Refeição rápida, fácil e económica. Os hambúrgueres de atum são deliciosos e muito versáteis. Podem ser preparados com antecedência e congelados!

Estou em “pulgas” pelo fim do mês para finalmente descansar no meu querido mês de Agosto. É uma pausa longa, faço mesmo questão, para que as férias me saibam a férias. Se já estão de férias, aproveitem bem!

A receita desta semana é daquelas que podemos fazer nas férias, sem termos praticamente nenhum trabalho. E tenho a certeza de que vai ser apreciada dos 8 aos 80!

Seja para comer em casa ou numa sanduíche para levar para a praia, estes hambúrgueres de atum são fáceis de confecionar, são baratos e saborosos.

Ainda por cima podemos fazê-los com antecedência. Mais à frente explico como.

Quais os ingredientes?

Hambúrgueres de atum levam atum, claro, neste caso atum de lata!

Eu opto sempre pelo atum ao natural em água, mas se quiserem em óleo ou azeite também podem, desde que escorram muito bem.

Há muitas receitas com uma enorme quantidade de ingredientes, inclusive com queijo, mas aqui quis manter as coisas simples, práticas e acessíveis, com estes produtos habituais nas nossas despensas.

Atenção ao sal

Se o atum já tiver sal – e há marcas que têm mais e outras menos – pode não ser necessário acrescentar mais à mistura. Prove e acerte a gosto.

Não leva qualquer molho para ligar?

Não. Os únicos elementos de ligação são o feijão, o ovo e o pão ralado. Há várias receitas que usam, mas quis manter esta o mais “saudável” possível.

Sem alho e sem cebola?

Sim, mas apenas porque um dos meninos de cá de casa não gosta. Se gostarem usem, desde que tudo bem picadinho. Eu diria que 2 dentes de alho pequenos e uma cebola pequena são suficientes para os 4 hambúrgueres que faz esta receita.

Uma vantagem destes hambúrgueres é que podem temperá-los de muitas maneiras diferentes, por isso improvisem a gosto desde que no final consigam formá-los sem usarem demasiado pão ralado.

Onde está a receita escrita com as quantidades?

A receita destes HAMBÚRGUERES DE ATUM, com todos os pormenores, está mais abaixo, logo depois do video, e podem imprimi-la se quiserem.

Passo-a-passo

Começamos por esmagar o feijão branco cozido com um garfo.

Depois juntamos o ovo ligeiramente batido, parte da mostarda, raspa de limão, coentros ou salsa picadinhos…

e finalmente a grande estrela, o atum desfeito grosseiramente com os dedos, previamente muito bem escorrido.

Temperamos com sal e pimenta e envolvemos tudo muito bem.

Para ligar, juntamos pão ralado pouco a pouco – só o suficiente para conseguirmos formar os hambúrgueres. Uma a duas colheres de sopa serão suficientes, mas façam por fases para não exagerar e para que a massa não fique massuda e se mantenha suculenta.

Finalmente, dividimos a massa em 4 partes, moldamos os hambúrgueres e passamos bem por pão ralado.

Estão prontos… mas vamos deixá-los descansar uns 10 minutos antes de fritar.

Colocamos um quarto do azeite numa frigideira sobre lume médio e fritamos os hambúrgueres durante uns 2 a 3 minutos de cada lado ou até ficarem dourados. Como estes hambúrgueres são delicados, devemos usar uma espátula para os virar.

Com o restante azeite, fazemos a vinagreta de limão, juntando todos os ingredientes e mexendo muito bem.

É só isto. Superrrrr simples!

Como servir estes hambúrgueres de atum?

A minha forma favorita é sobre uma cama de salada, regada com a vinagreta de limão e decorada com uns gomos de limão, que espremidos na hora dão ainda mais frescura, mas também podem servi-los em pão de hambúrguer ou pão pita, usando outros molhos, como o molho tártaro ou a maionese de alho.

Como acompanhamento, um arrozinho branco também vai lindamente. Vejam como fazer UM ARROZ SEMPRE SOLTO. Não falha!

Posso fazer estes hambúrgueres com antecedência?

Se tiver uma vida atarefada vale bem a pena fazê-los com antecedência. Aproveite um bocadinho do fim-de-semana, por exemplo, e conserve-os no frigorífico num Tupperware com tampa durante um máximo de 3 dias, para que possa servi-los durante a semana.

