Finalmente de regresso a este cantinho de culinária, depois de três semanas completamente focada no trabalho… e é um regresso especial neste dia 29 de fevereiro em que a minha mãe, se fosse viva, faria 80 anos.

Uma nova energia também com a proximidade da chegada da Primavera, a minha estação favorita.

É a estação em que a vida desponta, em que tudo se renova e floresce… se bem que com todas as alterações climáticas, a flora está a despontar antes do tempo habitual. A natureza fica confusa com estas situações anacrónicas. Até nós, por vezes.

Mas vamos lá à receita que é mesmo o que me traz aqui semanalmente.

Outra vez frango?

Pois, outra vez… mas esta receita é daquelas que marca mesmo a diferença e para quem consome frango regularmente é uma bela forma de o apresentar com outras texturas e sabores.

Quais os ingredientes?

Ingredientes básicos, à excepção dos cogumelos que usei, Portobello, se bem que podemos usar qualquer cogumelo. Os mais comuns, sejam brancos ou marron, servem perfeitamente. Só temos de os comprar inteiros para os cortarmos em pedaços generosos.

ONDE ESTÁ A RECEITA ESCRITA COM AS QUANTIDADES?

A receita deste Frango Panado com Espinafres e Cogumelos, bem explicada, com todos os pormenores, está mais abaixo, logo depois do video, e podem imprimi-la se quiserem.

Passo-a-passo

Os Portobello são grandes e carnudos e deixei-os em pedaços maiores. Se usarem outros mais pequenos tentem cortar apenas ao meio ou em quatro, mas se só tiverem já fatiados está tudo bem na mesma.

Os peitos de frango também são cortados ao meio para terem alguma grossura. Se forem muito grandes até podem render 3 bons bifes.

Não usem bifes finos. Aqui queremos a carne mais alta para garantir maior suculência.

Os bifes são temperados apenas com sal e pimenta e passados por farinha de trigo. Se houver intolerância ao glúten, basta usar farinha sem glúten.

Hora de cozinhar

Numa frigideira grande ou numa caçarola como esta, derretemos uma colher de sopa de azeite com a manteiga, até ficarmos com uma manteiga dourada, com estes pedacinhos escuros. Dá um sabor muito bom!

Fritamos toda a carne em lume forte numa única camada durante cerca de 2 minutos, até dourar ligeiramente.

Viramos e fazemos o mesmo do outro lado. É muito importante que a carne não cozinhe totalmente. Só tem de dourar ligeiramente. Se abrisse um destes bifes ele estaria ainda bem rosado por dentro.

Retiramos os bifes para um prato e colocamos os cogumelos a fritar, sem acrescentar qualquer gordura ou tempero, mexendo regularmente para não queimarem.

Quando estiverem dourados e mais macios, regamos com mais uma colher de sopa de azeite, envolvemos bem e retiramos para um prato.

Na mesma caçarola, em lume mais brando para não queimar, colocamos mais uma colher de sopa de azeite para refogar por breves segundos o alho bem picado e as folhas de tomilho fresco.

Acrescentamos o caldo de frango, caseiro de preferência. Deixamos fervilhar uns segundos, raspando o fundo para soltar o que esteja agarrado e juntamos o queijo-creme, mexendo até derreter.

Colocamos as folhas de espinafres, tapamos e deixamos cozinhar uns dois minutos…

até ficarem murchas.

Envolvemos os cogumelos e colocamos o frango e respectivos sucos, abrindo espaço entre os espinafres. Tapamos e deixamos cozinhar mais uns três minutos.

Passado esse tempo, provamos o molho e adicionamos sal e pimenta a gosto.

Desligamos o lume, regamos com o sumo de limão e polvilhamos com parmesão ralado.

Está pronto a servir!

Segue para a mesa com arroz branco e parmesão extra para quem quiser reforçar.

Uma delícia!

Outras receitas com peitos de frango

Há várias, para todos os gostos. Espreitem AQUI!

SE GOSTARAM DESTA RECEITA