A castanha é rainha da estação e há uma multiplicidade de receitas em que a podemos usar, tanto doces como salgadas.

É o caso deste Lombinho de Porco com Castanhas.

“No Dia de São Martinho, mata o teu porco, chega-te ao lume, assa castanhas e prova o teu vinho.”

Não é preciso matar o porco, nem fazer lume e assar castanhas, nem tão pouco beber o vinho. Mas todos os ingredientes se juntam neste prato.

O processo de confecção é muito rápido, mais rápido ainda se usarmos castanha congelada. Deixamos descongelar e está pronta a usar. O calor acabará por amaciá-la. Fácil!

A gordura da banha e da carne de porco conjugam muito bem com a suave doçura da castanha e não se pense em mais acompanhamentos que não é preciso. Nem batata, nem arroz. No máximo, uns legumes, que isso é sempre bom.

O fundamental é deixar a carne temperada de véspera ou umas horas antes… e deixar também a castanha a descongelar, no caso de se usar congelada.

Depois, quando se chega a casa é só cortar os pimentos e fica tudo pronto em 15 minutos.

Antes de começar a alourar sobre lume forte, ainda está tudo muito sem graça…

mas depois, ficam todos bem lourinhos, naquele ponto perfeito que dá mais sabor e cor ao prato e nos abre o apetite.

Este prato é indicado para quem tem intolerância ao glúten, mas tenham atenção ao pimentão doce/colorau que compram. Garantam que é mesmo o indicado, uma vez que há produtos que têm traços de glúten devido a misturas ou a contaminação cruzada.

Além do mais este prato também não tem ovos ou qualquer lacticínio o que o torna indicado para as três principais intolerâncias alimentares.

Agora, só falta aventurarem-se, que certamente vão ficar contentes com o resultado final.