Este é um prato tão reconfortante, tão reconfortante, que aqui em casa ninguém resiste, dos mais velhos aos mais novos.
As massadas de peixe podem ser feitas em qualquer altura do ano, mas na verdade é nos dias mais frios que este caldo bem quente me sabe melhor. E convosco acontece o mesmo?
Ora depois de uns dias mais quentes, já sentimos que o tempo começa a arrefecer e é a altura ideal para fazermos este prato.
Quais os ingredientes?
Eu uso maruca e camarão, mas se tiverem outro peixe branco, rijinho também está perfeito – por exemplo pescada, cherne, tamboril, corvina, perca, etc. – tudo depende da bolsa de cada um.
O camarão tem de ser cru e descascado. Se comprarem congelado têm de o deixar descongelar antes.
Quanto à massa, opto sempre por massas bem grandes como estas conchas gigantes, porque dão um equilíbrio e uma elegância ao prato, que não temos com as massas mais pequenas.
Um caldo muito bem apurado!
Sim! É mesmo fundamental.
Cozemos o peixe usando a mesma técnica de Como Cozer Bacalhau e assim garantimos que o peixe fica muito suculento – só fica menos tempo na água porque as postas são mais pequenas.
Depois de arranjarmos o peixe, as peles e espinhas voltam na mesma água ao lume para ferverem.
Se tiverem as cascas e cabeças do camarão, juntem também e triturem tudo no final antes de coarem – se necessário retirem as espinhas maiores para não atrapalharem a varinha mágica.
Esta água da cozedura é muito importante para conseguirmos injectar o máximo de sabor no caldo desta massada, que fica com esta cor maravilhosa! E sim está tão delicioso quanto parece!
Tudo muito bem passado com varinha mágica. É neste caldo que mergulham os ingredientes para a cozedura final, que resulta num prato de que ninguém se vai esquecer.
Pronto numa hora?
Sim, desde que façamos uma boa gestão do tempo.
Apurar os caldos exige sempre um pouco mais de tempo, por isso enquanto o peixe está a “cozer” – temos ali 15 minutos em que podemos logo avançar para o refogado no tacho, onde deixamos apurar também o molho de tomate. Podemos avançar aí até à parte em que entra o caldo.
Lembrem-se também do mise en place, ou seja, todos os ingredientes na bancada antes de avançar. É sempre tempo ganho quando estamos organizados.
Gostam de pratos caldosos?
Espreitem estas receitas cheias de caldo e de sabor!
SOPA DE PEIXE AO ESTILO NAPOLITANO – Uma sopa soberba, de cores vibrantes, que todos vão adorar. Junta os sabores do mar e da terra no mesmo prato. Sem espinhas. Irresistível!
CARIL VERMELHO DE CAMARÃO – O sabor da Tailândia nas nossas mesas, em menos de 30 minutos, com este caril vermelho com camarão e legumes pleno de cor e sabor.
PERNIL DE BORREGO COM MARMELOS – A carne cozinha lentamente no forno, envolvida por marmelos e especiarias que lhe dão um sabor e aroma irresistíveis.
ENSOPADO DE BORREGO À MODA ANTIGA – Pura comida de conforto, este Ensopado de Borrego à moda antiga tem todos os sabores da melhor tradição alentejana.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
28 thoughts on “Massada de Maruca com Camarão”
Permita-me deixar mais um comentário… Só porque faço imensas vezes esta receita, ha pouco foi só mais uma 😉
Uma maravilha Familia hiper satisfeita
Que bom Alexandra e assim vai variando e surpreendendo! Obrigada!
Posso fazer esta receita tal e qual mas com arroz? Ficará bem certamente…
Obrigada pelas partilhas constantes
Beijinhos
Assim fará um arroz de Maruca. Pode claro. Ou então usar a receita do arroz de perca usando Maruca.