Posso congelar estes hambúrgueres?

Se quiser que durem ainda mais tempo, sim! Congele-os.

Congelação em cru:

Depois de moldar e panar os hambúrgueres coloque-os num tabuleiro onde não fiquem sobrepostos e congele durante umas horas. Depois guarde-os num recipiente ou saco de plástico hermético até 2 meses. Como já estão congelados não irão colar-se uns aos outros. Por segurança pode usar papel vegetal entre eles.

Para consumir, deixe-os descongelar durante a noite no frigorífico. Pode ser necessário paná-los de novo se a humidade do hambúrguer tiver humedecido muito o pão ralado. Faça isso antes de os fritar.

Congelação depois de fritos:

Quando arrefecerem, coloque-os num tabuleiro onde não fiquem sobrepostos e congele durante umas horas. Depois guarde-os até 2 meses num recipiente ou saco de plástico hermético, usando, se quiser, o papel vegetal para que não fiquem encostados directamente.

Para reaquecer estes hambúrgueres, deixe-os descongelar durante a noite no frigorífico e coloque-os no forno a 180º C durante cerca de 10 minutos. Neste caso não aconselho voltarem à frigideira para não absorverem mais azeite.

Posso cozinhar estes hambúrgueres no forno?

Sim, estes hambúrgueres podem ser facilmente cozinhados no forno em vez de fritos na frigideira. Depois de os moldarmos, colocamo-los num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e vão ao forno durante cerca de 20 minutos a 190º C. Como estão crus, a temperatura e o tempo são superiores aos do aquecimento de hambúrgueres já cozinhados.

Outros hambúrgueres no site…

SE GOSTARAM DESTA RECEITA

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

tempo de preparação: 30 minutos
dificuldade: fácil
rendimento: 4 hambúrgueres
Refeição rápida, fácil e económica. Os hambúrgueres de atum são deliciosos e muito versáteis. Podem ser preparados com antecedência e congelados!

Hambúrguer de Atum
com Vinagreta de Limão

ao alto1 copiar
Refeição rápida, fácil e económica. Os hambúrgueres de atum são deliciosos e muito versáteis. Podem ser preparados com antecedência e congelados!
tempo de preparação: 30 minutos
dificuldade: fácil
rendimento: 4 hambúrgueres

Ingredientes:

  • 300 g atum ao natural (pesado depois de escorrido)
  • 150 g feijão branco cozido (pesado depois de escorrido)
  • 1 ovo L
  • 3 c. chá mostarda Dijon
  • 1 c. chá raspa de limão
  • coentros ou salsa a gosto
  • pão ralado q.b.
  • 100 ml azeite
  • 3 c. sopa sumo de limão
  • 1 c. chá mel
  • sal e pimenta q.b.
  • mistura de salada a gosto

UTENSÍLIOS:

Confecção:

  1. Escorra o atum e o feijão. Pese-os depois de escorridos.
  2. Esmague grosseiramente o feijão cozido com um garfo.
  3. Junte o ovo levemente batido, 2 colheres de chá de mostarda Dijon, raspa de limão, coentros ou salsa e o atum desfeito grosseiramente. Envolva muito bem. Tempere com sal e pimenta e envolva pão ralado, pouco a pouco, até a massa ligar, mantendo-se húmida.
  4. Divida em 4 partes iguais e molde os hambúrgueres. Devem ficar altos, com cerca de 2,5 cm.
  5. Passe os hambúrgueres por pão ralado e deixe descansar durante 10 minutos.
  6. Enquanto isso faça a vinagreta misturando muito bem 75 ml de azeite, sumo de limão, restante colher de chá de mostarda Dijon, mel, sal e pimenta preta.
  7. Aqueça o restante azeite numa frigideira e frite os hambúrgueres até dourarem, cerca de 3 minutos de cada lado.
  8. Sirva os hambúrgueres sobre uma cama de salada, regada com vinagreta.
  9. Decore com gomos de limão (opcional). 

