Húmus de couve-flor! Quem diria que este legume seria o protagonista deste clássico da cozinha da região do Levante? Mas é verdade. A couve-flor fica perfeita e a textura é muito idêntica ao húmus de grão.
Vai uma aposta?
Basta perguntar na mesa quem adivinha de que legume é feito. Ninguém vai acertar.
De há um ano para cá tenho sido conquistada pelo húmus e tenho-me aventurado por soluções sem grão-de-bico.
Já fiz o Húmus de Ervilha e Manjericão e o Húmus de Fava, ambos excepcionais, que, sendo quase sempre servidos como entrada com tostas ou tiras de cenoura, tenho consumido como acompanhamento para vários pratos, como se de um puré de batata se tratasse. Numa altura em que queremos reduzir a ingestão de hidratos de carbono esta é uma óptima solução para controlo de peso. O Baba Ganoush, dando um pouco mais de trabalho, é também maravilhoso.
Todos eles não dispensam a pasta de sésamo – o Tahini – e, desde que tenham um bom triturador, é muito fácil fazê-lo em casa.
Este húmus de couve-flor ganha mais sabor quando se grelham os floretes, já depois de serem cozinhados a vapor. Podem optar por não o fazer, mas pessoalmente é assim que prefiro.
Depois é tudo muito simples, como o são todos os húmus. Vai tudo para o triturador até ficar bem cremoso.
Não deixem de experimentar e de surpreender a família e os amigos.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
15 comentários para “Húmus de Couve-Flor”
Vejo quase sempre as suas receitas, já experimentei algumas e são sempre um sucesso! Obrigada! Para além disso é também uma figura icónica da SIC e todos os seus trabalhos e intervenções são fantásticos! Para si parabéns, para nós… o melhor de dois mundos ao nosso alcance!
Obrigada Ana!! 😉
Que boa pinta tem este hummus. Geralmente tenho duas entradas clásscias para picar: pesto de beterraba e tapenade de azeitonas pretas. Fiquei curioso com este hummus de couve flor. Vou experimentar 🙂
Experimente sim Antonio. Para mim o melhor é o de ervilha e manjericão. Experimente esse também 😉
Bom dia, Clara!
É hoje o diavou fazer o húmus de ervilha. Quanto tempo é que dura no frigorífico?
Obrigada pela partilha de receitas maravilhosas!!!!
Olá Isabel, o húmus suporta bem uns dias. Eu diria que o ideal seria comer nos primeiros três dias por causa da frescura mas acredito que dure mais.
Ola Clara,
So pra dizer que fiz o humus de couve flor e foi um exito la em casa! Nao sobrou! Vale mesmo a pena experimentar, tem que se provar para retificar os temperos mas e uma otima alternativa ao tradicional humus de grao de bico. Vou experimentar o de ervilha e manjericao em breve! Obrigada e continuacao de boas receitas!
Olá Clara
Já sigo as suas receitas à uns anos e só tenho tido bons resultados. O passado fim de semana fiz a lasanha de raviolis e todos adorámos. Vou fazê-la com frequência.
Quero agradecer-lhe as óptimas receitas e por ser uma óptima jornalista.
Um abraço
Aida
P.S. estou muito entusiasmada com as receitas dos humus que vou fazer em breve.
Obrigada Aida! Fico feliz pelo sucesso aí em casa. Quanto aos húmus faça. Mas faça mesmo. O meu favorito é o de ervilha e manjericão. Faça também o tahini. Assim tem sempre para fazer húmus quando quiser. Eu fiz imenso tahini há uns meses e continua no frigorífico sem se estragar para usar sempre que faço húmus. Fica muito mais barato.
Olá Clara adoro as suas receitas, e estou começando a fazer algumas este fim de semana fiz a lasanha de raviolis e espinafres todos gostaram,muito obrigada e parabéns além de ótima jornalista é também uma ótima cozinheira,desejo lhe tudo de bom
Bem-vinda Margarida e obrigada!
Boa noite Clara,
Já fiz mais de metade das suas receitas e são de facto muito boas…
Vou tentar este húmus mas surgiu-me uma dúvida: Como faz para cozinhar a couve-flor ao vapor?
Olá Isabel. Coloco na Varoma da Bimby. Como tem aberturas deixa parte do vapor sair o que é importante no caso da couve-flor para não reter aquele sabor do sulfato. Se cozinhar numa panela, com uma grade para não estar em contacto com a água, coloque a tampa mas deixe sempre uma abertura para sair parte desse vapor. Não aconselho cozer na água para não ficar encharcada.
Adoro húmus e já experimentei de várias maneiras (grão de bico, beterraba, feijão manteiga) mas de couve de flor não. Vou experimentar….. Obrigada pelas partilhas e dicas culinárias…. Adoro.
É muito semelhante ao de grão, com um sabor diferente claro. Mas é óptimo, só dá mais um pouco de trabalho porque devemos tostar os floretes. Eu também adooooro húmus.