O Verão pede sobremesas frescas e desta vez decidi surpreender-vos com um gelado improvável.
Há umas semanas, uma seguidora enviou-me uma story do Instagram de uma blogger britânica que apresentava uma deliciosa sobremesa gelada onde o grão se destacava. Fiquei intrigada, porque havendo receitas doces com grão como tartes e azevias, a verdade é que nunca tinha colocado a possibilidade de se fazer também um óptimo gelado.
Depois de ver a sugestão, comecei a pesquisar e descobri uma imensidão de receitas, sobretudo veganas, usando esta maravilhosa leguminosa, de sabor neutro, que garante uma consistência densa e cremosa numa sobremesa como esta.
Gelado inclusivo
Nestes tempos em que nos defrontamos tantas vezes com familiares e amigos com intolerâncias alimentares, este gelado pode ser saboreado por todos – não tem lactose ou proteína de leite, não tem glúten, não tem ovos, não tem açúcar refinado, o que o torna adequado também para pessoas com diabetes, com conta, peso e medida, naturalmente.
Quais os ingredientes?
Apenas 6 ingredientes.
Possíveis substituições
Tudo é possível, lembrando-nos que irão interferir com o sabor, nem melhor nem pior, mas diferente:
- Se não tiverem tâmaras poderão usar outras frutas secas e rehidratadas, macias, como ameixas, alperces, figos, etc. Em alternativa poderão usar qualquer açúcar ou adoçante a gosto.
- Nem todos gostam de leite de coco, por isso, em alternativa qualquer leite ou natas de origem animal ou vegetal funcionarão.
- A manteiga de amendoim pode ser substituída por qualquer outra manteiga de frutos secos, como manteiga de amêndoa ou de caju.
Passo-a-passo
Trituramos tudo, à excepção do sal. Usei o copo liquidificador neste dia, mas idealmente é melhor usarmos o processador que tem um copo mais largo e uma lâmina maior. A Bimby ou outro robot semelhante, tendo um copo mais largo, também funcionará lindamente.
O objectivo é triturar tudo muito muito bem.
A textura assemelha-se a uma mousse, que transferimos para um recipiente com tampa que possa ir ao congelador e só aí envolvemos as pedrinhas de sal, com a ajuda de uma espátula.
Congelamos com tampa durante 12 a 15 horas.
Para servir, deixamos descansar um pouco sobre a bancada até que a colher de gelado consiga penetrar na mistura e retirar belas bolas de gelado como estas.
Aqui em casa insistiram para colocar umas pepitas de chocolate e regar com molho de chocolate.
Adoram chocolate e o chocolate também adora este gelado de grão! E o molho de caramelo também combina lindamente.
O R. – que não é nada fã de receitas com grão-de-bico – gostou imenso deste gelado e até me ajudou a tirar estas fotografias.
Gostam de grão? Aqui vos deixo mais sugestões:
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
4 comentários para “Gelado de Grão <br> e Manteiga de Amendoim”
Gosto imenso de tudo quanto partilha.
Gratidão!☺️✨
Obrigada Teresa!
Olá Clara de Sousa
Este gelado parece-me muito bem, ainda por cima porque sou intolerante à lactose. Como não aprecio grão estou a pensar fazer com feijão branco, que acha e terei que fazer algum ajuste?
Muito obrigada e beijinhos
Madalena Gonçalves
Olá Madalena. Eu acredito que o feijão branco é a melhor opção. Há um gelado japonês que faço de vez em quando com feijão azuki e sim o feijão funciona. Neste caso acredito que não se notará grande diferença. Beijinhos!!