Foi o que aconteceu comigo. A memória desta marmelada nunca desapareceu.
Foi há uns anos, não muitos, que a minha amiga Teresa Seixas me levou para um fim-de-semana no norte, para nos distrairmos e revermos uns amigos que ela já não via há bastante tempo.
Lá fomos, ficámos no Porto na casa da Mónica e do Paulo, que foram incríveis na simpatia e na forma como nos receberam. São sempre assim! A mesa tem de ter boa comida e boa bebida e, de facto, fomos tratados como sempre. Com o melhor.
A dada altura, para o fecho de uma refeição, foi colocada na mesa uma tábua de queijos e marmelada. Eu nunca fui grande fã de marmelada, tenho de admitir, mas quando provei aquela marmelada… senti que tinha sido a melhor marmelada de sempre. Pelo menos para mim. Ao ponto de repetir mais do que uma vez. Estava mesmo boa, era mesmo gulosa, nada enjoativa.
A marmelada tinha saído das mãos de fada da Isilda, há muitos anos a trabalhar na casa da Mónica e do Paulo.
Eis que agora, no final de Setembro, quando uma outra amiga também chamada Mónica, que trabalha comigo na SIC, me ofereceu estes marmelos pensei imediatamente na marmelada da Isilda.
E assim sendo pedi a receita, que ela cedeu de imediato. Fiquei agora a saber que é uma receita de família, da avó da Mónica do Porto, em que a Isilda pegou, transformou e glorificou. Ainda mais.
A Isilda é cá das minhas. O que é bom, é para partilhar!
Este é um processo mais fácil e mais rápido do que o processo tradicional, já que não exige que se descasquem os marmelos, nem que se cozam ou escaldem primeiro em água. Desta forma a marmelada retém todo o sabor.
Bem que a Isilda sugeriu que se fossem colocando os pedaços de marmelo em água para não escurecerem, mas eu esqueci-me. De qualquer forma, esse meu lapso não alterou o resultado final.
Também referiu que sendo a receita tradicional de 1 kg de açúcar para 1 kg de marmelos, nesta ela rouba 250 gramas por quilo ou até um pouco mais, se os marmelos forem mais doces. Eu roubei 300 gramas por quilo e, se calhar, até poderia ter roubado um pouco mais. Mas nunca nos podemos esquecer de que, a menos que seja para consumir rapidamente, o açúcar é um conservante fundamental para quem queira guardar este tipo de doces durante meses e meses a fio. E é também necessário para agregar a textura da marmelada, para que a possamos cortar à fatia.
De volta à receita… temos os marmelos e o açúcar que são colocados em camadas num tacho. Só isto, sem qualquer água.
A nós basta-nos aguardar que fique bem cozido, triturar, encher tacinhas, pincelar com bagaço, cobrir com papel vegetal e colocar ao sol para secar.
Se puder ser na rua sob sol directo, melhor (só temos de as recolher ao fim do dia), mas se não houver essa possibilidade ou se o tempo estiver de chuva, deixamos as tacinhas num parapeito onde possam apanhar algum sol. Ali ficam durante uma semana ou duas ou mais, até vermos que a marmelada está mais sequinha e pronta para cortar.
Esta marmelada, mesmo depois de secar, fica sempre muito macia no interior. É também isso que a torna tão apreciada. Literalmente, desfaz-se na boca.
Quando ofereci uma taça desta marmelada à minha amiga Mónica de Lisboa e ela a deu a experimentar à mãe, que é a especialista em marmelada lá de casa, a mãe disse logo que a minha marmelada era muito gulosa. Nem mais! Foi exactamente o que eu pensei quando comi a marmelada da Isilda pela primeira vez.
E é por isto que recebe este nome “Marmelada Gulosa da Isilda”, se bem que nem a marmelada nem a Isilda são gulosas…
Os gulosos somos nós!
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
85 thoughts on “Marmelada Gulosa da Isilda”
Olá Clara
De tantas receitas suas que já fiz, nunca fiz um comentário, e é injusto…porque todas elas foram apreciadas pela minha família e quando as faço é à confiança, porque sei de antemão que vão sair bem!!
Desta vez experimentei fazer a marmelada e também foi muito apreciada, resolvi sómente retirar 100g ao açúcar para sentir um pouco mais a acidez do marmelo e ficou muito boa!!
