Em criança era comum a minha mãe fazer iscas de cebolada, porque, além de muito saborosas, eram muito boas para o meu crescimento e para fortalecer o sangue, graças ao seu alto teor de ferro. Ela comigo nunca teve problemas porque sempre gostei muito, mas conheço muita gente que simplesmente detesta iscas.
Pois não sei de que lado estão… se gostam, se não… mas este clássico tinha de vir para o site, onde só coloco receitas de que gosto. Então com cebolada… ainda melhor!
Umas boas iscas têm de estar bem temperadas. O ideal é deixá-las na marinada várias horas para incorporarem bem todos os sabores.
Também a fritura tem de ser rápida. Quando fritam durante demasiado tempo ficam secas e borrachudas. Iscas bem finas não precisam mais do que uns 15 segundos de cada lado. Nada a recear porque cozinham na fritura e o calor residual faz o resto, para garantir umas iscas bem suculentas.
Fundamental é também a cebolada e aqui não poupo na cebola. Nem sei do que gosto mais, se das iscas se da cebolada. Juntas ficam perfeitas.
Quando faço iscas sigo muitas vezes a tradição de as servir com uma boa batata cozida, mas há tempos decidi variar. Em vez de batata branca optei pela batata-doce. Em vez de a servir inteira, arrisquei num puré. E que bom que ficou!
A batata-doce ao ser cozida no microondas desta forma tão simples, não só nos facilita a vida como retém todo o sabor. Só temos de lhe dar uns golpes e vai inteira, com pele, para o prato rotativo do microondas.
Depois com um processador é tudo muito rápido. Ao contrário da batata branca, a batata-doce não fica viscosa quando é processada com lâmina e por isso esta é uma óptima solução. E super rápida.
A gestão de tempo é fundamental neste prato para não termos as iscas à espera do puré, nem o puré à espera das iscas.
Como gerir o tempo?
- Comecem por cozer as batatas. São 12 minutos.
- Nesse tempo, fatiem as cebolas.
- Depois avancem para a fritura das iscas e reservem-nas num prato para se manterem quentes.
- Segue-se a fritura da cebola.
- É durante a fritura da cebola com o caldo da marinada que ficam com 10 minutos para descascar as batatas e fazer o puré.
Desta forma segue tudo quentinho para a mesa.
Ficaram com vontade de experimentar?
Então vamos a isso!
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
10 thoughts on “Iscas de Cebolada com Puré de Batata-Doce”
Que maravilha, Clara!!!! Adorei as iscas de cebolada!!!!! Eu amo iscas, mas…. Assim de cebolada, ainda não tinha comido… Fiquei fã!!! Como vivo sozinha fiz 0,5kg de iscas, mas as mesmas cebolas da receita, e…. Também não sei se gosto mais das iscas se da cebolada….. Obrigada, Clara por mais uma receita espetacular.!!!!!!
É ou não é Benedita? 🙂 juro que não sei mesmo :))))
Olá Clara,
Quero desejar-lhe um excelente Ano Novo, para si e para todas as pessoas que ama!
Eu e o meu marido adoramos iscas e a sua receita irá ser “reproduzida na íntegra” em minha casa.
Fiquei com vontade de experimentar o seu puré de batata doce.
Obrigado pelas suas maravilhosas receitas.
Beijinho
Que bom Maria José. Mantenha as iscas suculentas, bem finas, com fritura rápida, não se esqueça. E as batatas é mesmo um zás-trás-pás 😉 Ficam perfeitas no microondas!
Olá Clara,
Feliz Ano Novo em primeiro lugar.
Depois quero deixar-lhe um grande abraço solidário porque sei exatamente o que está a passar.
Passei tudo igual com a minha Kikas, até no facto de ser uma samoiedo e ter sido a minha menina durante 14 anos, (afinal temos muito mais afinidades do que só a comunicação e as comidas 🙂 ),.
Iscas de cebolada!!!!! Que bom. Felizmente que sou o único que gosto cá em casa o que me vai permitir ser egoísta 😉 . Depois dou notícias.
BTW – O Bacalhau com Natas da sua mãe foi mais uma vez um sucesso. Até me pediram para fazer para outra casa no Ano Novo. (As mães nunca desiludem) <3 .
Um beijinho
R
Olá Rolando! Pois já tínhamos falado do sucesso que esse bacalhau tinha sido aí em casa. Receita vencedora é para guardar 🙂 Pois é, nós somos do tempo em nos davam iscas para ficarmos fortes fortes fortes :)))) Muito obrigada pelas suas palavras neste momento difícil, tenho vindo a recuperar devagarinho. Nunca me quis preparar para o inevitável, mas estive apenas a adiar o embate, por isso me fui tanto abaixo. Muito obrigada e bom ano Rolando!
Obrigado – As iscas ficaram muito boas . Foi comer e chorar por mais .
Fez com o puré de batata doce Mário? Uma maravilha!!
Olá Clara,
Antes de mais um grande beijinho de conforto pela sua perda…
É muito duro vermos partir os nosso companheiros de 4patas! ficam as memórias dos momentos de partilha.
Esta é sem dúvida mais uma receitas a experimentar já. confesso que já tinha uma lista de receitas suas para experimentar mas esta vai passar à frente 🙂
já agora aproveito para lhe chamar a atenção que a data da receita está 7/1/2020 mas suponho que seja 7/1/2021.
Beijinho
Obrigada pelo conforto Cristina. <3 A sério? 2020? Que estranho. Vou já ver isso 🙂 Se gosta de iscas faça sim e experimente com o puré de batata-doce que fica mesmo bom 🙂 Obrigada!