Deliciosos peitos de frango com mozzarella, aconchegados por tomates-cereja assados com molho balsâmico de alho, ervas e mel.

O frango é uma carne presente com regularidade na minha alimentação e tento sempre encontrar sabores diferentes que a possam enriquecer.

Sendo uma carne de sabor suave, incorpora muito bem os temperos que lhe queiramos juntar.

Esta combinação é m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a!

Tomate, manjericão e vinagre balsâmico nunca nos deixam ficar mal.

E depois… ahhhhhh… depois aquele queijo mozzarella derretido sobre a carne… palavras para quê?

Há uns tempos o meu pai trouxe-me uma caixa de tomates-cereja da sua horta.

Biológicos. Firmes. Doces.

Não perdi tempo e preparei esta receita para o almoço do dia seguinte.

Tinha todos os ingredientes em casa – são ingredientes básicos – e o resultado não podia ser melhor, pelo sabor e pelo aspecto – um prato cheio de cor!

Além disso, usamos apenas um tabuleiro, o que significa que não há muita loiça para lavar.

O ideal é usarem peitos pequenos, mas se os peitos forem daqueles bem grandes devem cortá-los ao meio para ficarem mais finos.

Como acompanhamento recomendo massa, arroz, quinoa ou simplesmente vegetais cozidos a vapor.

Esta é uma receita ideal para quem não seja craque na cozinha, mas goste de fazer brilharetes sem ter muito trabalho.

É isto!
Perfeito!

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 15 minutos
a marinar: 30 minutos
tempo de forno: 25 minutos
tempo total: 1 HORA 10 MINUTOS
dificuldade: fácil
doses: 4
Deliciosos peitos de frango com mozzarella, aconchegados por tomates-cereja assados com molho balsâmico de alho, ervas e mel.

Frango Mozzarella com Tomate-Cereja em Molho Balsâmico

destaque site
Deliciosos peitos de frango com mozzarella, aconchegados por tomates-cereja assados com molho balsâmico de alho, ervas e mel.
tempo de preparação: 15 minutos
a marinar: 30 minutos
tempo de forno: 25 minutos
dificuldade: fácil
doses: 4

Ingredientes:

MARINADA

  • 4 peitos de frango (125 a 150 g cada)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de vinagre branco
  • 3 dentes de alho picados finamente
  • 1 colher de chá grãos pimenta-rosa desfeitos grosseiramente
  • Ervas mediterrânicas, a gosto

TOMATE EM MOLHO BALSÂMICO

  • 400 g de tomates-cereja, cortados ao meio
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
  • 1 colher de sopa de mel
  • 3 dentes de alho picados finamente
  • 2 colheres de sopa de manjericão fresco picado
  • ½ colher de sopa de tomilho fresco picado
  • Sal q.b.
  • 150 g de queijo mozzarella ralado
  • Manjericão fresco picado q.b. para finalizar

UTENSÍLIOS:

  • tabuleiro de forno

Confecção:

  1. Coloque todos os ingredientes da marinada num saco e junte os peitos. Feche o saco muito bem, massaje para que a marinada cubra toda a carne. Deixe marinar durante meia hora.
  2. Coloque os tomates-cereja (lavados e cortados ao meio) num tabuleiro de forno. Junte-lhe todos os temperos, à excepção do queijo e envolva tudo muito bem.
  3. Abra um espaço no meio, empurrando os tomates para as extremidades, e coloque aí os peitos de frango. Salpique os peitos com um pouco de sal.
  4. Leve a forno pré-aquecido a 220º C durante 20 minutos.
  5. Retire do forno, cubra generosamente cada peito com mozzarella, polvilhe com manjericão, e leve de novo ao forno durante 5 minutos, na função grill, para derreter o queijo e tostar ligeiramente.
  6. Sirva com massa, arroz, quinoa ou apenas vegetais cozidos a vapor.

Notas:

  • Pode marinar a carne até duas horas antes.

Outras informações:

45 comentários para “Frango Mozzarella com Tomate-Cereja em Molho Balsâmico”

  1. Pois é, parece que poucos homens conhecem este excelente blog. Colecciono todas as suas receitas Clara e faço sempre sucesso lá em casa.
    Tenho um livro de excell onde adiciono várias receitas mas estas, catalogo-as com o nome da autora pois sei que mesmo sendo uma estreia, não irá correr mal.

    E que dizer do Baileys caseiro que fiz para a passagem de ano. Usei um whisky de 12 anos e ai que aquilo estava poderoso. Os convidados não estavam habituados, tive de colocar mais natas 🙂

    Obrigado pela sua dedicação, aqui e no seu trabalho profissional.

    Ricardo

      1. Esta também vou fazer de certeza, com acompanhamento para os meus rapazes(se calhar um Bulgur) e para mim com umas tostas de pão caseiro…só estou com uma duvida …cerveja gelada ou vinho tinto .

        1. Pedro a opção de acompanhamento é mesmo ao gosto de cada um. O bulgur como fica sequinho vai apreciar este molho. Quanto ao resto eu voto no tinto ou branco.

  2. Bom dia Clara 🙂
    Mais uma segestão experimentada e bem sucedida (modestia à parte) ;p
    Fácil de fazer e muito saborosa! Pequei apenas pelo queijo mozzarela, que pus pouco com receio de por em excesso, da próxima não falha!
    Obrigada

  3. Humm, cá em casa ficamos fãs, é simplesmente delicioso e muito fácil de fazer. Uma sugestão agradável, bonita e económica para um jantar de amigos.

  4. Adoro as suas ideias! Ainda hoje a sua mousse de lima é rainha cá em casa!
    No outro dia no programa sociedade civil na 2 dava um programa sobre Mel, convido- a a ver, certamente deixará de usar esse de supermercado que é tudo menos mel e os seus pratos ficarão ainda mais deliciosos… E já agora mel de medronho para a culinária é muito bom!
    Obrigada pelas receitas

  5. Deparei-me com este blog maravilhoso à pouco tempo e é uma delícia, tanto na leitura como no sabor das receitas que vou recriando em casa. Esta foi uma delas, todos cá em casa adoraram! Obrigada pela partilha e pela inspiração 🙂

  6. Clara, sou grata pela partilha de tanta receita saborosa, diversificada, fácil de colocar em prática e tudo bem explicadinho para principiantes e não só.
    Grata, sempre <3

  7. Obrigado Clara,pela partilha da receita de peitos de frango com mozzarella, é delicioso ,foi hoje o nosso almoço, agora vou experimentar o salmão ,tbm me parece muito bom , só agora a comecei a seguir o seu blog ,um grande bem haja beijs

  8. Clara.. a minha carne de eleição é frango !!! Por isso esta receita já tenho agendada !!! Para além da receita minuciosamente explicada…tem uma fotografia fantástica….fica-se a salivar em segundos !!!! 🙂
    Obrigada pela partilha!!!

    1. É mesmo deliciosa. Faça como digo. Se os peitos forem muito grandes corte-os – o ideal são os pequenos – para ficarem cozinhados no ponto e suculentos. Obrigada!

    1. Bróculos, bimi, couve-flor, espargos (todos previamente bem escaldados). Couves-de-bruxelas (já meio cozinhadas). A diferença é que o tomate larga líquido e é bom para cozinhar. Se calhar tem de colocar um pouco de água ou de vinho branco no fundo do tabuleiro. Mas os peitos ficam óptimos desde que não se cozinhem demasiado.

    1. Olá Susana. Aqui acho que não dá. Mas no FB sim. Aliás eu publico sempre um dossier com as vossas fotos. Siga-me lá se tiver FB. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *