Pura comida de conforto para dias mais frios. Receita económica, deliciosa e com a consistência perfeita, ideal para toda a família.

Nos últimos tempos, muitas pessoas têm-me pedido receitas económicas e de preferência feitas no fogão, devido à apertada gestão do orçamento familiar, especialmente agora que o cabaz alimentar está mais caro do que nunca.

Sabemos que não é fácil ter de fazer escolhas para esticar o salário até o final do mês sem deixar faltar nada essencial, mas é possível com um pouco de criatividade, mesmo quando temos menos tempo e precisamos de encontrar soluções.

É por isso que hoje partilho convosco uma receita de frango bem cremoso com acompanhamento incluído. Tudo feito num único tacho, directamente do fogão para a mesa.

Além disso, ainda estamos no inverno, e nos dias e noites mais frios, não há nada melhor do que um bom prato de comida reconfortante e rápida. E se essa refeição a baixo custo tiver um toque refinado e uma textura cremosa, melhor ainda, certo?

Quais os ingredientes?

Os ingredientes são básicos e acessíveis.

  • um frango inteiro que fica mais em conta e só precisamos de o desmanchar – eu ensino como AQUI
  • caldo de frango feito com ossos e peles – ensino como AQUI
  • vinho branco para deglacear o tacho e incorporar alguma acidez
  • batata, cenoura, cogumelos cortados, para uma refeição completa
  • cebola, alho, tomilho e louro para dar mais sabor
  • azeite
  • farinha e natas de culinária para criar uma textura cremosa
  • sal e pimenta-preta
  • salsa ou coentros para polvilhar no final e dar frescura

Tudo por 9 euros!

Acreditem! Para fazer escolhas económicas sem sacrificar a qualidade, as marcas próprias dos supermercados são bastante competitivas. É também possível encontrar bons vinhos em promoção a cerca de 3 euros por garrafa – só precisamos de 250 ml para esta receita.

Feitas as contas, esta receita para 4 pessoas fica em 9 euros, apenas 2,25 euros por pessoa, excluindo o gasto com gás ou electricidade.

Passo-a-passo

Para criar este prato delicioso, começamos por desmanchar o frango, que temperamos logo com sal e pimenta-preta.

Com os ossos do peito e das costas, mais alguns pedaços de pele, fazemos o caldo.

Enquanto o caldo ferve, cortamos os legumes

e preparamos os restantes ingredientes, para que tudo esteja pronto a entrar, sem esperas. Chama-se a isto mise en place e é um método fundamental de gestão e organização quando se está a cozinhar.

Com tudo organizado, aquecemos azeite no tacho e douramos o frango de ambos os lados. Aqui usei uma frigideira de ferro larga e alta que é perfeita para esta receita.

Retiramos o frango e, no mesmo tacho douramos os cogumelos.

Retiramos os cogumelos e no mesmo tacho colocamos mais um pouco de azeite a que juntamos as batatas, cenouras, cebola e alho.

Quando as batatas estiverem ligeiramente douradas, juntamos a farinha e deixamos cozinhar por mais um minuto.

Depois regamos com o vinho, raspando o fundo do tacho para soltar tudo o que está agarrado e que é 100% de sabor – chama-se a isto deglacear.

Finalmente acrescentamos o caldo, o tomilho, o louro e o frango, cozinhando tudo por mais 20 minutos até que o frango esteja cozido – basta verificar se a temperatura interior está a 73º C. É a temperatura mínima de segurança. Mais pode ser. Menos é que não.

Quando o frango estiver pronto, juntamos os cogumelos e as natas, ajustando o tempero de sal e pimenta, se necessário.

Finalmente, polvilhamos com salsa ou coentros picados e servimos de imediato.

Vejam bem esta cremosidade! Fica uma delícia. Cá por casa já me pediram para voltar a fazer…

Gosto de servir este prato com pão torrado para absorver este molhinho bom e sentir o conforto desta refeição aconchegante.

Não há nada melhor para aquecer o corpo e a alma num dia mais frio!

Onde está a receita escrita com as quantidades?

A receita bem explicada, com todos os pormenores, está mais abaixo, logo depois do video, e podem imprimi-la se quiserem.

SE GOSTARAM DESTA RECEITA

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

tempo de preparação: 60 minutos
dificuldade: fácil
doses: 4
Pura comida de conforto para dias mais frios. Receita económica, deliciosa e com a consistência perfeita, ideal para toda a família.