Muito Obrigada pela sua partilha, vê-se bem que coloca muito Amor em tudo o que faz e isso merece ser apreciado:)
Gratidão
Muito obrigada Teresa. Ter um comentário de quem faz, completamente genuíno e independente, é o melhor. Às vezes melhor, às vezes pior, o importante é que seja verdadeiro. Por isso muito obrigada! 🙂 Essa marmelada é muito leve e nem tem assim tanto açúcar, mas há sempre possibilidade de reduzir mais um pouco. De qq forma, lembre-se de que quanto menos açúcar, menos tempo ela se conserva. Por isso não dura os meses a fio das mais tradicionais que têm muito mais açúcar. obrigada eu!
Clara não é conveniente pôr álcool porque o álcool contém um quemico que é a cetrimida
Alberto, é aguardente. É o que se faz para garantir uma capa protectora.
Eu costumo passar com o passe vite em vez da varinha mágica, cá em casa preferem assim.
Pode ser, como preferir. Com lâmina fica mais bem passado, mas com passe-vite também fica com boa textura. Está tudo certo.
Olá Clara. Fiz esta receita há duas semanas, mas com maçã bravo de esmolfe. Não sei se foi por isso, se tinha de fazer ponto de estrada, mas a marmelada não solidificou ao ponto de dar para cortar. Ficou uma marmelada para barrar. Ainda assim, deliciosa! Obrigada pela partilha!
Pois é Mafalda. No caso da maçã tinha mesmo de ter deixado mais tempo até ao ponto de estrada. Caso contrário fica-se com uma papinha de bebé. Mas há que aproveitar as maçãs e marmelada de maçã é muitooo boa também
Obrigada Clara pela partilha.
Fiz está receita no começo de Dezembro e ofereci a uma vizinha como lembrança de Natal.
Agora vou ter que fazer novamente, a minha vizinha está-me a pedir mais.
Trás-me recordações da infância.
Essas memórias são tão boas 🙂 obrigada Patricia! Boa ano!
Olá
Fiz a sua marmelada ficou uma delicia, fez-me relembrar a casa dos meus avós maternos as panelas ao lume no fogão a lenha e o cheirinho, obrigada.
Gosto muito de si e como jornalista cinco estrelas.
É uma mulher de garra. Que a vida lhe sorria sempre.
Beijinhos
A sério Ana? Essas viagens são sempre tão boas, fica sempre um calor bom no ❤️. Obrigada! E para si também!! 🙂
Boa noite, fiz esta receita mermelada mas ficou não muito rija. Qual será problema? Será quantidade de água que coloquei? Ficou boa de sabor não muito doce mas não ficou dura. Qual será problema?
Daniela, não correu nada mal. Esta marmelada fica macia. Depois tem de colocá-la a secar sob sol directo e após duas ou três semanas, não sei, dependendo do sol que apanhar, ela fica pronta a cortar em fatias. Não é logo depois de feita, ou depois de fria que ela já se corta. Tem de espera e deixar secar e assentar.
Acabei de fazer a sua receita de marmelada,e ficou óptima apesar de ser a primeira vez que fiz a família não acreditou que foi feita por mim.
Fantástico Carlos. É sim muito simples e de facto uma delícia 🙂 agora ponha a secar ao sol para a proteger da entrada de microrganismos. Obrigada!
Olá Clara, adoro marmelada e num ano em que tinha muitos marmelos resolvi inventar, a receita da minha mãe era idêntica á sua, não poupando no açúcar pois ela é super gulosa, eu tenho a mania de juntar vinho do Porto em tudo, talvez por ser do Douro e trabalhar no sector e ainda um pau de canela, ficou tão boa que agora faço sempre metade da tradicional e metade com porto e canela.
Que bela ideia Conceição. E quanto junta de Vinho do Porto por cada quilo?
Gosto bastante de marmelada e gosto dela à fatia!! Ontem, fiz marmelada e segui a sua receita. Para já, está branda… Tenho-a a secar, mas tem de ficar dentro de casa porque está a chover e o sol não se vê… Vai solidificar na mesma?
