Assisti entusiasmada ao sucesso que foi o Gelado de Café quando publiquei a receita em Maio. Pessoalmente não vivo sem café e adoro gelado de café, mas sempre que vou a uma gelataria não me parece ser dos que mais se vendem. No entanto, a verdade é que as visitas ao site explodiram quando a receita saiu.
Perante tão grande interesse da vossa parte não poderia deixar de partilhar convosco novas receitas de gelados na mesma linha: com poucos ingredientes e facilidade de confecção. Afinal estamos no Verão!
Mesmo não precisando da máquina de gelados, precisamos de outros equipamentos mais comuns: no gelado de café usei uma batedeira de mão para bater as natas. Neste vou usar o processador/triturador. Se tiverem Bimby ou outra máquina do género, com copo largo, e que triture, perfeito! No entanto, não aconselho o uso de um liquidificador, já que é muito estreito e alto, e tem um fraco desempenho com alimentos congelados.
Apenas 4 ingredientes!
Só isto já dá logo vontade de correr para a cozinha para o fazer. A saber:
- framboesas congeladas
- manga madura
- leite condensado
- sal
Pronto para congelar em apenas 10 minutos!
Muito rápido mesmo.
Colocamos as frutas no processador…
Trituramos muito bem durante uns 3 minutos, para ficar o mais bem triturado possível.
Juntamos o leite condensado e o sal…
e trituramos durante mais um minuto para tudo ficar bem ligado.
Depois só temos de transferir tudo para um recipiente, cobrir com tampa ou película e congelar durante cerca de 4 horas ou mais.
Na hora de servir deixamos descansar um pouco à temperatura ambiente…
até conseguirmos retirar belas bolas de gelado como estas.
Este é um gelado muito refrescante e pouco doce que destaca muito bem a acidez suave das framboesas. No entanto, se gostarem de gelados bem docinhos, juntem mais leite condensado e vão provando até acharem que está no ponto pretendido.
Com ou sem sementes?
Pessoalmente gosto muito de sentir as pequenas sementes a estalarem na boca. Penso que o gelado fica com uma estrutura mais natural, mas se preferirem um gelado de textura mais macia passem a mistura por um coador nem muito largo nem muito apertado e vão pressionando com as costas de uma colher de pau.
Outros gelados
Tenho no site várias receitas de gelados, uns com uso de máquina, outros sem. Vejam-nas AQUI.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
6 comentários para “Gelado de Framboesa e Manga”
Olá Clara, desde já o meu agradecimento por tudo quanto posta para todos nós. Todas as receitas são fantásticas!!
Hoje é em relação ao gelado, e como há muito que ando para comprar um processador de alimentos, qual a potência que aconselha, a de 900 será suficiente? Estive a ver um da Boche e parecem-me bem, mas confesso que gostava da sua opinião. Muito obrigada pela atenção
Olá Ana, muito obrigada! 🙂 Eu não conheço o processador da Bosch, mas sabemos que é uma marca de qualidade. A minha é da Kenwood e tem taça de 1,5 litros e 1000 w de potência, é o maior processador. Portanto se a versão mais pequena da Kenwood tem 800 w, sim uma de 900 w tem uma boa potência. A potência é importante sobretudo para trabalhar massas mais pesadas. É a força do motor.
Olá minha querida Clara de Sousa, obrigada por nos presentear com todas estas receitas maravilhosas. Quero experimentar os geladinhos , será que o tempo para triturar é o mesmo se fizer na bimby? Obrigada beijinhos
Paula Cordeiro
Paula claro que sim. Eu refiro isso na receita. Uma bimby é um processador. Triture muitíssimo bem.
Olá, o leite condensado pode ser light ou é melhor o outro?
O gelado de café ficou maravilhoso. Fiz para o mais que tudo, que deixou o café há ano mas quando come gelado é sempre de café ♀️
Liliana pode ser do magro se bem que terá menos cremosidade, mas ficará mais sorbet. Este é muito diferente do de que café, porque não leva natas 🙂