Novembro o meu mês, um mês de tantas celebrações em família…
o São Martinho, dia de anos do meu pai, sempre festejado com castanha assada e um bom caldo verde feito pela minha mãe.
Tudo mudou, tudo passou e ficam as memórias.
Bem sei que por esta altura deveria estar a fazer uma qualquer receita com castanhas, para celebrar esta época, mas na lufa-lufa do dia-a-dia vou pensando em soluções mais simples que resultem bem para toda a família. É o caso da receita desta semana.
Quem não gosta de frango com a pele a estalar? E quando digo estalar é mesmo estalar!
Frango com piri-piri é muito picante?
Se fizerem a mistura de ervas e especiarias com as quantidades indicadas, o picante fica muito suave. Mas se preferem bem picante ou nada picante basta colocarem mais flocos de piri-piri ou omiti-lo na totalidade.
Vejam as quantidades e como fazer esta mistura de ervas e especiarias AQUI.
Quais os ingredientes desta receita?
São ingredientes básicos:
- coxas de frango com pele – porque ao contrário do peito, garantem um carne suculenta e uma pele a estalar. Podem usar 4 pernas inteiras se preferirem.
- batata branca e batata-doce – gosto da mistura de batatas que enriquece o sabor e as texturas mas podem usar só uma ou outra. Descasco a doce e apenas lavo muito bem a branca, mantendo a pele. Corto em pedaços médios.
- chalotas – porque adoro o sabor suave que têm, mas podem usar cebolas mais pequenas ou cebolas maiores – brancas ou roxas – cortadas em gomos. As chalotas uso inteiras.
- bimis – porque são muito saborosos e bonitos, mas podem usar brócolos, couve-flor, couves-de-bruxelas ou outro legume que combine.
- mix de piri-piri – para polvilhar sobre a carne, batatas e legumes. Para mim está na dose certa – fica um picante suave – mas reforcem o piri-piri se gostam da comida mais picante, ou omitam totalmente se não quiserem nada picante.
- azeite – para regar tudo.
- sal – porque o mix de piri-piri não tem sal, usem a gosto.
Como se faz?
Faz-se em dois passos.
O primeiro é colocar frango, batatas e chalotas no tabuleiro e levar ao forno durante 40 minutos.
Enquanto isso, os bimis esperam para entrar.
Já vos falei da fixação do Rissol por bancadas não falei? Pois… é isto! Mas bem longe da comida se faz favor senhor gato maroto!
O segundo passo é quando entram os bimis para irem ao forno por mais 20 minutos.
Se não gostam que eles tostem um pouco, cubram-nos com papel de alumínio durante os primeiros 10 minutos e deixem os restantes 10 sem papel para que a pele do frango e as batatas possam tostar ainda mais um pouco.
É isto. Muito simples e uma bela refeição para a família.
Se me perguntarem se aqui gostaram… eu mostro…
Foi tudo, só ficou o pedacinho da vergonha. Eu comi 🙂
Se gostaram desta receita, também poderão apreciar estas:
- Frango à Toscana com feijão e tomate seco – Receita repleta de sabor, feita apenas numa frigideira, que conjuga carne de frango, cogumelos, tomate seco e feijão branco.
- Frango dourado com molho de cogumelos – Frango tenro com pele estaladiça, com um molho de cogumelos cremoso, fica pronto em pouco mais de meia hora.
- Tomatada de frango com azeitonas – Rápido, simples e delicioso. Este frango é feito apenas numa frigideira, mergulhado num rico molho de tomate com azeitonas.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousa_cozinha_bricolage
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
14 comentários para “Frango com piri-piri, batatas <br> e legumes”
Não tenho este hábito de responder ou participar em fóruns, mas provavelmente por ser uma companhia presente na TV, vou arriscar. Queria agradecer a forma como partilha as receitas e as escreve. Chega cá o sentimento através das palavras, muito único!
Tenho experimentado algumas receitas, esta vai ser a próxima 🙂 obrigada!
Muito obrigada Joana. É sempre um prazer poder partilhar estas receitas de que tanto gosto. Sobre este em particular pode escaldar os bimis antes se não quiser arriscar que sequem no forno. Muito obrigada!
Olá Clara. Este vai ser o nosso jantar de hoje. Uma dúvida: quando faz assados como este, utiliza o forno com ou sem ventoinha ?
Como se chamam os seus lindos patinhas ? Rissol e..
Gratidão pela receita. Um bom resto de Domingo.
Uso sempre com ventoinha porque o meu forno não tem função sem ventoinha. Tem a ventoinha normal e a 4D, mas uso a normal ECO. Até há 3 meses tinha 6, os gatos Blue, Nero e Rissol, que morreu no início de Dezembro. E 3 cães, o Kiko, que morreu na semana passada :(( estava muito velhinho e doente, a Mia e o Lucky que é o mais novinho 🙂 Agora só tenho dois cães e dois gatos. Obrigada!
Olá Clara. Gratidão pela receita. Vou fazer esta receita, hoje para o jantar.
Beijinhos para si e para o lindo Rissol.
Muito obrigada Elisabeth, faça sim, é uma delícia. O Rissol infelizmente já partiu no final de novembro. Demasiado cedo. Mas ficará sempre lindo em todos os momentos captados pela câmara enquanto me fazia companhia. Beijinho para si.
Em cima, no meu comentário, referi o nome do Rissol. As minhas desculpas. Não tinha visto ainda a sua resposta, referindo a sua partida desta dimensão. Sei que permanecerá eternamente no seu coração.
Não faz mal Elizabeth. Foi um grande choque, mas vamos recuperando…
Bom dia Clara,
Também fiz esta receita, todos gostaram e é bastante rápida. Em vez de Bimis utilizei bróculos pequenos que comprei nas senhoras do campo.
Obrigada
Que bom que gostou Ana! Obrigada!:)
Obrigada Clara pelas dicas e pelas receitas . Não é meu hábito, até porque o tempo não abunda, seguir de forma fiel alguém com receitas de culinária. Uns porque, embora admire, não comportam receitas de fácil execução, e outros porque o adoecei depois não cumpre com o resultado final. Sigo com interesse e faço muitas das suas receitas. Sempre fantásticas e sempre com vontade de fazer a próxima. Obrigada e continue assim, sem perder a autenticidade. .
Muito obrigada Sandra! ❤️
Bom dia Clara,
Mais uma receita de comer e chorar por mais!
Uma belissima refeição tão fácil de fazer e rápida. Temperar tudo e levar ao forno para que faça a sua magia.
Os Bimis casam muito bem, pois trazem mais um nível de sabor ao prato e também mais textura.
Obrigado!
Lá em casa todos gostaram muito também. Fico muito contente por ter gostado tanto Gonçalo. Obrigada!