Enriquecidos com um molho de tomate bem apurado, estes miúdos de frango podem ser servidos como petisco ou como refeição.

À portuguesa as coisas são simples e boas!

Um bom refogado com produtos frescos, refrescado com vinho branco. Só isto. Mais nada. É a base que lhe vai dar todo o sabor.

Há receitas que optam por polpa de tomate, mas acho que a opção por tomates maduros é muito melhor. Afinal, o que é que custa retirar a pele a uns tomates? Um corte em cruz, água a ferver por cima até a pele rachar… e pronto, sai tudo de uma vez.

Depois de tudo picadinho, e das moelas limpas de gorduras – os corações não precisam que se faça nada – temos tudo pronto para avançar. Podem juntar fígados, rins, todos os miúdos de que mais gostarem.

O processo de preparação é relativamente rápido, mas os miúdos precisam de tempo para ficarem cozidos na perfeição. Em lume brando, no molho denso que lhe vai dar todo o sabor. Tudo bem apurado.

Não precisamos do truque da farinha para engrossar o molho porque ele próprio vai ficar no ponto ao fim de 40 minutos.

Vamos lá?

Querem picar ou é mesmo para jantar?

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 1 hora
dificuldade: fácil
Enriquecidos com um molho de tomate bem apurado, estes miúdos de frango podem ser servidos como petisco ou como refeição.

Miúdos de Frango
à Portuguesa

miudos destaque site
Enriquecidos com um molho de tomate bem apurado, estes miúdos de frango podem ser servidos como petisco ou como refeição.
tempo de preparação: 1 hora
dificuldade: fácil

Ingredientes:

  • 1 kg de moelas e corações de frango (limpos de peles e lavados)
  • 1 cebola média
  • 3 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de pasta de tomate
  • 3 tomates maduros
  • 1 folhas de louro grande ou 2 pequenas 
  • 200 ml de vinho branco
  • Azeite q.b.
  • Sal e pimenta q.b.

UTENSÍLIOS:

Confecção:

  1. Faça um corte em cruz do topo dos tomates, mergulhe-os em água a ferver. Quando a casca levantar, retire da água e retire a pele. Use um garfo para ajudar sem se queimar.
  2. Pique os tomates, os dentes de alho e a cebola, finamente.
  3. Retire gorduras às moelas e corte-as em dois ou três pedaços, consoante o tamanho. Lave as moelas e os corações para retirar toda a sujidade e coloque a escorrer.
  4. Num tacho, refogue a cebola em azeite. Junte um pouco de sal grosso, para a cebola não queimar. Quando a cebola ficar translúcida, junte o alho e deixe fritar ligeiramente.
  5. Depois, junte a pasta de tomate, os tomates picados e o louro, envolva bem e deixe refogar durante uns dois minutos até reduzir um pouco e a cor ficar mais acentuada.
  6. Envolva os miúdos, tempere com pimenta e mais um pouco de sal e cozinhe destapado durante 5 minutos, em lume forte, para apurar.
  7. Junte o vinho, prove o molho para acertar temperos, tape e deixe cozinhar em lume brando durante 40 minutos. No final o molho terá engrossado.

Notas:

  • Na falta de vinho, a cerveja é uma boa opção.

Outras informações:

4 comentários para “Miúdos de Frango <br> à Portuguesa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.