Os dias quentes pedem sobremesas frescas e simples. Por isso, e porque também tenho tido pouco tempo para cozinhar, decidi fazer esta semana um gelado que até uma criança consegue fazer de tão simples que é a receita.

Quem gosta de café?

Eu sou uma apreciadora incondicional, desde tenra idade. Bebo sempre o meu café da manhã mais cheio e vários cafés mais curtos ao longo do dia. Nunca me senti mais acelerada por causa da cafeína nem nunca tive dificuldade em adormecer depois de beber o meu café da noite.

Nem todos são assim, cada organismo reage à sua maneira, e nem todos têm indicação para beber café. Mas eu, sendo uma apreciadora confessa, não poderia deixar passar esta receita que, na minha opinião, fica muito bem equilibrada nos sabores: o doce, o salgado e o sabor do café. É claro que indico a opção para a versão mais suave e a mais potente e só têm de fazer como mais gostarem.

Quais os ingredientes?

Apenas 5 ingredientes, sendo que as natas devem estar bem frescas.

Onde está a receita escrita com as quantidades?

A receita deste Hambúrguer de Porco Desfiado, bem explicada, com todos os pormenores, está mais abaixo, logo depois do video, e podem imprimi-la se quiserem.

Passo-a-passo

A primeira coisa a fazer é misturar o extracto de baunilha, com o sal e o café desfazendo qualquer grumo que possa formar-se.

Depois mistura-se o leite condensado e as natas.

E finamente só temos de bater esta mistura com varas (usei a batedeira de mão) durante uns 3 ou 4 minutos, para a deixar mais cremosa e densa.

Daqui segue para um recipiente com tampa e coloca-se no congelador durante umas 5 a 6 horas. Não há necessidade de mexer a mistura nesse tempo.

Retira-se uns 15 minutos antes de servir, para ficar mais macio e para que a colher de gelado consiga formar lindas bolas como esta.

É incrível o sabor e a textura deste gelado de café. A simplicidade no seu melhor.

Eu opto por colocar uns grãos de café (só por graça), mas podem enriquecer o conjunto com outras texturas, por exemplo frutos secos tostados em pedacinhos (noz, avelã, etc) ou hmmmmmm uns pedacinhos de chocolate. Fica sempre bem.

No meu site tenho várias outras receitas de gelados, muitas delas usando a máquina de gelados. Tenho gelados com e sem açúcar, a pensar nas pessoas com diabetes ou naquelas que não comem açúcar.

Vejam-nas AQUI.

SE GOSTARAM DESTA RECEITA