Nada se compara ao molho de malagueta feito em casa.
Este é feito com malaguetas grandes, é muito picante quando se acaba de fazer, mas ameniza após uns dias, graças à acção do açúcar.
Vejam só esta cor maravilhosa!
Este molho conserva-se bem fechado dentro de um frasco e vai-se consumindo a gosto: em carnes, em peixes, marisco, arroz, massas… até num belo requeijão, como se de compota se tratasse. Só para quem gosta, claro!
Precisamos de malaguetas grandes às quais retiramos quase todas as sementes – podem optar por não o fazer para ficarem com um molho ainda mais potente.
Mesmo retirando a maioria das sementes, este molho fica muito picante nos primeiros dias, mas depois ameniza a intensidade do picante graças à acção do açúcar. Em vez de ficarmos com os lábios a arder, ficamos com uma sensação de ardor na garganta, perfeitamente tolerável.
Com malaguetas pequenas não testei, mas se são essas que têm podem fazer. As pequenas são mais danadinhas, mas o que é que isso interessa quando se gosta de picante?
É muito importante usarem luvas ao manipular as malaguetas. Eu própria sofri com esse erro de não usar nada e, apesar de lavar várias vezes as mãos, ao distrair-me e ao passar um dedo na vista, um dia depois, ainda fez arder. Por isso, se fizerem esta receita, usem MESMO luvas.
Precisamos também de um mini triturador, porque é fundamental que este molho fique mesmo bem triturado. Se conseguirem com uma varinha mágica, óptimo! É um pouco mais difícil, mas faz-se.
Este molho agridoce de malagueta é um sucesso e bate aos pontos qualquer molho semelhante de compra.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
8 comentários para “Molho Agridoce de Malagueta”
Muito bom. Obrigado por esta partilha. Experimentei no ano passado com os ingredientes que tinha. Tive de usar malagueta pequena e vinagre balsâmico, ao invés de cidra.
O molho foi tão apreciado que neste momento tenho amizades e familiares a juntar malaguetas para lhes fazer o molho.
ahahahah a sério!?? Que maravilha!
Olá Clara! Temos uma pequena horta camarária e, este ano, temos muito piri-piri (na minha terra é jundungo), super picante, como nós gostamos 🙂
Aproveitei e já fiz esta receita, ficou divinal! Mas gostava de fazer uma massa para conserva, sem ser agridoce, para aproveitar o piri-piri e oferecer aos amigos. Pode dar-me alguma sugestão?
Adoro as suas receitas, simples e muito saborosas 🙂
Um beijinho
Isabel
Olá Isabel. Eu faria igual mas sem usar o açúcar. Há quem use azeite também. Faça a gosto. Isto é um bocadinho a olho 🙂
Pode ser feito com malaguetas secas?? Pergunto pois tenho que trouxe da Índia e queria gastá-las
Não fica com a mesma cor Maria, mas dará certamente. Deixe-as de molho só para amaciarem um pouco e depois de triturar tudo se vir que há pedaços que não trituraram pode passar por uma peneira. Se não se importar com isso, mantenha.
Boa dia Clara. Cá em casa usamos muito molho agridoce. O seu deve ser delicioso. Só tenho uma pergunta, fica muito picante?, posso fazer sem malagueta? Por causa do meu neto. Muito obrigada, beijinhos.
Olá Evangelina. Este molho é muito diferente do que refere. Não é o mesmo. Brevemente irei fazer esse a que se refere, que é o mais usado na cozinha asiática.