Carregado de antioxidantes, pode ser usado adoçante para ser apreciado por diabéticos ou por quem esteja preocupado com a linha.
Gelado de Mirtilo e Iogurte

Quando chega o Verão, há duas frutas que nunca faltam aqui por casa: as cerejas de Alcongosta, que o meu querido amigo Gabriel Diogo faz sempre questão de me enviar… e os mirtilos, que a minha querida amiga Fati Martins nunca me deixa faltar.

Todos os anos dou voltas e mais voltas para inventar algo de novo.
Desta vez saiu um gelado sem natas, que ganha cremosidade graças ao iogurte.

É um delicioso frozen yogurt.

Optei por adoçá-lo com açúcar – sabe-se lá porquê!!!??? Ai Clara Clara… – mas a verdade é que, quando o meu pai está comigo, opto por fazê-lo com adoçante. Sendo ele diabético, fica sempre super feliz por poder comer sobremesa.

Há várias opções no mercado, como o açúcar de eritritol e stevia ou o xilitol. Além disso, também se pode usar a Geleia de Agave ou o açúcar de coco, mas com mais cuidado.
Com estas opções, o melhor é adoçarem e provarem até acharem que já está bom.

A minha máquina de gelados é uma preciosa ajuda, mas sem máquina também se faz, só dá mais um pouquinho de trabalho. No texto da receita explico como.

Se gostam de gelados de fruta sem natas, não deixem de espreitar o Gelado de Kiwi ou o Gelado de Framboesa e Iogurte.

Veja o vídeo desta receita no meu canal

Gelado de Mirtilo e Iogurte
tempo de preparação: 5 MINUTOS + tempo de CONGELAÇÃO
dificuldade: Fácil
rendimento: ~700 ml
Carregado de antioxidantes, pode ser usado adoçante para ser apreciado por diabéticos ou por quem esteja preocupado com a linha.

Gelado de Mirtilo
e Iogurte

Gelado de Mirtilo e Iogurte
Carregado de antioxidantes, pode ser usado adoçante para ser apreciado por diabéticos ou por quem esteja preocupado com a linha.
tempo de preparação: 5 MINUTOS + tempo de CONGELAÇÃO
dificuldade: Fácil
rendimento: ~700 ml

Ingredientes:

  • 450 g de mirtilos, frescos ou congelados
  • 150 a 200 g de açúcar (conforme goste menos ou mais doce)
  • 2 iogurtes naturais (simples ou gregos)
  • Raspa de 1 limão
  • Meia colher de chá de extracto de baunilha

UTENSÍLIOS:

  • Máquina de gelados (recomendado)

Confecção:

  1. Triture muito bem os mirtilos com o açúcar. Passe a mistura por um coador de rede, para reter as cascas, pressionando bem com as costas de uma colher.
  2. Junte os iogurtes, raspa de limão e extracto de baunilha e envolva, com vara de arames, até desaparecerem os grumos do iogurte. Coloque no congelador durante 15 a 20 minutos para ficar bem frio. Depois verta na taça da máquina de fazer gelados e siga as instruções do fabricante.
  3. Quando pronto, dependendo da consistência, sirva de imediato ou coloque num recipiente, cubra com película aderente, e leve ao congelador para prender mais um pouco.
No caso de não ter máquina e querer fazer à mão:
  1. Coloque a mistura numa taça, cubra, e leve ao congelador.
  2. Mexa a mistura a cada 30 ou 45 minutos para evitar a formação de cristais.

Notas:

  • Para mexer, pode usar a batedeira eléctrica de mão com os acessórios de bater claras, para garantir uma mistura mais uniforme. Faça este processo umas 3 ou 4 vezes. Depois de mexer pela última vez, verta a mistura num recipiente mais pequeno, alise, cubra e leve ao congelador. Retire 15 minutos antes da hora de servir.

Outras informações:

6 comentários para “Gelado de Mirtilo <br> e Iogurte”

    1. Olá Ana! Pode usar desde que tenha um triturador potente, mas acho difícil que fique no ponto de se comer logo. A menos que reduza o iogurte. No entanto, para ter um gelado muito cremoso eu passo a fruta triturada pelo coador para reter a casca e com esse método não dá para ficar pronto na hora.

    1. Pode fazê-lo se gostar da mistura de sabores. Pessoalmente prefiro adoçar com algo de sabor mais neutro para não ofuscar o sabor do mirtilo.

  1. Maria Aura Pestana

    Olá,
    Obrigada pelas receitas saborosas que me envia. Referente aos gelados preciso de uma informação: na fruta com casca (mirtilos) posso usar a centrifugadora que separa as cascas da polpa e depois triturar com o açúcar?
    Grata
    Aura Pestana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.