Uma conjugação surpreendente numa limonada que todos vão adorar. Adultos e crianças vão render-se a esta bebida tão refrescante!

Ahhhh não adoram uma boa limonada gelada nos dias quentes?

É um clássico. Sumo de limão, água e açúcar. E está feito.

Mas desta vez quero desafiar-vos a experimentarem uma limonada diferente, que é sucesso garantido. Com sumo de limão claro, mas também com morangos e manjericão.

Já aqui partilhei convosco a Salada de Frutas com Vinagreta de Laranja, deliciosa que também leva manjericão. A conjugação é extraordinária e foge ao uso mais comum da hortelã.

Então, desta vez vamos novamente fazer diferente, para variar, porque o manjericão, que é tão incrivelmente aromático, usa-se não apenas em receitas salgadas, como também em doces.

Podem usar morangos frescos ou congelados – estes que vêem na foto são congelados.

Costumo comprar um saco de quilo para ter morangos em qualquer altura, e assim posso usá-los neste género de receitas ou noutros doces, como bolos ou tartes.

Retirar o sumo aos limões é fácil… e conseguem retirar-lhes mais sumo usando as técnicas que explico aqui: Como retirar mais sumo de um limão.

Para esta limonada não dissolvo o açúcar em água fria como é habitual. Opto por colocá-lo na água ao lume, deixo ferver um minuto e fico com uma calda perfeita que faço com antecedência para deixar arrefecer.

Depois, para termos esta excelente limonada só temos de colocar o liquidificador a funcionar.

Se não tiverem liquidificador, não há problema.

Usem a varinha mágica e triturem o melhor que puderem.

 

Está quase pronta… só falta coar para que não haja nenhum pedacinho nem sementes a atrapalhar. Apenas um sumo liso e perfeito.

Muitas pessoas colocam gelo na limonada para ela estar fresquinha na hora de servir. O problema é que muitas vezes o gelo fica a derreter e a limonada fica mais aguada, perdendo sabor.

Então o que aconselho? Coloquem a limonada num jarro, ou num recipiente como este, com torneira, e só coloquem gelo nos copos. Como o copo tem muito gelo e menos limonada, ela arrefece mais rapidamente e o gelo não derrete tão depressa.

Quem quer uma limonada fresquinha?

Eu quero!

Esta receita vai direitinha para a secção das bebidas, onde podem encontrar outros sumos e refrescos deliciosos, como o Grose Ale, o Ice Tea Manga/Limão, o Compal Caseiro, o Refresco de Mirtilo com Hortelã, sem esquecer as águas aromatizadas.

Subscreva a newsletter e receba as receitas em primeira mão!

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 10 minutos + tempo de arrefecimento da calda
dificuldade: fácil
rendimento: + de 2 litros
Uma conjugação surpreendente numa limonada que todos vão adorar. Adultos e crianças vão render-se a esta bebida tão refrescante!

Limonada de Morango
com manjericão

limonada morango destaque site
Uma conjugação surpreendente numa limonada que todos vão adorar. Adultos e crianças vão render-se a esta bebida tão refrescante!
tempo de preparação: 10 minutos + tempo de arrefecimento da calda
dificuldade: fácil
rendimento: + de 2 litros

Ingredientes:

  • 500 g de morangos (lavados, sem pé)
  • 1,25 litros de água, dividida (500 ml + 750 ml)
  • 200 g de açúcar
  • 350 ml de sumo de limão acabado de espremer
  • 2 raminhos de manjericão (+ 1 opcional para o final)

UTENSÍLIOS:

  • liquidificador ou varinha mágica

Confecção:

  1. Misture 500 ml de água com o açúcar, mexa para dissolver um pouco e leve ao lume. Deixe ferver durante 1 minuto, retire do lume e deixe arrefecer.
  2. Esprema o sumo dos limões até ter 350 ml.
  3. Triture muito bem os morangos, o sumo de limão e o manjericão no liquidificador – ou em alternativa use uma varinha mágica.
  4. Coe a mistura para um jarro, junte a água restante – de preferência bem gelada – e a calda de açúcar, já fria. Opcionalmente pode juntar mais umas folhas de manjericão, partidas, para dar ainda mais sabor.
  5. Sirva com gelo (de preferência colocado no copo e não no jarro).

Notas:

Outras informações:

15 comentários para “Limonada de Morango <br> com manjericão”

  1. Ana Araujo Malhão

    Olá Clara! Amanhã gostaria de experimentar esta limonada mas será que posso substituir os 200g de açúcar por geleia do agave ou até mel??? Beijinhos e obrigada

  2. Boa tarde Clara, no próximo fds darei uma festinha de verão em casa com amigos e nada melhor q as suas receitas para agradar todos, (cheesecake de lima, tiramisu, limonada de morangos entre outras iguarias) bem haja! Continue a deliciar-nos, um beijinho.
    Paula Serra / Porto Santo (Madeira)

  3. Boa tarde Clara de Sousa. Tenho acompanhado as suas receitas e estou rendida à sua criatividade e bom gosto. Parabéns e da minha parte os meus maiores e sinceros agradecimentos.

  4. Obrigada! Tenho todos os seus livros, receitas bem experimentadas e saborosas. Curioso , quase todos oferecidos por o meu filho mais novo. Um beijinho e sempre agradecidagi!

  5. Bom dia Clara,
    Acompanho há muito o seu blog, que adoro.
    Já fiz a limonada de morangos é muito boa e recomendo……..
    Obrigada pela partilha.
    Felicidades e continue a dar-nos boas receitas.
    Beijinhos
    Herminia

      1. Maria Rosa teixeira

        Olá D. Clara!! Sou uma recente fã das suas receitas. Adoro tudo o que a Sra faz, já experimentei algumas receitas e saíram todas muito bem. Pedia lhe se tem alguma sugestão para gastar uma fruta que eu adoro e costumo ter em abundância diospiros. Desde já muito obrigada. A Sra é maravilhosa em tudo o que faz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.