Forno! Forno! Forno! Quando chegam os dias mais curtos, as noites mais longas, o tempo mais frio e chuvoso, só me apetece fazer comida de forno… e se for fácil e deliciosa como esta ainda melhor.
Aqui por casa tenho homens com muito apetite. Todos repetiram este prato, o que levou a um pequeno debate sobre a questão das doses nas receitas, já que eu estava a tentar chegar à conclusão sobre quantas pessoas esta receita consegue servir. Decidi que o melhor seria referir 6, uma vez que vai ser muito difícil não repetir.
Esta é uma receita de inspiração italiana, uma versão de forno da famosa Pasta alla Napoletana, mas aqui enriquecida com uma mistura de três queijos para ter uma textura cremosa, além daquele efeito irresistível dos fios de queijo derretidos, na hora de servir. Mamma Mia!
Precisamos destes ingredientes
Mas atenção, podemos fazer várias substituições tal como refiro mais abaixo.
Que substituições?
- MACARRÃO GRANDE – usem outro macarrão ou outra massa tubular de tamanho médio ou grande.
- CARNE PICADA – vermelha ou branca. Crua ou pré-cozinhada, por exemplo, aproveitamento de frango assado. Para um prato ovolactovegetariano retirem a carne ou façam a Bolonhesa Vegetariana.
- MOLHO DE TOMATE – não usem polpa de tomate. Usem um molho temperado, caseiro ou de compra. Aqui usei o Molho à Napolitana com cebola e cenoura, mas qualquer outro serve.
- QUEIJO RICOTA – na falta optem por Mascarpone, Quark, Cottage fresco ou Requeijão. São as melhores alternativas em termos de textura e sabor. Também poderão usar queijo-creme simples misturado com natas ou iogurte grego.
- PARMESÃO RALADO – o Grana Padano é o que uso regularmente, sendo commumente visto como um parmesão de menor qualidade. Serve perfeitamente. Em alternativa podemos usar o nosso Queijo da Ilha ralado, tal como um Manchego ou um Cheddar envelhecido.
- MOZARELA RALADA – qualquer outro queijo ralado que tenha um sabor pouco intenso e que faça fios funciona. Mas mozarela é mozarela!
- MANJERICÃO – salsa, coentros, cebolinho ou tomilho são as melhores alternativas.
- MISTURA DE ERVAS ITALIANAS – é um tempero de ervas secas com orégãos, alecrim, salsa, tomilho e manjericão. Nalguns casos também usam estragão ou salvia. Se não encontrarem usem apenas orégãos ou façam a vossa própria mistura.
Passo-a-Passo
Esta receita leva 45 minutos a ficar pronta e é toda feita em sequência, não temos pausas.
Começamos por cozer o macarrão em água a ferver com sal.
Retiramos dois minutos ao tempo indicado na embalagem, a menos que a embalagem refira um tempo mínimo e máximo, por exemplo 11 – 13 minutos. Neste caso optamos pelo tempo mais baixo já que é esse o tempo para ter uma massa al dente.
Enquanto a massa coze, cozinhamos a carne num pouco de azeite…
virando e revirando até ficar cozinhada mas ainda ligeiramente rosada.
Retiramos a massa da água, bem escorrida, e envolvemos um fio de azeite para que não se cole.
Noutra taça fazemos a mistura de queijos, ovo e temperos.
E juntamos tudo ao macarrão: a mistura de queijos e temperos, o molho de tomate e a carne, envolvendo bem mas com cuidado para não ferir a massa.
Transferimos para um tabuleiro, alisamos o topo, por cima espalhamos uniformemente a restante mozarela e parmesão.
Segue de imediato para o forno a 190º C em modo normal ou ventilado até dourar no topo – não usem a função gratinar. O meu fica no ponto após 15 minutos, mas dependendo dos fornos pode levar um pouco mais.
Polvilhamos com o restinho reservado do manjericão picado e vai de imediato para a mesa.
Sobras podem ser congeladas ou guardadas no frigorífico, em recipiente com tampa, até 5 dias e reaquecidas no forno ou no microondas.
Posso fazer com antecedência?