Muito obrigada pelas suas partilhas, dicas e receitas. É uma referência, para mim! É a única pessoa que eu sigo nas redes sociais.
Sim ela vai ligar Célia, se fez tudo o que recomendei, vai. Deixe-a à janela onde apanhe algum sol 🙂
Olá Clara!
Eu nunca fiz marmelada e estou muito tentada a fazer esta receita. Os meus filhos gostam da marmelada mole de forma a se poder barrar. Para ficar mole basta não deixar secar tanto?
Obrigada por toda esta partilha de saber!
Bjs
Faça Silvia, que fica maravilhosa e não a deixe secar ao sol, só isso. Mantenha a aguardente e o papel para não criar bolor, e guarde no frigorífico.
Olá Clara,adorei a receita.
Minha cunhada faz e congela,a verdade é que quando descongela,ela é muito saborosa e basta te Ritinha como eu gosto.
O que acha?
Obrigada
Nunca congelei Rosa, mas sei de quem o faça e diga que fica boa depois de descongelar. O que eu acho é que a marmelada, secando um pouco ao sol, e tendo a capa de álcool vai aguentar-se durante muito tempo, acho desnecessário congelar. Se a consegue conservar no frigorífico, para quê congelar?
Clara fiz marmelada pela primeira, usei a sua receita e ficou maravilhosa…! Faço imensas receitas suas e todos adoram! Obrigada pelas partilhas!
Ainda bem Cristina 🙂 fico feliz com isso! Obrigada!
Bom dia, clara, eu utilizo açúcar amarelo, fica mais escuro há. Mas também já fiz assim.
Olá Clara, a minha marmelada fica igual a esta, assim Clarinha, aliás eu não sei fazer mais vermelha,, beijinho
Para fazer mais vermelha só tem de a deixar mais tempo ao lume. Quanto mais tempo, mais escura fica.
Olá Clara, obrigada por todas as partilhas, eu faço parecido mas tirava a casca vou experimentar assim, mas não pincelava, a minha dúvida é não fica a saber a álcool? E é para quê? Para conservar? A minha avó dizia me que para não ganhar bolor tinha q secar bem ao sol, e nunca ganhou de facto. Beijinhos
Exactamente Cláudia, a sua avó dizia e bem e é isso que nesta também se faz. Secar ao sol. O álcool evapora, não deixa sabor, mas ajuda a higienizar e selar para impedir a entrada de microorganismos. Quanto mais % de álcool melhor, por isso a aguardente é a mais indicada. Faça, nem que seja para comparar e optar pela solução que mais lhe agrada 🙂
Olá há décadas que faço a marmelada dessa maneira e vou sempre “roubando” no açúcar. Coloco 0,600 gr para cada quilo de marmelo preparado. Fica sempre excelente.
Um pouquinho menos 😉
Olá Clara!
Gostaria de saber se posso colocar açúcar mascavado em vez do normal.
Obrigada
Nunca fiz com mascavado mas penso que sim, mesmo que fique mais baça, ela já o é… por isso não vejo problema Maria.
Olá Clara,
Gosto muito do seu blog, quanto à marmelada também é da forme que fazemos cá por casa… quanto aos caroços que sobram fazemos geleia de marmelo, é deliciosa, pois fica com aquele sabor um pouco ácido que eu adoro…
Beijinhos!!!
Sim Carla, eu não fiz porque a zona dos caroços estava cheia de bicho 😉 e porque ainda tenho muita geleia do ano passado, mas sem dúvida os caroços e as cascas também dão uma bela geleia!! Obrigada!
Olá Clara boa tarde, tenho uma dúvida em relação a receita mermelada. Posso cozer marmelos na panela de pressão? Se sim 10 minutos seriam suficientes? Obrigada
Sim Daniela. Pode. Eu nunca fiz mas diria para deixar um pouco mais do que 10 minutos. Deixaria 15 por via das dúvidas e deixaria descansar até perder a pressão. Provavelmente 10 chegam mas por segurança deixe mais um pouco.
Olá! Eu costumo fazer todos os anos na panela de pressão, o processo e os ingredientes são exatamente os mesmos, mas na pressão. Depois de começar a «bailar», eu deixo 20 minutos porque gosto da marmelada mais escura e rija. As travessas de marmelada a secar no parapeito de varanda hão de ser sempre uma das imagens associadas à infância 🙂 Obrigada pelas dicas e receitas, Clara!
