Há mil e uma maneiras de cozinhar frango, tantas ou mais do que o bacalhau, e esta é mais uma sugestão que vos deixo para diversificarem e surpreenderem a família.

Esta é a prova de que o frango assado não tem de ser só o aborrecido e repetitivo frango assado. Pode ser mais, sem grande trabalho extra.

Só precisamos de pernas de frango – coxas e perninhas, só coxas, só perninhas, é como gostarem mais. Contem com uma perna inteira por pessoa ou se usarem de umas e outras contem com 250 gramas por pessoa.

De um lado e de outro, têm de ser bem temperadas com sal, pimenta e ervas de Provence, ou outras ervas secas da vossa preferência.

Segue-se um passo fundamental – dourar bem o frango de ambos os lados numa frigideira antes de o transferir para um tabuleiro para acabar de assar no forno.

Naqueles 20 minutos em que está no forno, fazemos o molho de cogumelos que é muito simples. Aconselho-vos a usarem cogumelos frescos para terem um molho de qualidade.

E pronto…

Assim que o frango sai do forno com aquela pele bem estaladiça e tostadinha…

… só temos de regá-lo com o molho, polvilhar com salsa fresca picada e servir de imediato.

Tão simples, tão rápido e tão bom!

O clássico Frango de Fricassé e a Tomatada de Frango com Azeitonas são outras duas excelentes alternativas para usarem as pernas de frango.