É bom estar de volta depois de umas férias revigorantes. Bem precisava para voltar cheia de energia para os dias de trabalho intenso que tenho pela frente, tanto para o Jornal da Noite como na preparação da 26ª edição dos Globos de Ouro que se realiza a 1 de Outubro. Lá estarei mais uma vez, a dar o meu melhor e sobretudo a divertir-me e a celebrar a excelência de quem, tão merecidamente, é premiado.
Estas quatro semanas de pausa em Agosto deram para muito.
Para descansar um pouco mais do que o habitual e para ler – ainda não acabei mas estou a adorar ESTE LIVRO que me permite perceber mais sobre os jovens portugueses, como o meu avô paterno, que combateram na I Grande Guerra, em França.
Deram ainda para fazer uns dias de praia – a água este ano estava espectacular – e para “pecar” com satisfação a cada dentada naquela única Bola de Berlim comprada no areal que faço questão de comer todos os anos. É um ritual.
Estas férias deram para andar todos os dias de bicicleta e, inevitavelmente, para cozinhar para a família, que por esta altura precisa de uma mesa bem maior.
É uma semana fantástica em que adoro mimar toda a gente ao jantar. Os almoços ficam a cargo da minha sogra, que faz deliciosos assados. Ela prefere receitas de forno e eu de tacho. Com tarefas divididas fica mais fácil.
Nestes jantares, há receitas que repito todos os anos, porque não me perdoariam se não as fizesse. É como se estivessem durante um ano inteiro a aguardar por voltar a prová-las. A mais desejada é sempre a Sopa de Peixe ao Estilo Napolitano. Tãoooo boa!
Nesse período também faço sempre o Pão Rústico Rápido para que haja pão fresco todas as manhãs e às refeições, sobretudo em pratos com molho.
Para sobremesa também nunca pode faltar o Tiramisù ou o Arroz Doce, mas tento sempre acrescentar alguma novidade, quiçá, para criar novos favoritos.
Este ano, também houve o maravilhoso Trifle de Verão com Frutos Vermelhos, a Tarte de Pastel de Nata do meu 1º livro, uma Mousse de Chocolate Tradicional como a minha mãe me ensinou (um destes dias irei colocá-la aqui no site) e um gelado absolutamente irresistível, cuja receita partilho hoje convosco.
Gostaram do Gelado de Café?
Então preparem-se porque este consegue ser ainda mais cremoso graças ao doce de leite. De tal maneira que, mesmo depois de longas horas no congelador, fica pronto a retirar bolas com uma facilidade incrível.
Quais os ingredientes?
Apenas estes três. Verdade! Aqui menos é mesmo mais. E que mais!
Esta é uma versão de atalho em relação às receitas em que é preciso fazer o caramelo salgado e em que é preciso a máquina de gelados. Ora nesta versão, dispensamos ambos.
O Doce de Leite é um extraordinário substituto do Caramelo Salgado – se não encontrarem Doce de Leite podem usar Leite Condensado Cozido, batendo-o muito bem para o amaciar e poder espalhar melhor. Se necessário, junta-se um pouco de leite para ajudar.
Em última análise podemos fazer Caramelo Salgado, não o deixando tão fluído como o habitual.
Passo-a-passo
Começamos por dividir o Doce de Leite: três partes para envolver nas natas e uma parte para espalhar sobre as camadas.
Batemos as natas bem frescas até ficarem firmes, desta forma…
Juntamos as 3 partes de Doce de Leite, que só vai à máquina uns segundos para quebrar um pouco…
E continuamos a envolver tudo à mão, em movimentos circulares de cima para baixo, delicadamente…
até estar tudo bem envolvido e ganhar esta cor de caramelo. Uma verdadeira mousse!
Depois colocamos metade desta mistura num recipiente, espalhamos metade do Doce de Leite restante, passamos com um pauzinho para dar estes efeitos e polvilhamos com metade do sal.
Repetimos o processo numa segunda camada para esgotar os ingredientes.
E pronto é só isto! Tapamos e congelamos durante umas 6 horas pelo menos, até estar pronto a servir com toda esta cremosidade.
Olhem só para os pedacinhos de Doce de Leite a pincelarem todo o gelado! É impossível resistir.
Querem dar textura/crocância a este gelado?
Piquem frutos secos caramelizados – caseiros ou de compra – e envolvam no gelado antes de o transferirem para o recipiente de congelação.
Querem roubar nas calorias?
Mantendo a cremosidade que é fundamental, podemos reduzir a quantidade de doce de leite. Eu não retiraria mais do que 100 gramas, mas façam o teste, provando a mousse, lembrando-se de que ainda será usado mais doce de leite entre camadas.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
26 comentários para “Gelado de Caramelo Salgado”
Alguém me diga o que é Doce de Leite. Obrigado
Rudolfo, tal como refiro no artigo da receita pode fazer com leite condensado. Doce de Leite – https://www.auchan.pt/pt/alimentacao/mercearia/cremes-compotas-e-mel/cremes-de-barrar/doce-bonne-maman-de-leite-380g/1107680.html
Clara, que gelado perfeito e absolutamente delicioso! Eu nunca tinha conseguido fazer um gelado caseiro que não ficasse com cristais de gelo, mesmo batendo várias vezes entre idas ao congelador. Esta textura é tão cremosa, o sabor tão intenso, adorámos todos cá em casa. Muito grata!
