Se são dos que gostam de hambúrgueres e querem apostar mais em receitas com carne de aves, mas não encontram aquela que vos satisfaça mesmo a sério – já que a carne branca, sendo magra, tem tendência para ficar mais seca – então não procurem mais porque ela aqui está!
Se procuram por outros hambúrgueres, de carne, peixe ou vegetarianos vejam aqui as outras opções que tenho no site.
O melhor e mais suculento hambúrguer de peru!
E super saboroso, acrescento ainda!
Estes são os ingredientes para fazer os hambúrgueres; uns garantem melhor textura, outros dão um boost no sabor.
É importante destacar que quando comprarem a carne devem pedir ao talhante para fazer apenas uma passagem na picadora para evitar que a carne fique espapaçada. Apenas uma!
Estes são os ingredientes da salada de couve que faz um belo contraste a vários níveis.
E finalmente o pão de hambúrguer e o queijo. Eu gosto do pão de brioche e do queijo cheddar que tem um sabor muito especial.
Como fazer os hambúrgueres
Juntamos todos os ingredientes dos hambúrgueres – à excepção do azeite que é para os fritar – e misturamos com as pontas dos dedos para ligar bem.
É importante lembrar que a curgete ralada vai largar muita água e que esse excesso de água deve ser escorrido antes de juntar à carne.
A curgete é indispensável nesta receita. Não interfere no sabor e garante hambúrgueres mais suculentos.
Feita a mistura, moldamos os hambúrgueres, colocamo-los sobre papel vegetal e vão por 20 a 30 minutos ao congelador enquanto fazemos a salada de couve. O choque com a temperatura negativa do congelador garante que os hambúrgueres ficam bem ligados e não abrem durante a fritura.
Como fazer a salada de couve
Só temos de fatiar as couves em ripas nem muito finas nem muito grossas e picar grosseiramente os coentros.
Fazemos o molho mexendo bem todos os ingredientes para emulsionar.
É com este molho que regamos a salada, e temos mesmo de envolver tudo muito bem para que não haja partes secas. A acidez vai quebrar as fibras mais duras das couves e o mel vai equilibrar o conjunto. Fica uma delícia!
O molho está a fazer o seu trabalho nos minutos em que finalizamos a receita.
Fritar os hambúrgueres
Feita a salada, retiramos os hambúrgueres do congelador, aquecemos o azeite na frigideira e fritamos os hambúrgueres em lume médio, aproximadamente 5 minutos de cada lado. Devem ficar dourados por fora e no limite do rosado por dentro.
No entanto, para garantirmos que o ponto de cozedura fica mesmo perfeito o melhor é usar um termómetro.
A temperatura interna que pretendemos atingir na carne de peru é 74º C, mas nunca devemos deixar chegar a esse limite na frigideira já que depois de desligarmos o lume a temperatura continua a subir. Neste caso aconselho a deixar chegar aos 70º C, colocar o queijo, fritar mais um minuto, se tanto, para amolecer o queijo e retirar do lume. A carne ficará no ponto certo enquanto segue e não segue para a mesa.
Enquanto fritamos os hambúrgueres tostamos ligeiramente o pão noutra frigideira.
Montar os hambúrgueres
Primeiro a base do pão, depois o hambúrguer com queijo, segue-se um pouco da salada de couve e finalmente o topo do pão. Servimos com mais gomos de lima ou limão para dar ainda mais frescura.
Aqui por casa ainda pediram batatas fritas e lá teve de ser, mas podemos apenas acompanhar com a restante salada ou com outro acompanhamento a gosto.
Não quer usar a frigideira?
Pode usar o forno ou uma fritadeira de ar quente. Se tiver um termómetro use-o em ambos os casos. Os tempos referidos são indicativos.
- Forno – Pré-aqueça o forno a 200° C. Coloque os hambúrgueres num tabuleiro forrado com papel vegetal. Coza durante 10 minutos e depois vire os hambúrgueres. Coza durante mais 10 minutos, ou um pouco menos, até estarem cozinhados.
- Fritadeira de ar quente – Pré-aqueça a 180º C. Pulverize o cesto ou a grelha com spray de cozinha. Coloque os hambúrgueres numa única camada sem se tocarem. Cozinhe durante 15 minutos ou até estarem cozinhados, virando-os a meio do tempo.
Como conservar os hambúrgueres?
Pode conservá-los ou congelá-los em cru ou já cozinhados. A minha opção seria sempre em cru já que cozinhados correm o risco de secarem ao terem de ser reaquecidos, mas se sobrar algum é a alternativa.
CRUS
- Fazendo os hambúrgueres com antecedência, coloque-os num prato ou tabuleiro, cubra-os bem com película aderente e mantenha-os no frigorífico até 24 horas.
- Se optar por congelar, coloque-os num prato ou num tabuleiro, sem se tocarem e congele durante uma hora. Depois embrulhe cada hambúrguer em película aderente e coloque-os num saco ou caixa de congelação. Congele até 3 meses. Para cozinhar, descongele no frigorífico.
COZINHADOS
-
- Depois de cozinhados, mantêm-se em recipiente tapado no frigorífico até 3 dias.
- Para congelar, deixe-os arrefecer completamente, embrulhe cada um em película aderente e coloque-os num saco ou caixa de congelação. Congele até um mês. Para consumir, descongele e volte a aquecer.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
9 comentários para “Hambúrguer de Peru <br> com Salada de Couve”
Na transição do site, alguns dos link não estava a funcionar corretamente. Se calhar foi uma dessas situações…
Afinal onde está o bacalhau espiritual , Clara?
Está no site. No final do artigo como sempre.
Olá Clara,
Com certeza vou fazer e são muito mais saudáveis que os de vaca!
Adorei o papel vegetal, à primeira vista parecia jornal de verdade, mas pensei, não pode ser!
Obrigada,
Bom fim de semana. Beijinhos
São muito bons mesmo Ana. Faça e depois deixe a sua opinião. O papel vegetal é mesmo adequado à minha profissão 🙂
Que receitas fantásticas, como sempre!!!
Vou experimentar rapidamente … adorei o seu papel vegetal.
Obrigada pelas suas partilhas.
Obrigada Odete 🙂 faça que é mesmo muito bom! Comprei dois assim com motivos. Muito giros ❤️
Cade a receita do bacalhau espiritual? Estou atras dela falaram nela e apresentaram hamburguer de.peru.e nada de bacalhau.estou.a espera do bacalhau.pois sou .apaixonada por ele e por Perú ñ.msd assisti.ate o fim.achando.q no.fim.estaria a receita q eu quero estou.esperando.voltarei aqui.por causa dela deixei meu.mome e email.mas vendo.aqui buscar bjs Marilena
Marilena não entendi nada do que disse. O bacalhau espiritual está na receita que diz: BACALHAU ESPIRITUAL. Desce e encontra. Vídeo e descrição pormenorizada.