredientes)
Olá Conceição. Pode sempre fazer sem o fumo, fica óptimo, só não fica com o sabor a fumado que nesse caso é compensado pelo fumado das carnes grelhadas nas brasas.
Clara, posso usar paprika fumada, em vez de liquido de fumo?
Sim claro Isabel, não terá um sabor tão acentuado mas já lhe dá um toque a fumado, mesmo mais suave 🙂