Ah, fiz com o doce de leite do Continente, está ao pé dos frascos de mel e das compotas de frutas.
Que bom Joana! De facto estes não precisam, mas é fundamental usar natas gordas, caso contrário isso pode acontecer. O doce de leite é o mais indicado mas o leite condensado cozido acaba por funcionar também de acordo com muitas pessoas que já o fizeram; é uma alternativa! Agora tem de testar o de café e o de choco e manteiga de amendoim 🙂 Obrigada!
Olá Clara muito obrigada pela partilha das suas receitas. Neste momento estou interessada na receita do gelado de caramelo salgado. Fiz meia receita com leite condensado cozido. Muito bom. Agora gostava de experimentar com creme de leite mas não tenho encontrado. Pode dizer-me aonde compra. Muito obrida
Não é creme de leite é doce de leite, certo? Veja no supermercado, já houve quem dissesse que comprou no continente junto aos potes de doces e mel, também já vi no Auchan, os meus comprei no Lidl e no Aldi, mas são produtos que aparecem apenas esporadicamente. É uma questão de ir procurando Graça.
Obrigada Clara.
Olá Clara,
Mais uma receita das suas, feita e aprovadíssima! Que delícia de gelado, todos adoraram. Fiz com leite condensado cozido e saiu muito bem. Obrigada pela partilha.
Perfeito Elsa! Obrigada! 🙂
Não gosto de natas, tenho aversão ao sabor, costumo usar natas de soja e para bolos , natas vegetais, será que podem ser substituídas, as natas gordas por natas vegetais?
Obrigada!
Sim Sandra, desde que sejam vegetais indicadas para chantilly. É a sua melhor opção. Depois diga como ficou. 🙂
Olá, tive de fazer com leite condensado cozido porque não encontrei doce de leite…. Ficou divinal. Éramos sete à mesa e todos aplaudiram, obrigada
Que bom, maravilha!! Obrigada!
Oh Clara,
Que tentação e tão fácil de confecionar, mais uma delícia!
Obrigadaaa
Beijinho e desejo de bom retorno ao trabalho de que muitos de nós apreciamos.
Bem haja!
Obrigada Ilda!
Olá Ana poderia de vez em quando faze receitas sem lactose pois sou alergica e por vezes tenho dificuldade em adaptar as receitas com ingredientes sem lactose e assim facilitaria-me a vida a mim e muitas mais pessoas como eu, obrigada
Olá Leonor, as receitas sem lactose são as mais fáceis de adaptar já que há leites, natas e iogurtes sem lactose. A manteiga não tem nada considerado relevante. Basta substituir.
Uma verdadeira delícia . Refrescante e de chorar por mais!
De facto, uma perdição 🙂 Obrigada!
Obrigada Clara, por este gelado caramelo salgado! Fantástico!!
As receitas( que já fiz muitas) são excelentes e as dicas, as dicas tão importantes ou mais que a receita!
Muito grata.
Que bom que gostou Anabela. E ainda por cima tão fácil 🙂 Muito obrigada!
Bom dia Ana Pires, pode encontrar no Continente ou no Mercadona
Boa noite Clara,
Antes de mais, muito obrigada pelas receitas que gentilmente partilha. Tenho tudo guardado, numa pasta intitulada “Receitas da Clara”. Claro que vou experimentar este gelado de caramelo salgado ☺️ .
Tudo o que experimento, sai bem. É tudo óptimo. E como eu, não tenho paciência nenhuma para a cozinha, mas tenho que cozinhar…, gosto de pratos simples, fáceis e gostosos. E das suas receitas, escolho sempre um prato e uma sobremesa, por exemplo, e fico feliz porque como tem receitas fáceis e rápidas faço um brilharete. De vez em quando, lá coloco na mesa uma sobremesa à moda da Clara, como costumo dizer.
Bem já falei muito, mas não me posso “despedir”, sem lhe desejar uma boa reentrada ao seu trabalho, principalmente
ao jornal da noite, que vejo sempre, e dia 1 de Outubro cá estarei para a ver brilhar nos globos de ouro da Sic.
Felicidades !
Olá Isilda. Muitíssimo obrigada por toda a sua simpatia. Fico feliz por saber que tem sucesso com estas receitas. Fácil fácil este gelado, não tenho dúvidas de que os gulosos de casa vão adorar. Um grande beijinho!!!
Olá Clara,
Adoro as duas receitas. Sempre que penso em fazer algo diferente venho sempre primeiro ao seu site, ver que receitas tem disponíveis para aquele ingrediente em específico. Quero experimentar este gelado, mas tenho uma questão, onde se compra esse doce de leite? Obrigada pelas partilhas!
Olá Ana. Eu encontrei mas promoções do lidl e Aldi mas não têm sempre. Se vir nos sites do Auchan ou Continente vai encontrar. Obrigada!