Um hino ao Verão no sabor e na cor. Este gelado de fruta com apenas 4 ingredientes faz-se em 10 minutos.

Assisti entusiasmada ao sucesso que foi o Gelado de Café Superfácil quando publiquei a receita em Maio. Pessoalmente não vivo sem café e adoro gelado de café, mas sempre que vou a uma gelataria não me parece ser dos que mais se vendem. No entanto, a verdade é que as visitas ao site explodiram quando a receita saiu.

Perante tão grande interesse da vossa parte não poderia deixar de partilhar convosco novas receitas de gelados na mesma linha: com poucos ingredientes e facilidade de confecção. Afinal estamos no Verão!

Mesmo não precisando da máquina de gelados, precisamos de outros equipamentos mais comuns: no gelado de café usei uma batedeira de mão para bater as natas. Neste vou usar o processador/triturador. Se tiverem Bimby ou outra máquina do género, com copo largo, e que triture, perfeito! No entanto, não aconselho o uso de um liquidificador, já que é muito estreito e alto, e tem um fraco desempenho com alimentos congelados.

Apenas 4 ingredientes!

Só isto já dá logo vontade de correr para a cozinha para o fazer. A saber:

  • framboesas congeladas
  • manga madura
  • leite condensado
  • sal

Onde está a receita escrita com as quantidades?

A receita deste gelado, bem explicada, com todos os pormenores, está mais abaixo, logo depois do video, e podem imprimi-la se quiserem.

Pronto para congelar em apenas 10 minutos!

Muito rápido mesmo.

Colocamos as frutas no processador…

Trituramos muito bem durante uns 3 minutos, para ficar o mais bem triturado possível.

Juntamos o leite condensado e o sal…

e trituramos durante mais um minuto para tudo ficar bem ligado.

Depois só temos de transferir tudo para um recipiente, cobrir com tampa ou película e congelar durante cerca de 4 horas ou mais.

Na hora de servir deixamos descansar um pouco à temperatura ambiente…

até conseguirmos retirar belas bolas de gelado como estas.

Este é um gelado muito refrescante e pouco doce que destaca muito bem a acidez suave das framboesas. No entanto, se gostarem de gelados bem docinhos, juntem mais leite condensado e vão provando até acharem que está no ponto pretendido.

Com ou sem sementes?

Pessoalmente gosto muito de sentir as pequenas sementes a estalarem na boca. Penso que o gelado fica com uma estrutura mais natural, mas se preferirem um gelado de textura mais macia passem a mistura por um coador nem muito largo nem muito apertado e vão pressionando com as costas de uma colher de pau.

Outros gelados

Tenho no site várias receitas de gelados, uns com uso de máquina, outros sem. Vejam-nas AQUI. 

SE GOSTARAM DESTA RECEITA

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

tempo de preparação: 10 Minutos + 4 horas de congelação
dificuldade: fácil
doses: 5
Um hino ao Verão no sabor e na cor. Este gelado de fruta com apenas 4 ingredientes faz-se em 10 minutos.

Gelado de framboesa e manga
Superfácil

Gelado framboesa manga destaque site
Um hino ao Verão no sabor e na cor. Este gelado de fruta com apenas 4 ingredientes faz-se em 10 minutos.
tempo de preparação: 10 Minutos + 4 horas de congelação
dificuldade: fácil
doses: 5

Ingredientes:

  • 500 g framboesas congeladas
  • 1 manga madura
  • 200 g leite condensado
  • pitada de sal grosso

UTENSÍLIOS:

  • processador/triturador

Confecção:

  1. Corte uma manga (veja COMO ABRIR E CORTAR MANGA), descarte o caroço e retire a casca. No final deverá ficar com cerca de 250 gramas de fruta.
  2. Coloque a manga e as framboesas congeladas no copo do processador e triture muito bem. Pelo meio mexa a mistura para soltar pedaços que possam estar presos na mistura densa.
  3. Junte o leite condensado e o sal e triture mais um minuto para ligar tudo muito bem.
  4. Transfira a mistura para um recipiente que possa ir ao congelador – alguns fios da manga ficam presos na lâmina. Descarte-os. Cubra com tampa ou película e congele durante pelo menos 4 horas.
  5. Na hora de servir retire o gelado um pouco antes para que amacie ligeiramente e se possam retirar bolas de gelado – se estiver muito congelado precisará de uns 20 minutos ou mais à temperatura ambiente.
  6. Sirva em taças ou em cones de baunilha.

Notas:

  • Não é aconselhável o uso de um liquidificador.
  • Pode usar morangos congelados ou uma mistura de frutos vermelhos em vez de framboesas.
  • Pode usar mais leite condensado se gostar do gelado mais doce.
  • Os fios fibrosos da manga ficam agarrados à lâmina – deite-os fora.
  • A dose indicada para 5 pessoas prevê duas boas bolas de gelado para cada uma.

Outras informações:

Perguntei ao ChatGPT se acha que framboesa e manga são frutas que se complementam bem em termos de sabor?

Sim, framboesa e manga podem complementar-se muito bem em termos de sabor. A framboesa tem um sabor levemente ácido e doce, enquanto a manga é doce e suculenta. Essas características contrastantes podem criar uma combinação harmoniosa. A acidez da framboesa pode adicionar um toque refrescante à doçura da manga, resultando numa experiência de sabor equilibrada e deliciosa. Essas frutas podem ser usadas juntas em diversas preparações, como smoothies, sorvetes, saladas de frutas e sobremesas, proporcionando uma mistura vibrante de sabores. No final, a combinação de frutas é uma questão de preferência pessoal, então vale a pena experimentar e descobrir o que lhe agrada mais.

6 comentários para “Gelado de framboesa e manga <br> Superfácil”

  1. Olá Clara, desde já o meu agradecimento por tudo quanto posta para todos nós. Todas as receitas são fantásticas!!
    Hoje é em relação ao gelado, e como há muito que ando para comprar um processador de alimentos, qual a potência que aconselha, a de 900 será suficiente? Estive a ver um da Boche e parecem-me bem, mas confesso que gostava da sua opinião. Muito obrigada pela atenção

    1. Olá Ana, muito obrigada! 🙂 Eu não conheço o processador da Bosch, mas sabemos que é uma marca de qualidade. A minha é da Kenwood e tem taça de 1,5 litros e 1000 w de potência, é o maior processador. Portanto se a versão mais pequena da Kenwood tem 800 w, sim uma de 900 w tem uma boa potência. A potência é importante sobretudo para trabalhar massas mais pesadas. É a força do motor.

  2. Olá minha querida Clara de Sousa, obrigada por nos presentear com todas estas receitas maravilhosas. Quero experimentar os geladinhos , será que o tempo para triturar é o mesmo se fizer na bimby? Obrigada beijinhos
    Paula Cordeiro

      1. Olá, o leite condensado pode ser light ou é melhor o outro?
        O gelado de café ficou maravilhoso. Fiz para o mais que tudo, que deixou o café há ano mas quando come gelado é sempre de café ‍♀️

        1. Liliana pode ser do magro se bem que terá menos cremosidade, mas ficará mais sorbet. Este é muito diferente do de que café, porque não leva natas 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.