Em criança era comum a minha mãe fazer iscas de cebolada, porque, além de muito saborosas, eram muito boas para o meu crescimento e para fortalecer o sangue, graças ao seu alto teor de ferro. Ela comigo nunca teve problemas porque sempre gostei muito, mas conheço muita gente que simplesmente detesta iscas.

Pois não sei de que lado estão… se gostam, se não… mas este clássico tinha de vir para o site, onde só coloco receitas de que gosto. Então com cebolada… ainda melhor!

Umas boas iscas têm de estar bem temperadas. O ideal é deixá-las na marinada várias horas para incorporarem bem todos os sabores.

Também a fritura tem de ser rápida. Quando fritam durante demasiado tempo ficam secas e borrachudas. Iscas bem finas não precisam mais do que uns 15 segundos de cada lado. Nada a recear porque cozinham na fritura e o calor residual faz o resto, para garantir umas iscas bem suculentas.

Fundamental é também a cebolada e aqui não poupo na cebola. Nem sei do que gosto mais, se das iscas se da cebolada. Juntas ficam perfeitas.

Quando faço iscas sigo muitas vezes a tradição de as servir com uma boa batata cozida, mas há tempos decidi variar. Em vez de batata branca optei pela batata-doce. Em vez de a servir inteira, arrisquei num puré. E que bom que ficou!

A batata-doce ao ser cozida no microondas desta forma tão simples, não só nos facilita a vida como retém todo o sabor. Só temos de lhe dar uns golpes e vai inteira, com pele, para o prato rotativo do microondas.

Depois com um processador é tudo muito rápido. Ao contrário da batata branca, a batata-doce não fica viscosa quando é processada com lâmina e por isso esta é uma óptima solução. E super rápida.

A gestão de tempo é fundamental neste prato para não termos as iscas à espera do puré, nem o puré à espera das iscas.

Como gerir o tempo?

  • Comecem por cozer as batatas. São 12 minutos.
  • Nesse tempo, fatiem as cebolas.
  • Depois avancem para a fritura das iscas e reservem-nas num prato para se manterem quentes.
  • Segue-se a fritura da cebola.
  • É durante a fritura da cebola com o caldo da marinada que ficam com 10 minutos para descascar as batatas e fazer o puré.

Desta forma segue tudo quentinho para a mesa.

Ficaram com vontade de experimentar?

Então vamos a isso!