Notas:

Substituições
  • use mostarda de mesa em vez de mostarda dijon
  • celíacos devem usar pão ralado sem glúten
Posso fazer estes hambúrgueres com antecedência?
  • Sim. Depois de moldados conserve-os no frigorífico num Tupperware com tampa durante um máximo de 3 dias.
Posso congelar estes hambúrgueres?
  • Se quiser que durem ainda mais tempo, sim!
Congelação em cru:
  • Depois de moldar e panar os hambúrgueres coloque-os num tabuleiro onde não fiquem sobrepostos e congele durante umas horas. Depois guarde-os num recipiente ou saco de plástico hermético até 2 meses. Como já estão congelados não irão colar-se uns aos outros, mas pode usar papel vegetal entre eles. Para consumir, deixe-os descongelar durante a noite no frigorífico. Pane-os novamente se necessário, antes de fritar.
Congelação depois de fritos:
  • Quando arrefecerem, coloque-os num tabuleiro onde não fiquem sobrepostos e congele durante umas horas. Depois guarde-os até 2 meses num recipiente ou saco de plástico hermético. Para reaquecer estes hambúrgueres, deixe-os descongelar durante a noite no frigorífico e coloque-os no forno a 180º C durante cerca de 10 minutos. Neste caso não aconselho voltarem à frigideira para não absorverem mais azeite.
Posso cozinhar estes hambúrgueres no forno?
  • Sim. Depois de moldados colocam-se num tabuleiro forrado com papel vegetal e vão ao forno durante cerca de 20 minutos a 190º C. Como estão crus, a temperatura e o tempo são superiores aos do aquecimento de hambúrgueres já cozinhados.

Outras informações:

Perguntei ao ChatGPT:

O que sugeres para acompanhar hambúrgueres de atum?
    Para acompanhar hambúrgueres de atum, sugiro algumas opções que realcem os sabores e complementem esta deliciosa iguaria. Aqui estão algumas sugestões:
  1. Salada fresca: Uma salada leve e fresca é uma excelente opção para acompanhar hambúrgueres de atum. Escolha folhas verdes, tomate, pepino, cebola roxa e azeitonas, regando com um fio de azeite e sumo de limão para um toque cítrico.
  2. Batatas assadas: Batatas assadas ao forno com ervas e azeite são uma escolha clássica e deliciosa para acompanhar os hambúrgueres. Você pode cortar as batatas em palitos ou rodelas e temperá-las com ervas como alecrim, tomilho ou orégãos.
  3. Molho de iogurte: Um molho de iogurte refrescante combina muito bem com os hambúrgueres de atum. Misture iogurte natural com alho picado, sumo de limão, sal e pimenta. Este molho suave e cremoso acrescentará um toque especial ao prato.
  4. Pão de hambúrguer integral: Opte por pães de hambúrguer integrais ou multigrãos para acompanhar os hambúrgueres de atum. Eles são uma escolha mais saudável e adicionam textura ao prato.
  5. Guacamole: Um guacamole caseiro, preparado com abacate maduro, tomate, cebola, coentros e limão, é uma opção saborosa e refrescante para acompanhar os hambúrgueres de atum.
  6. Legumes grelhados: Legumes grelhados, como curgete, berinjela, pimentos e cogumelos, são uma excelente opção para complementar o sabor dos hambúrgueres de atum. Tempere-os com azeite, sal e pimenta antes de grelhar.
  7. Vinagreta de manga: Uma combinação surpreendente e tropical é a vinagreta de manga. Misture cubos de manga madura com cebola roxa, coentros, limão e um toque de malagueta picada.
  8. Arroz integral: Arroz integral cozido é uma ótima opção para acompanhar os hambúrgueres de atum, proporcionando um equilíbrio entre proteínas e hidrato de carbono.
Lembre-se de que as opções de acompanhamento são versáteis e você pode escolher aquelas que mais lhe agradam. Aproveite a sua refeição e desfrute dos sabores únicos dos hambúrgueres caseiros de atum!

Partilhe esta receita nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest

Veja também...

6 comentários para “Hambúrguer de Atum <br> com Vinagreta de Limão”

  1. Obrigado Clara, mais uma vez. Era mesmo aquilo que hoje procurava, uma refeição simples e rápida e muito saborosa (como sempre). Cá em casa já foi eleita “A Chef”. Tudo o que é receita sua é sinónimo de bom. Boas Férias, regresse com força pra trazer coisas novas e mais… 150 anos de boa disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.