Hambúrgueres ideais para um almoço de fim-de-semana, com bom tempo. À excepção da fritura, tudo pode ser preparado com antecedência.

E pronto! Oficialmente já estamos no Outono, desde ontem… ele chegou ao cair do dia e aqui vai ficar por 3 meses.

O Outono traz o belo cheirinho a castanha assada – tão bom! – e traz também temperaturas amenas, ideais para passear, aproveitando o facto de já não termos temperaturas mais extremas.

Nesta recta final de Setembro é habitual sermos ainda presenteados com uns bons dias de sol e foi precisamente a pensar nisso que me decidi por esta receita: uns maravilhosos hambúrgueres de camarão com maionese de limão.

Dirão que não é muito acessível, que o camarão está caro, o que não deixa de ser verdade. Mas para os hambúrgueres não precisamos de usar o camarão mais caro; até podemos usar miolo de camarão congelado mais em conta ou aproveitar alguma promoção.

O que vos digo é que esta é uma receita que vale mesmo a pena fazer.

Pessoalmente, gosto de usar camarão com casca, mesmo tendo o trabalho de o descascar, porque acho que o camarão assim tem mais sabor. E o hambúrguer também liga melhor porque não perde a viscosidade natural do camarão. Acontece que metade do peso vai-se nas cabeças e cascas, e por isso refiro que, comprando camarão com casca, são precisas duas embalagens de 800 gramas para se fazerem 6 hambúrgueres.

Além disso, aproveito sempre para usar as cabeças e as cascas para fazer caldo de camarão e congelar para utilizações futuras.

Quais os ingredientes?

Esta receita não tem muitos ingredientes e é de execução bastante simples.

Além do camarão, precisamos de alho, coentros ou salsa ou outra aromática de que mais gostem, alcaparras, limão e pão ralado. O sal e a pimenta, claro. Só um pouquinho.

Para a montagem final, precisamos ainda dos pãezinhos de hambúrguer, da maionese de limão, da alface e ainda, opcionalmente, da cebola frita – para dar crocância – e de rodelas de pimento jalapeño – para dar picante. Pode ser outro pimento picante, desde a vulgar malagueta a umas gotas de molho piri-piri ou tabasco.

Quando digo que a confecção é simples, é mesmo simples acreditem.

Os ingredientes para os hambúrgueres são todos bem picadinhos. Depois misturam-se numa taça e moldam-se os hambúrgueres, que repousam no frigorífico por 20 minutos.

Porquê repousar no frio?

É super importante este repouso, porque os hambúrgueres ficam mais compactos e não correm o risco de se desmancharem. Ligam-se apenas pela viscosidade do próprio camarão, sem necessidade de ovos ou farinhas de qualquer tipo.

No entanto, se usarem camarão descascado congelado, mesmo deixando escorrer muito bem, essa viscosidade natural que serve de cola perde-se bastante e, nesse caso, juntem à mistura um pouco de farinha de milho ou de trigo para conseguirem moldar.

Na hora de fritar só temos de passá-los por pão ralado…

e fritá-los em óleo bem quente, dois minutos e meio de cada lado.

Fritar, montar, servir!

Enquanto isso, damos um calorzinho nos pães, apenas nas faces cortadas, para tostarem ligeiramente.

Depois só temos de colocar os pães em linha e montar da base para o topo…

Resta servir para que todos se deliciem.

Aqui sobre a bela Tábua Manuel que parece feita à medida para estas apresentações. 

ONDE ESTÁ A RECEITA?
Desçam mais um pouco – está logo depois do video e até a podem imprimir!

Gostam de hambúrgueres?

Então espreitem esta receita ovolactovegetariana que certamente vai surpreender-vos:

HAMBÚRGUER DE COGUMELOS - Para quem não come carne ou peixe ou apenas para variar, estes hambúrgueres são uma óptima solução para o dia-a-dia.

Querem espreitar outras receitas com camarão?

Aqui estão 3 (há mais no site):

CAMARÕES SCAMPI - Camarões com um molho de babar, para comer e chorar por mais. Super fácil e pronto em menos de 15 minutos.
CARIL DE CAMARÃO E ESPARGOS COM BULGUR - Um caril suave com camarão e espargos servido sobre uma cama de bulgur, regado com um molho leve feito com leite de coco.
CARIL VERMELHO DE CAMARÃO - O sabor da Tailândia nas nossas mesas, em menos de 30 minutos, com este caril vermelho com camarão e legumes pleno de cor e sabor.

