A carne de vaca está muito presente na alimentação nacional, mas muitas vezes falta imaginação para criar pratos que sejam um pouco mais do que o vulgar bife com batata frita, arroz ou massa.
Uma solução pontual para acompanhar a carne é criar contrastes para que o prato fique mais especial.
Foi essa a minha ideia ao criar esta receita para o menu do Dia dos Namorados em 2014.
Uns medalhões com um tempero simples, acompanhados por um gratinado de batata e um molho de manga com pedaços que cria um contraste muito saboroso com a carne.
O gratinado de batata é todo feito no forno, foi um dos primeiros que fiz. É feito em camadas, todo em cru e o forno depois trata do resto. Dependendo da qualidade da batata, o tempo de forno é variável.
Nesta receita fiz um tabuleiro pequeno, que mesmo assim é demasiado para duas pessoas. Se tiverem um tabuleiro ainda mais pequeno façam à vossa medida, para evitar sobras.
Mais recentemente fiz uma nova receita de gratinado de batata que começa no tacho e termina no forno e que acho ser ainda melhor, porque mais cremosa, apesar de sujarmos mais loiça. Se quiserem fazer essa receita encontram-na AQUI.
No conjunto, este é um prato que funciona muito bem. Peçam medalhões que sejam mesmo tenros ou optem por outro corte que seja tenro, porque a última coisa que queremos num jantar do dia dos namorados é um bife difícil de mastigar.
Se em vez de carne preferirem uma receita de peixe também tenho mais sugestões na secção DIA DOS NAMORADOS.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube