Olá a todos. Aqui estou de regresso esta semana com uma nova receita, a pensar sobretudo em quem gosta de ter snacks saudáveis na lancheira ou para quem diariamente tem de pensar em opções mais saudáveis para os filhos levarem para a escola.

Pessoalmente, gosto muito de quiches de legumes, fazem sempre sucesso para onde quer que as levemos. Neste caso, o trabalho fica facilitado porque não precisamos de fazer qualquer massa como é habitual nas quiches maiores que se fazem numa tarteira.

Mini quiches muito versáteis

A vantagem destas mini quiches é que podemos mudar alguns dos ingredientes, consoante o que tenhamos em casa. Outros vegetais, outro tipo de batata. Retirar o bacon, para quem não come carne ou seja intolerante ao glúten.  Usar outro tipo de queijo ou, no limite, retirá-lo.  Tal como o leite. Tudo se faz com a mesma base de ovo, que também pode ser substituído. Já vos digo algumas das opções mais comuns.

Quais os ingredientes?

Nesta receita usei estes nove ingredientes:

Sendo uma receita com grande versatilidade há possibilidade de adicionarmos outros ingredientes, como azeitonas, milho, tomate-cereja, entre outros… e de fazermos várias substituições. A saber:

  • Batata-doce – Podemos substituir por batata-branca, uma mistura de ambas, ou até com um pouco de cenoura ralada.
  • Espinafresbrócolos, alho francês, curgete, cogumelos, espargos, pimentos ou um pouco de aipo – tudo picado – ficam muito bem, mas devem ser passados pela frigideira ao mesmo tempo que a batata. O agrião pode ser juntado a cru, tal como os espinafres, cozinhando com o calor do forno.
  • Cebola – A chalota tem um sabor mais suave e é mais tolerada pelos intolerantes à cebola. Em alternativa, podemos usar alho francês ou cebolinha/cebolete.
  • Bacon – Pode ser substituído por cubinhos de fiambre, chouriço ou linguiça. Para uma versão ovolactovegetariana e sem glúten podemos usar bacon vegano, como este, disponível nalguns supermercados ou lojas da especialidade. Em alternativa, podemos decorar com tomate seco picado.
  • Leite – Intolerantes à lactose podem usar natas vegetais (melhor do que leite vegetal). Ficará com uma textura mais macia.
  • Queijo – o queijo é um elemento importante na textura. Há alternativas veganas, como esta.
  • Ovo – é o principal elemento de ligação. Há no mercado alternativas vegetais como esta.

Passo-a-passo

Começamos por descascar a batata e ralá-la num ralador de buracos mais largos. O ideal é ficar semelhante à cenoura ralada.

Depois de apertarmos bem entre as mãos para escorrer o máximo de líquido possível, secamos com papel de cozinha.

Também cortamos o bacon em cubinhos ou tirinhas, picamos a cebola e os espinafres.

Numa frigideira sem qualquer gordura, douramos os cubinhos de bacon e retiramos para um prato, mantendo a gordura que se soltar. Se for muita, descartamos o excesso, mantendo só a necessária para o refogado.

Nessa gordura refogamos a cebola até ficar macia e depois juntamos a batata, cozinhando durante 5 minutos e mexendo com regularidade.

Desligamos o lume e deixamos que a mistura arrefeça.

Numa taça batemos os ovos com o leite e temperamos a gosto com sal e pimenta.

Juntamos todo o refogado, os espinafres e dois terços do queijo ralado.

Para cozinhar aconselho a utilização de formas de silicone, individuais ou sets de 6 como este, para desenformarem na perfeição.

Untamos ligeiramente os moldes (com spray ou um papel embebido com um pouco de óleo ou azeite).

Distribuímos a mistura pelas 6 formas, colocamos o bacon por cima, e finalmente o restante queijo.

Estas mini quiches cozem em forno pré-aquecido a 180º C durante 20 minutos. Ao espetar o palito pode estar ainda muito ligeiramente húmido, significa que irá assentar totalmente com o calor residual, no tempo em que ficam dentro das formas a arrefecer um pouco.

Depois de desenformar, se não se comerem de imediato, devemos conservá-las no frigorífico até uma semana.

Também podem ser congeladas até 3 meses, embrulhadas em película e colocadas num recipiente com tampa.

Para reaquecer

Se estiverem congeladas, aquecemos as mini quiches no microondas durante cerca de um minuto e meio. Deve bastar.

Se estiverem frias saídas do frigorífico, basta aquecer durante uns 20 a 30 segundos.

Estas mini quiches são muito boas quentinhas ou até à temperatura ambiente, o que permite colocá-las embrulhadas em folha de alumínio na lancheira para manter algum calor ou aquecê-las no microondas da escola ou do trabalho.

Também poderão gostar de:

SE FIZEREM ESTA RECEITA

Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!

NAS REDES SOCIAIS

Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha

PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA

Sigam-me no FacebookInstagram e Pinterest

Subscrevam o meu canal no Youtube