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

tempo de preparação: 45 minutos
dificuldade: fácil
rendimento: 6 hambúrgueres
Hambúrgueres ideais para um almoço de fim-de-semana, com bom tempo. À excepção da fritura, tudo pode ser preparado com antecedência.

Hambúrguer de Camarão
com Maionese de Limão

Burguer camarão destaque site
Hambúrgueres ideais para um almoço de fim-de-semana, com bom tempo. À excepção da fritura, tudo pode ser preparado com antecedência.
tempo de preparação: 45 minutos
dificuldade: fácil
rendimento: 6 hambúrgueres

Ingredientes:

  • 2 x 800 g camarão cru congelado com casca ou 800 g de miolo de camarão cru congelado
  • 3 dentes de alho
  • Raspa de 1 limão grande
  • 4 colheres de sopa de coentros ou salsa
  • 75 g alcaparras
  • sal e pimenta preta q.b.
  • Pão ralado, q.b.
  • Óleo para fritar
  • 6 pães de hambúrguer
  • 6 colheres de sopa de maionese
  • sumo de limão q.b.
  • cebola frita crocante q.b. (opcional)
  • rodelas de pimento jalapeño (opcional)
  • folhas de alface q.b.

UTENSÍLIOS:

Confecção:

  1. Deixe os camarões descongelarem – descasque-os e retire-lhes a tripa. Se comprar já descascados, deixe-os descongelar sobre um escorredor. O objectivo é ter entre 700 a 800 g de peso.
  2. Corte os camarões em pequenos pedaços, picando-os bem com uma faca bem afiada.
  3. Pique as alcaparras grosseiramente. Pique o alho finamente. Pique os coentros.
  4. Coloque os camarões picados numa tigela. Junte as alcaparras, o alho, os coentros e a raspa de limão. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Misture tudo muito bem, usando as mãos.
  5. Divida a mistura em 6 partes idênticas e molde os hambúrgueres, se necessário passe as mãos por água fria. Devem ter cerca de 2 cm de altura.
  6. Coloque os hambúrgueres no frigorífico durante 20 minutos – o frio ajuda-os a ficar mais firmes – pode cobrir com película aderente e deixar os hambúrgueres no frigorífico de um dia para o outro.
  7. Para a maionese de limão, misture a maionese com sumo de limão, a gosto. Mantenha no frigorifico até usar.
  8. Perto da hora de servir, passe os hambúrgueres muito bem pelo pão ralado e frite 3 de cada vez em óleo bem quente durante 2 minutos e meio de cada lado. Escorra sobre papel de cozinha.
  9. Toste ligeiramente as metades dos pães, face de corte para baixo, sobre uma chapa sem qualquer gordura.
  10. Monte os hambúrgueres: coloque uma colher de sobremesa de maionese de limão sobre cada pão. Espalhe cebola frita. Coloque folhas de alface e por cima o hambúrguer. Coloque mais uma colherada de maionese e remate com rodelas de pimento jalapeño. Cubra com a outra metade do pão e sirva de imediato com maionese extra à parte.

Notas:

  • Se usar camarão descascado congelado e tiver dificuldade em moldar, junte  um pouco de farinha de milho ou de trigo à mistura.
  • Pode usar cebola caramelizada em vez de cebola frita
  • Pode usar outra malagueta se quiser um travo picante

Outras informações:

10 comentários para “Hambúrguer de Camarão <br> com Maionese de Limão”

  1. Maria Manuela Diogo

    Parece-me muito bom! Clara a maionese de limão é a clara que faz? Se sim podia dar a receita? Obrigada por estas receitas maravilhosas…

  2. Boa tarde D. Clara, gosto imenso de receitas com camarão, mas em hamburgers nunca comi, vou mesmo experimentar fazer como em tantas outras receitas . Muito obrigada pela ajuda que me tem dado .

    1. Faça que são mesmo muito bons – se usar do descascado congelado pode ter de juntar um pouco de farinha para eles ligarem, porque perdem aquela viscosidade natural, mas de uma maneira ou outra funciona sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.