Na panela de pressão também funciona muito bem sem dúvida. E depois de se conhecer o método já não se falha na cor 😉
Cara clara, fiz a marmelada e não sendo nada modesta, que quando fazemos bem,há que elogiar o nosso próprio trabalho, ficou mesmo boa.
Já fiz também várias vezes os palitinhos la reine,e quem os come, bem os elogia .
E o pão de ló de alfeizerao, ó meu deus….
E lembra se da suspensão de corda para as plantas?
Também fiz, e a partir dessa comecei a fazer mais elaborados e já fiz uma data delas bem giras e já ofereci às minhas amigas.
Obrigada pelas receitinhas,
Crisália olas
Que bom Crisália 🙂 eu fico super feliz quando vos correr bem. Essa marmelada fica mesmo boa!! E Gulosa!!! E o resto também!! Sim de facto aquela suspensão é do mais simples que há e quem queira evoluir começa a fazer trabalhos mais elaborados e ainda mais bonitos. As amigas de certeza que adoraram. 🙂 Obrigada 🙂
Olá, gosto muito das suas receitas. Tenho marmelos,mas só açúcar amarelo. Muda o sabor? Obrigada
Pode fazer com açúcar amarelo, sem problema! Beijinho Teresa!
Excelente marmelada Clara nada enjoativa e muito gulosa obrigado já agora ta de parabéns pelo seu blogue e pelas receitas em que mantém a tradição culinária portuguesa e pelos seus truques a confecionar que ajuda bastante
Olá Inês! Uma delícia sim. Acho exactamente o mesmo 😉 obrigada!
Obrigada Clara pela receita da marmelada, ficou uma delícia!
Obrigada Leonor 🙂
Olá D. Clara. Bom dia. Muito obrigada pelas receitas que partilha connosco. Adorei saber que alguém, além de mim, fazem a marmelada desta forma. Aprendi com a minha mãe que não era “grande cozinheira” mas o que fazia saía sempre bem. Gosto muito de a ouvir e digo SEMPRE as suas dicas e receitas. Um beijinho de quem a afimira muito.
Armanda Martins
Muito obrigada Arminda. Simples e saborosa. Não precisamos de mais 🙂 Beijinho para si.
É exatamente na assim que eu faço, mas tb costumo fazer na panela de pressão, costumo pinceli com aguardente e coloc papel vegetal e depois vou pondo ao sol como eu via fazer lá na terra.
É isso, a diferença é que usa panela de pressão. 🙂
Nunca consegui fazer marmelada como a da minha mãe, exceto este domingo em que experimentei a receita da Clara de Sousa e ficou ótima. Estou toda satisfeita, até porque este ano infelizmente já não tenho a minha mãe para garantir a marmelada.
Obrigada!
Que bom Emília 🙂 ela também ficaria feliz certamente.
Obrigada Clara pela partilha, ja tomei nota e vou fazer!
Beijinho grande
Olá Clarinha… Adoro as suas receitas. Hoje fiz a omolete . Adorei estava muita macia mas não a fiz simples mas sim com uma fatia de queijo e juntei salsa, estava muito boa. Muito obrigada .sua admiradora: Céu Ribeiro de Caldas de Vizela.
Pode enriquecer sim. Obrigada!
Boa noite clara para essas 6 taças de marmelada quantos kg usou de marmelos ?
Não tenho noção de quantos kg de marmelos devo comprar para meia dúzia de taças!
Obrigada
Vera, habitualmente 3 a 4 marmelos pesam mais ou menos um quilo, depende do tamanho. Eu fiz quase 1800 g e deu para aquelas taças todas. O melhor é pesar na loja dois quilos e pouco para descontar os caroços e depois faz uma conta de 3 simples para ver quanto açúcar põe.
Olá Clara, ontem fiz a marmelada e apesar de estar a secar já todos a provaram cá em casa e está deliciosa. Excelente receita e mais rápida.
Se tiver uma de doce de tomate (o meu favorito) que possa partilhar ficava grata.