Frango cremoso
com batatas e cogumelos

Frango cremoso destaque site
Pura comida de conforto para dias mais frios. Receita económica, deliciosa e com a consistência perfeita, ideal para toda a família.
tempo de preparação: 60 minutos
dificuldade: fácil
doses: 4

Ingredientes:

  • 1 frango (1,5 kg)
  • 500 g batata branca
  • 300 g cogumelos
  • 2 cenouras médias
  • 1 cebola média
  • 2 dentes de alho
  • 40 g farinha de trigo
  • 250 ml vinho branco
  • 500 ml caldo de frango/galinha
  • 4 hastes de tomilho
  • 1 folha de louro
  • 100 ml natas de culinária
  • azeite, sal e pimenta-preta q.b.
  • salsa ou coentros para polvilhar

UTENSÍLIOS:

Confecção:

  1. Desmanche o frango (veja como AQUI). Faça o caldo com ossos e peles que tenha cortado. Vai precisar de 500 ml, por isso coloque os ossos e peles a ferver em 700 ml de água e deixe ferver destapado durante 20 minutos. No final coe e acrescente mais água se necessário para completar os 500 ml.
  2. Enquanto o caldo ferve, prepare os outros ingredientes: separe as pernas das coxas e corte os peitos ao meio. No total, com as asas, terá 10 pedaços. Tempere o frango com sal e pimenta.
  3. Descasque as batatas e corte-as em pedaços pequenos com cerca de 2 cm.
  4. Descasque as cenouras e corte-as em rodelas com meio centímetro.
  5. Limpe os cogumelos e corte-os em quartos.
  6. Pique a cebola finamente.
  7. Lamine os dentes de alho.
  8. Coloque azeite numa frigideira grande ou tacho em lume médio-alto. Quando estiver bem quente, doure os pedaços de frango de ambos os lados, começando pela parte com pele – 4 minutos, sem mexer, mais 3 minutos do outro lado. Transfira para um prato e reserve.
  9. Usando a gordura que ficou, cozinhe os cogumelos até ficarem ligeiramente tostados – cerca de 3 minutos – mexendo pontualmente. Retire para um prato e reserve.
  10. Junte mais um pouco de azeite na frigideira e junte as batatas, cenouras, cebola e alho, envolva bem e cozinhe até que os vegetais estejam ligeiramente dourados – cerca de 3 minutos – mexendo sempre que necessário.
  11. Junte a farinha e mexa bem para envolver e cozinhar mais um minuto.
  12. Verta o vinho e, sem ferir os vegetais, raspe bem o fundo para soltar tudo o que possa ter ficado agarrado. Deixe fervilhar um pouco, cerca de um minuto.
  13. Junte o caldo, as hastes de tomilho inteiras, a folha de louro e os pedaços de frango com os sucos que tenham ficado no prato. Tempere com sal e pimenta. Deixe levantar fervura, tape e cozinhe em lume mais baixo durante 20 minutos. A temperatura interna da carne deve ser no mínimo de 73º C. Use um termómetro para confirmar.
  14. Retire o tomilho e a folha de louro.
  15. Envolva os cogumelos e as natas. Ajuste os temperos.
  16. Polvilhe com salsa ou coentros picados e sirva com pão torrado.

Notas:

  • use vinho com um mínimo de qualidade para não afectar o sabor deste prato.
  • se não encontrar tomilho use salsa ou coentros
  • intolerantes a glúten devem usar uma farinha sem glúten
  • reforce nos legumes, nomeadamente na batata, para quem goste de doses + reforçadas

Outras informações:

6 comentários para “Frango cremoso <br> com batatas e cogumelos”

  1. Hoje decidi fazer um frango diferente e por isso resolvi experimentar o seu frango cremoso. Uma delícia!! Certamente irei repetir mais vezes. Obrigada por nos apresentar receitas que todas podemos fazer e sairmo-nos bem.

    1. Obrigada Lídia, alguém me dizia que tinha pouca cor – :))))) – mas eu também acho que tem muito sabor e gosto muito desta receita, estamos sintonizadas 🙂

  2. Olá! Adorei a sua postagem sobre receitas. É sempre bom descobrir novas maneiras de preparar alimentos deliciosos e nutritivos. Fiquei impressionado com a variedade de receitas que você compartilhou, e tenho certeza de que muitas pessoas vão adorar experimentá-las.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.