E pronto! Oficialmente já estamos no Outono, desde ontem… ele chegou ao cair do dia e aqui vai ficar por 3 meses.

O Outono traz o belo cheirinho a castanha assada – tão bom! – e traz também temperaturas amenas, ideais para passear, aproveitando o facto de já não termos temperaturas mais extremas.

Nesta recta final de Setembro é habitual sermos ainda presenteados com uns bons dias de sol e foi precisamente a pensar nisso que me decidi por esta receita: uns maravilhosos hambúrgueres de camarão com maionese de limão.

Dirão que não é muito acessível, que o camarão está caro, o que não deixa de ser verdade. Mas para os hambúrgueres não precisamos de usar o camarão mais caro; até podemos usar miolo de camarão congelado mais em conta ou aproveitar alguma promoção.

O que vos digo é que esta é uma receita que vale mesmo a pena fazer.

Pessoalmente, gosto de usar camarão com casca, mesmo tendo o trabalho de o descascar, porque acho que o camarão assim tem mais sabor. E o hambúrguer também liga melhor porque não perde a viscosidade natural do camarão. Acontece que metade do peso vai-se nas cabeças e cascas, e por isso refiro que, comprando camarão com casca, são precisas duas embalagens de 800 gramas para se fazerem 6 hambúrgueres.

Além disso, aproveito sempre para usar as cabeças e as cascas para fazer caldo de camarão e congelar para utilizações futuras.

Quais os ingredientes?

Esta receita não tem muitos ingredientes e é de execução bastante simples.

Além do camarão, precisamos de alho, coentros ou salsa ou outra aromática de que mais gostem, alcaparras, limão e pão ralado. O sal e a pimenta, claro. Só um pouquinho.

Para a montagem final, precisamos ainda dos pãezinhos de hambúrguer, da maionese de limão, da alface e ainda, opcionalmente, da cebola frita – para dar crocância – e de rodelas de pimento jalapeño – para dar picante. Pode ser outro pimento picante, desde a vulgar malagueta a umas gotas de molho piri-piri ou tabasco.

Quando digo que a confecção é simples, é mesmo simples acreditem.

Os ingredientes para os hambúrgueres são todos bem picadinhos. Depois misturam-se numa taça e moldam-se os hambúrgueres, que repousam no frigorífico por 20 minutos.

Porquê repousar no frio?

É super importante este repouso, porque os hambúrgueres ficam mais compactos e não correm o risco de se desmancharem. Ligam-se apenas pela viscosidade do próprio camarão, sem necessidade de ovos ou farinhas de qualquer tipo.

No entanto, se usarem camarão descascado congelado, mesmo deixando escorrer muito bem, essa viscosidade natural que serve de cola perde-se bastante e, nesse caso, juntem à mistura um pouco de farinha de milho ou de trigo para conseguirem moldar.

Na hora de fritar só temos de passá-los por pão ralado…

e fritá-los em óleo bem quente, dois minutos e meio de cada lado.

Fritar, montar, servir!

Enquanto isso, damos um calorzinho nos pães, apenas nas faces cortadas, para tostarem ligeiramente.

Depois só temos de colocar os pães em linha e montar da base para o topo…

Resta servir para que todos se deliciem.

Aqui sobre a bela Tábua Manuel que parece feita à medida para estas apresentações. 

ONDE ESTÁ A RECEITA?
Desçam mais um pouco – está logo depois do video e até a podem imprimir!

Gostam de hambúrgueres?

Então espreitem esta receita ovolactovegetariana que certamente vai surpreender-vos:

HAMBÚRGUER DE COGUMELOS - Para quem não come carne ou peixe ou apenas para variar, estes hambúrgueres são uma óptima solução para o dia-a-dia.

Querem espreitar outras receitas com camarão?

Aqui estão 3 (há mais no site):

CAMARÕES SCAMPI - Camarões com um molho de babar, para comer e chorar por mais. Super fácil e pronto em menos de 15 minutos.
CARIL DE CAMARÃO E ESPARGOS COM BULGUR - Um caril suave com camarão e espargos servido sobre uma cama de bulgur, regado com um molho leve feito com leite de coco.
CARIL VERMELHO DE CAMARÃO - O sabor da Tailândia nas nossas mesas, em menos de 30 minutos, com este caril vermelho com camarão e legumes pleno de cor e sabor.