Os dias quentes pedem sobremesas frescas e simples. Por isso, e porque também tenho tido pouco tempo para cozinhar, decidi fazer esta semana um gelado que até uma criança consegue fazer de tão simples que é a receita.
Quem gosta de café?
Eu sou uma apreciadora incondicional, desde tenra idade. Bebo sempre o meu café da manhã mais cheio e vários cafés mais curtos ao longo do dia. Nunca me senti mais acelerada por causa da cafeína nem nunca tive dificuldade em adormecer depois de beber o meu café da noite.
Nem todos são assim, cada organismo reage à sua maneira, e nem todos têm indicação para beber café. Mas eu, sendo uma apreciadora confessa, não poderia deixar passar esta receita que, na minha opinião, fica muito bem equilibrada nos sabores: o doce, o salgado e o sabor do café. É claro que indico a opção para a versão mais suave e a mais potente e só têm de fazer como mais gostarem.
Quais os ingredientes?
Apenas 5 ingredientes, sendo que as natas devem estar bem frescas.
Passo-a-passo
A primeira coisa a fazer é misturar o extracto de baunilha, com o sal e o café desfazendo qualquer grumo que possa formar-se.
Depois mistura-se o leite condensado e as natas.
E finamente só temos de bater esta mistura com varas (usei a batedeira de mão) durante uns 3 ou 4 minutos, para a deixar mais cremosa e densa.
Daqui segue para um recipiente com tampa e coloca-se no congelador durante umas 5 a 6 horas. Não há necessidade de mexer a mistura nesse tempo.
Retira-se uns 15 minutos antes de servir, para ficar mais macio e para que a colher de gelado consiga formar lindas bolas como esta.
É incrível o sabor e a textura deste gelado de café. A simplicidade no seu melhor.
Eu opto por colocar uns grãos de café (só por graça), mas podem enriquecer o conjunto com outras texturas, por exemplo frutos secos tostados em pedacinhos (noz, avelã, etc) ou hmmmmmm uns pedacinhos de chocolate. Fica sempre bem.
No meu site tenho várias outras receitas de gelados, muitas delas usando a máquina de gelados. Tenho gelados com e sem açúcar, a pensar nas pessoas com diabetes ou naquelas que não comem açúcar.
Vejam-nas AQUI.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
24 thoughts on “Gelado de Café”
Clara, dá para fazer com café expresso em vez de café solúvel? Que adaptações são necessárias?
Isabel, o problema é o mesmo do molho do bife, o café deixa um sabor muito forte. O que eu faria? Para improvisar 🙂 seria: faria um café expresso curto e usaria apenas metade às natas e leite condensado para bater. Já perto do final provaria para perceber se precisaria de mais sabor a café e acrescentaria pouco a pouco ainda enquanto a máquina estivesse a bater. Veja se funciona. Obrigada!
Aprovado Clara.
Simplesmente delicioso!!!
Obrigada Eliana! 🙂
Olá Clara!
Fiz o seu gelado e lá em casa, todos achámos espectacular.
Sabor, textura…., tudo bom!
Obrigada
Maravilha! obrigada Ana! 🙂
Olá Clara. Adorei este gelado mas como o meu marido é intolerante à lactose, usei leite condensado de coco. Ficou super bom. Obrigada pelas dicas e receitas.
Ana
Que excelente alternativa Ana! Ainda bem que hoje já as temos. Obrigada! 🙂
Olá Clara de Sousa. Eu sou muito esquisita com os gelados pois acho-os muito doces mas dos de café eu gosto. Então fiquei com vontade de fazer este seu, mas queria tirar umas dúvidas: o extrato de baunilha não pode ser substituído por outra coisa? (Não gosto de baunilha) e o leite condensado (também fujo de sobremesas com leite condensado kkk) não fica muito doce? Desculpe, não quero desvirtuar o seu gelado que tem um ótimo aspeto, por isso estou tentada a fazer, mas não consigo mesmo comer coisas muito doces.
Obrigada pela sua atenção e deliciosas receitas
Um bom fim de semana
Olá Fernanda. O extracto pode retirar mas o leite condensado é fundamental para a textura deste gelado. Pessoalmente não acho muito doce. Se prefere outro tipo de gelados pode fazer pesquisa e encontra vários que são alternativas a este.
vou fazer nunca fiz gelado mas vai ser desta vez!
Olá Clara!
Mais uma receita simples , mas, DELICIOSA
Como não tenho batedeira, converti a receita para a Bimby , misturei o extrato de baunilha com o sal e o café solúvel ( 30seg velocidade 5); juntei o leite condensado mais as natas (10 seg velocidade 5); e por fim, coloquei a borboleta e bati( 2 minutos velocidade 3) , estando o copo e as natas bem frios.
Obrigada Clara por mais esta receita
Perfeita opção para o uso da bimby 🙂 que bom que gostou Ilda! Obrigada!
Eu é que agradeço!
Com a correria do dia a dia, muitas das vezes somos pouco criativas e é sempre bom termos as suas dicas que nos facilitam a vida. Bem haja!
No entanto hoje apreciei melhor esta iguaria e é realmente deliciosa, apenas retiraria um pouco de tempo na altura de bater na Bimby, não 2 minutos mas sim 1 minuto e meio.
Boa tarde Clarinha. Permita que a trate assim pois podia ser sua mãe. Sou uma sua fã incondicional e faço mtas receitas que publica. Todas com mto sucesso. Hoje vou experimentar o seu gelado de café, que me parece maravilhoso. Mas vi que apresenta o seu gelado numa caixa inox fantástica, a lembrar as das lojas de gelados. Será que me pode dizer onde a adquiriu? Obrigada desde já. Tenha um óptimo fim de semana
Olá Clara. Há recipientes destes de vários tamanhos na Makro. Foi onde comprei. São recipientes muito usados em cozinhas profissionais.
Olá querida Clara.
Adorei esta receita mas…há sempre um mas
Não posso comer natas ,porque ne fazem mal e agora sigo uma dieta vegetariana.Como mais vegetais e leguminosas ,adaptando muitas das suas receitas.A questão é , poderei usar leite condensado e natas vegetais vegan?,
Obrigada e muitas felicidades pessoais e profissionais.Beijinhos
Olá Margarida! Se as natas vegetais ficarem bem cremosas qd batidas, sim sem dúvida. 😉
A quantidade de leite condensado é mais ou menos metade de uma lata pequena. O que fazer para aproveitar o restante? Ou sabe se é possível congelar?
Obrigada.
Sim Ana. Eu nunca congelo porque ele aguenta bastante no frigorífico. Mas porque não fazer duas doses? Assim despacha logo a lata toda 🙂
Muito obrigada por tanta partilha. De tão bem explicado até parece fácil.Beijinhos e muita sorte.
Mas é mesmo 🙂
Olá bom dia!
Fiz neste fim de semana e ficou maravilhosooooooooo. Obrigada Clara de Sousa sou sua fã, beijinhos e muitas felicidades.
Mesmo fácil e bom 🙂 obrigada Ana!