Sim, podemos fazer tudo tal como está, sem levar ao forno. Basta cobrir com película e folha de alumínio e congelar até um máximo de dois meses. Para servir, deixamos descongelar de um dia para o outro no frigorífico e levamos ao forno normalmente. Sendo cozinhado assim, mantém toda a frescura.
28 thoughts on “Macarrão com Carne Picada, Molho de Tomate e 3 Queijos”
Qual é o nome da receita ?
Esta receita é Macarrão com carne picada, molho de tomate e 3 queijos.
Os miúdos não querem outra coisa….já é uma receita de referência cá em casa! Obrigada Clara!
Obrigada Vanda! 🙂
E uma delícia. Obrigada Clara pelas suas receitas maravilhosas
Obrigada Isabel! 🙂
Macarrão com carne ė excelente. Cá em casa nao gostam de queijo, utilizei so mascapone e nem perceberam que havia queijo.
O mascarpone ou a ricota, sendo queijos muito neutros, passam bem despercebidos 😉 Mas dão uma cremosidade incrível! Obrigada Ana!
Bom dia. Não se gostando de queijo existe algum outro ingrediente que se possa substituir e que dê cremosidade ao prato? Talvez funcionariam? Obrigada.
Alice pode usar bechamel, mas o sabor, ficando bom, fica diferente. Mas use a quantidade necessária até ficar bem envolvido na massa.
A massa ficou uma delícia. Até o meu filho mais novo, que é esquisito com a comida adorou. Obrigada por mais uma receita deliciosa.
Que bom Ana, obrigada! 🙂
Olá Clara,
Depois do maravilhoso ensopado de vaca, fiz o macarrão com três queijos e ficou também divinal.
A minha filha adora pratos de massa e comeu que se regalou!
Quando lhe disse que a receita era da Clarinha (é assim que é conhecida cá em casa), ela rspondeu: – óh mãe, gosto muito dessa senhora!
Beijinhos e até à próxima receita.
Muito obrigada Elvira 🙂 ainda bem que ela gostou tanto! Beijinho também para si!
Fiz hoje para o jantar, ficou aprovadíssimo, que óptima comida de conforto e óptima.para estes dias mais frios. Obrigada Clara por todas as receitas.
É mesmo. Obrigada Maria João! 🙂
Fiz ontem o macarrão com carne picada e 3 queijos e ficou muito bom. É uma excelente opção para aqueles dias em que apetece alguma coisa reconfortante. Vou com certeza repetir.
Maravilha! Obrigada Helena!
Olá Clara Boa Noite. Fiz hoje sua receita da pasta napolitana, a família gostou muito, é para repetir. Obrg. pela partilha. A receita está tão explicita, que facilita imenso a execução, dificilmente sairá mal. Um beijinho.
Não tem como sair mal 🙂 obrigada Tina!
A família adorou. Obgd pela receita. A repetir .
Fiquei melhor chef
Isso é espectacular!!! Obrigada Manuel 🙂
Olá Clara!
A receita do macarrão com carne pica, molho de tomate e 3 queijos inclui 1 ovo. Havendo alergia ao ovo, posso substituir por outro produto? qual?
Obrigada pela partilha de receitas fantásticas 🙂
Não use. Resulta bem na mesma. O queijo liga.
Bom dia Clara! Que boa receita para um domingo chuvoso por exemplo…
Ao ler a receita pensei que talvez se juntasse o molho de tomate em pedaços, à carne que fritou um pouco na frigideira, em vez de a juntar só ao preparado da massa, ganhasse mais uma camada de sabor… Ou acha que poderá ganhar uma consistência não tão desejada?
Obrigado!
Gonçalo nesse caso teria de usar mais molho de tomate uma vez que ele resseca ou sume-se no processo. Eu prefiro assim como está na receita com o tomate ainda fresco e a receber pouco calor. Só mesmo o tempo de forno. Lembre-se que é um molho temperado. Eu acho que pode seguir a sua intuição para ver como fica ou fazer das duas formas para comparar ☺️
Olá Clara, mais uma receita perfeita. As suas dicas são preciosas! Tenho aprendido muito! Muito obrigada
Obrigada Sandra!