Uma conjugação surpreendente numa limonada que todos vão adorar. Adultos e crianças vão render-se a esta bebida tão refrescante!

Ahhhh não adoram uma boa limonada gelada nos dias quentes?

É um clássico. Sumo de limão, água e açúcar. E está feito.

Mas desta vez quero desafiar-vos a experimentarem uma limonada diferente, que é sucesso garantido. Com sumo de limão claro, mas também com morangos e manjericão.

Já aqui partilhei convosco a Salada de Frutas com Vinagreta de Laranja, deliciosa que também leva manjericão. A conjugação é extraordinária e foge ao uso mais comum da hortelã.

Então, desta vez vamos novamente fazer diferente, para variar, porque o manjericão, que é tão incrivelmente aromático, usa-se não apenas em receitas salgadas, como também em doces.

Podem usar morangos frescos ou congelados – estes que vêem na foto são congelados.

Costumo comprar um saco de quilo para ter morangos em qualquer altura, e assim posso usá-los neste género de receitas ou noutros doces, como bolos ou tartes.

Retirar o sumo aos limões é fácil… e conseguem retirar-lhes mais sumo usando as técnicas que explico aqui: Como retirar mais sumo de um limão.

Para esta limonada não dissolvo o açúcar em água fria como é habitual. Opto por colocá-lo na água ao lume, deixo ferver um minuto e fico com uma calda perfeita que faço com antecedência para deixar arrefecer.

Depois, para termos esta excelente limonada só temos de colocar o liquidificador a funcionar.

Se não tiverem liquidificador, não há problema.

Usem a varinha mágica e triturem o melhor que puderem.

 

Está quase pronta… só falta coar para que não haja nenhum pedacinho nem sementes a atrapalhar. Apenas um sumo liso e perfeito.

Muitas pessoas colocam gelo na limonada para ela estar fresquinha na hora de servir. O problema é que muitas vezes o gelo fica a derreter e a limonada fica mais aguada, perdendo sabor.

Então o que aconselho? Coloquem a limonada num jarro, ou num recipiente como este, com torneira, e só coloquem gelo nos copos. Como o copo tem muito gelo e menos limonada, ela arrefece mais rapidamente e o gelo não derrete tão depressa.

Quem quer uma limonada fresquinha?

Eu quero!

Esta receita vai direitinha para a secção das bebidas, onde podem encontrar outros sumos e refrescos deliciosos, como o Grose Ale, o Ice Tea Manga/Limão, o Compal Caseiro, o Refresco de Mirtilo com Hortelã, sem esquecer as águas aromatizadas.

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 10 minutos + tempo de arrefecimento da calda
dificuldade: fácil
rendimento: + de 2 litros
Uma conjugação surpreendente numa limonada que todos vão adorar. Adultos e crianças vão render-se a esta bebida tão refrescante!

Limonada de Morango
com manjericão

limonada morango destaque site
Uma conjugação surpreendente numa limonada que todos vão adorar. Adultos e crianças vão render-se a esta bebida tão refrescante!
tempo de preparação: 10 minutos + tempo de arrefecimento da calda
dificuldade: fácil
rendimento: + de 2 litros

Ingredientes:

  • 500 g de morangos (lavados, sem pé)
  • 1,25 litros de água, dividida (500 ml + 750 ml)
  • 200 g de açúcar
  • 350 ml de sumo de limão acabado de espremer
  • 2 raminhos de manjericão (+ 1 opcional para o final)

UTENSÍLIOS:

  • liquidificador ou varinha mágica

Confecção:

  1. Misture 500 ml de água com o açúcar, mexa para dissolver um pouco e leve ao lume. Deixe ferver durante 1 minuto, retire do lume e deixe arrefecer.
  2. Esprema o sumo dos limões até ter 350 ml.
  3. Triture muito bem os morangos, o sumo de limão e o manjericão no liquidificador – ou em alternativa use uma varinha mágica.
  4. Coe a mistura para um jarro, junte a água restante – de preferência bem gelada – e a calda de açúcar, já fria. Opcionalmente pode juntar mais umas folhas de manjericão, partidas, para dar ainda mais sabor.
  5. Sirva com gelo (de preferência colocado no copo e não no jarro).

Notas:

Outras informações:

5 comentários para “Limonada de Morango <br> com manjericão”

  1. Obrigada! Tenho todos os seus livros, receitas bem experimentadas e saborosas. Curioso , quase todos oferecidos por o meu filho mais novo. Um beijinho e sempre agradecidagi!

  2. Bom dia Clara,
    Acompanho há muito o seu blog, que adoro.
    Já fiz a limonada de morangos é muito boa e recomendo……..
    Obrigada pela partilha.
    Felicidades e continue a dar-nos boas receitas.
    Beijinhos
    Herminia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.