Olá Clara,
Gostava de fazer esta receita para 12 pessoas. Devo triplicar todos os ingredientes? Será que o caldo com 3 litros de água vai ficar bem apurado? Ou precisará de mais tempo? Obrigada pela ajuda.
Olá Vera, o caldo é proporcional. Se vai triplicar os outros ingredientes tem de triplicar o caldo porque a massada sem caldo não tem graça. E depois a massa também absorve e é o triplo da massa. Eu não colocaria menos de 2,5 para tudo isso. A questão do sabor não se coloca porque como tem mais peixe e mais espinhas ele vai ter mais sabor, inclusive também o refogado e o tomate e tudo o resto que é em maior quantidade. Não precisa de mais tempo, é tudo igual. Como tem mais peixe deixe apenas a água voltar a levantar fervura depois de colocar o peixe e desligue e deixe descansar os 15 ou 20 minutos. Desde que ele se consiga descolar da espinha está perfeito. Boa sorte! Boa escolha!
Obrigada Clara, ficou maravilhosa! Todos adoraram
Obrigada Vera! 🙂
Que bommmm ❤️
Está quantidade dá para quantas pessoas?
Obrigado
Afonso, diz na receita. 4. Mas como sabe tudo isto depende do apetite 😉
Ola Clara de Souza, quero dizer lhe que ja fiz a sua massada umas 3 vezes fica maravilhosa amanha tenho convidados e vou fazer novamente ,espero que gostem como eu, obrigada pela partilha e um beijinho desta sua fā Clara Rego
Tão bom Clara! Obrigada!
Para quem está a começar a cozinhar é uma Receita muito fácil e rápida de preparar. Ficou realmente uma delícia. Obrigada por partilhar os seus conhecimentos.
Obrigada Fátima!
Boa noite Dona Clara!
Amanhã vou fazer esta massada, o meu marido não gosta em princípio de massada de peixe! Mas está tem tão bom aspecto que não vou resistir !
Acho que ele vai gostar!
Obrigada
Deixe apurar bem o caldo. Prove antes de juntar a massa e apure bem o tempero. Vai ficar óptima mas deixe apurar 😉 sem pressa 😉
Obrigada Clara pelas suas receitas, que gosto imenso. No dia da mãe fiz uma sobremesa das suas, a Trifle de morango. Adoraram. Tenho tentado imprimir mas nao consigo, não sei porquê.
Que bom, que sobremesa deliciosa 🙂 Pois não sei porque não consegue Maria. Eu já testei e para mim dá. O que impede que imprima? Alguma mensagem aparece?
Bom dia Clara. Eu já comia esta delícia.
Muito Obrigada
Dia feliz para si. Amanhã vou fazer
Beijinhos
Faça e delicie-se. É tão boa esta massada 🙂 Obrigada!
Ola Sr.Clara obrigado pela a partilha desta deliciosa receita .tenho uma pergunta a fazer posso a juntar as cascas e as cabeças do camarão juntamente com as espinhas e as peles do peixe para fazer o caldo ?acho um desperdício não aproveitar as cascas e as cabeças do camarão. Desde já um muito obrigado
Claro que sim, pode e deve. Neste caso eu só não o fiz porque comprei o camarão já descascado. Fica com um caldo ainda mais rico.
Ate a responder na rapidez as questões a Sra é extraordinária. Um bem haja sou sua fã na cozinha e na televisão. MUITO OBRIGADO
Adorei a receita
Obrigada!
se eu usar camarão coloco o ao mesmo tempo que o peixe na massada? nos últimos 5 minutos ? será suficiente para o camarão cozer ?
já previamente descascado. se me poder esclarecer
obrigada
Sim! O camarão coze em 5 minutos. Junta-se com o peixe mas o peixe já está praticamente cozido. 5 minutos são para o camarão ficar no ponto perfeito sem ficar demasiado ressequido por dentro. Siga a receita. Está tudo explicado ao pormenor Sofia.