Assisti entusiasmada ao sucesso que foi o Gelado de Café Superfácil quando publiquei a receita em Maio. Pessoalmente não vivo sem café e adoro gelado de café, mas sempre que vou a uma gelataria não me parece ser dos que mais se vendem. No entanto, a verdade é que as visitas ao site explodiram quando a receita saiu.

Perante tão grande interesse da vossa parte não poderia deixar de partilhar convosco novas receitas de gelados na mesma linha: com poucos ingredientes e facilidade de confecção. Afinal estamos no Verão!

Mesmo não precisando da máquina de gelados, precisamos de outros equipamentos mais comuns: no gelado de café usei uma batedeira de mão para bater as natas. Neste vou usar o processador/triturador. Se tiverem Bimby ou outra máquina do género, com copo largo, e que triture, perfeito! No entanto, não aconselho o uso de um liquidificador, já que é muito estreito e alto, e tem um fraco desempenho com alimentos congelados.

Apenas 4 ingredientes!

Só isto já dá logo vontade de correr para a cozinha para o fazer. A saber:

  • framboesas congeladas
  • manga madura
  • leite condensado
  • sal

Onde está a receita escrita com as quantidades?

A receita deste gelado, bem explicada, com todos os pormenores, está mais abaixo, logo depois do video, e podem imprimi-la se quiserem.

Pronto para congelar em apenas 10 minutos!

Muito rápido mesmo.

Colocamos as frutas no processador…

Trituramos muito bem durante uns 3 minutos, para ficar o mais bem triturado possível.

Juntamos o leite condensado e o sal…

e trituramos durante mais um minuto para tudo ficar bem ligado.

Depois só temos de transferir tudo para um recipiente, cobrir com tampa ou película e congelar durante cerca de 4 horas ou mais.

Na hora de servir deixamos descansar um pouco à temperatura ambiente…

até conseguirmos retirar belas bolas de gelado como estas.

Este é um gelado muito refrescante e pouco doce que destaca muito bem a acidez suave das framboesas. No entanto, se gostarem de gelados bem docinhos, juntem mais leite condensado e vão provando até acharem que está no ponto pretendido.

Com ou sem sementes?

Pessoalmente gosto muito de sentir as pequenas sementes a estalarem na boca. Penso que o gelado fica com uma estrutura mais natural, mas se preferirem um gelado de textura mais macia passem a mistura por um coador nem muito largo nem muito apertado e vão pressionando com as costas de uma colher de pau.

Outros gelados

Tenho no site várias receitas de gelados, uns com uso de máquina, outros sem. Vejam-nas AQUI. 

SE GOSTARAM DESTA RECEITA