Um beijinho e espero por mais receitas a seguir
Doce de tomate é o melhor do mundo, mas ainda não coloquei nenhuma aqui no site. Vou precisar de tempo 🙂
Boa tarde Clara.
Sabe eu também faço assim a marmelada, pois a casca e a parte do interior (só retiro onde estão as sementes) dão sabor e consistência à marmelada. Ainda tenho marmelada que fiz no ano passado e está muito boa. Beijinhos
Sem dúvida Sara, e com mais sabor 🙂
Deve ser muito gostosa de facto,gostaria que, quando tivesse oportunidade ,de ensinar a
fazer doce de figo,com ou sem nozes,pois cá em casa os figos abundam com a minha
figueira que tenho no quintal.
Branca, eu tenho uma receita de Doce de Figo com Licor Beirão, está no FB e ainda não consegui passar para o site.
Video: https://www.youtube.com/watch?v=8X6AvA51GHs
Receita: https://www.facebook.com/notes/a-minha-cozinha-clara-de-sousa/receita-doce-de-figo-clicor-beirão/933248880073838
Tão boa esta marmelada, qual marmelada da minha infância? Esta é bem melhor e também já está batizada” marmelada gostosa da Clara, gostosa porque como a sra diz gulosos somos nós. Obrigada Isabel
Nem mais Isabel 😉
Gostaria de saber se tem receita de marmelada de maça.
Gosto muito das suas receitas.
Obrigada
Maria Emília
De maçã não tenho Maria, mas faria tudo igual substituindo o marmelo por maçã. Se a maçã for de uma qualidade mais ácida melhor, para o meu gosto. Se for doce corte mais um pouco no açúcar.
Olá Clara de Sousa Adoro seguir as suas receitas e dicas Muitas me fazem lembrar a minha infância Esta sua receita de marmelada é uma delas .Minha mãe já a fazia assim E exatamente como descreve Depois da marmelada estar pronta , dentro das tigelas de várias cores porque cá em casa era assim cobertas com o papel vegetal , pinceladas com aguardente. feita em casa pelo meu pai e o meu trabalho era de as colocar no parapeito da janela da cozinha ao sol e ir vigiando até ficar no ponto .Como é tão bom recordar momentos felizes e com tão pouco Um beijinho grande sua admiradora Filomena Branco
Há coisas que nunca passam, Filomena 🙂 era um ritual.
Você é um espectáculo as suas receitas são maravilhosas um abraço
Obrigada António!
Há três anos atrás li esta sua receita e desde então que a tenho realizado religiosamente como símbolo do outono da vida. Que marmelada tão boa. Tudo tão cheio de amor. Muito obrigada pelas partilhas e pelos maravilhosos produtos que vende na sua loja online. Hoje foi dia de fazer a marmelada!
É mesmo mesmo muito boa e fico feliz por ter gostado tanto Adriana. Obrigada! 🙂
Olá Clara muito obrigado por mais uma excelente receita! O tempo na bimby qual é?? Uma vez que tenho gostaria de saber??? Obrigada beijinhos
Ana eu diria mais ou menos o mesmo, é para ferverem aquele tempo.
Bom dia
Clara
Tenho a dizer que eu faço precisamente essa marmelada. Foi-me ensinada pela minha avó.
Vivo no Algarve mais propriamente em Vila Real de Santo António.
Cumprimentos,
Maria José
Já vi que há muitas pessoas que a fazem assim também, para mim é a forma que tem mais sabor 🙂
De uns tempos para cá, o estar na cozinha acalma-me. Tenho feito muitas das suas receitas e é engraçado ver a ansiedade, ate chegar a quinta-feira. Obrigada por entrar em minha casa.
Parabéns pelo prêmio.
Beijinhos Clara
Obrigada Anabela, é bem verdade o que diz de a cozinha acalmar, a menos que seja um daqueles dias de stress. Mas é bom o entusiasmo de querer experimentar coisas novas. Muito obrigada!! Beijinhos
Receitas maravilhosas !
Obrigada Clara…
A Clara é um exemplo, paea todas nós, mostra que se pode ser uma Jornalista de Top e ao mesmo tempo uma exelente mulher de cozinha!!!
Ah mas isto de se saber fazer só uma coisa não tem graça 😉 felizmente podemos fazer muito mais! Obrigada Susana! 🙂