E assim entrámos na bela Primavera. Não me canso de dizer que é a minha estação favorita e a que me deixa mais feliz.

Estes últimos dias não têm, no entanto, sido fáceis, depois de perder mais um dos meus animais.

O meu Kiko, um labrador com quase 12 anos, não resistiu a uma falência renal. Lutou até ao fim. Foi um campeão. Foi durante toda a vida um cão dedicado, tão bonzinho, totalmente confiável, nunca fez mal a nada nem a ninguém, inteligente, obediente e que, apesar dos seus problemas articulares, não dispensava uma bela corrida pela praia. Adorava.

Agora está para sempre ao lado da Urfi com quem fez as belas fotos para o meu livro “A Minha Cozinha II” lançado em 2014. Aqui era ainda um jovem garboso com 3 aninhos.

Para sempre nos nossos ❤️❤️❤️.

É dedicado a ele o texto desta semana construído pelo Chat GPT.

Vamos à receita desta semana?

É perfeita para uma refeição em família, seja de semana ou ao fim‑de‑semana. Não é mais uma receita aborrecida de frango, porque junta vários ingredientes que lhe dão imenso sabor e identidade. Mediterrânica, claro!

  • frango – sendo para 4 pessoas, o ideal é que não seja muito pequeno, mas que tenha entre 1,2 a 1,5 kg. Se quiserem usar apenas pernas ou coxas, podem fazê-lo. Optei pelo frango inteiro porque é mais em conta. Cortei-o em pedaços usando a técnica que ensino AQUI. E cortei os peitos ao meio para haver equilíbrio no tamanho dos pedaços.
  • batatas – uso batata para cozer com pele, bem lavada e cortada em pedaços. Podem usar outra de que gostem.
  • tomates-cereja – cortados ao meio, dão suculência e cor.
  • cebola roxa e alho – podem usar cebola branca ou amarela e usem mesmo bastante alho, uma cabeça inteira ou uns 8 dentes pelo menos.
  • limão – em gomos, para dar acidez e ainda mais frescura.
  • azeitonas – para mais contraste nos sabores.
  • queijo feta – tão grego, tão mediterrânico, não vai ao forno e faz contraste na textura e temperatura.
  • e ainda: vinho branco, azeite, orégãos, sal e pimenta-preta

Frango 20 x 20 x 20

Em vez de Frango Assado com Sabores Mediterrânicos bem poderia ter-lhe chamado Frango 20 x 20 x 20, porque na verdade é feito em três momentos de 20 minutos, com os ingredientes a entrarem no forno em alturas diferentes, porque têm diferentes tempos de cozedura.

As batatas com pele, bem lavadas e cortadas em cubos, temperadas com sal e pimenta e regadas com azeite são as primeiras a entrar. 20 minutos.

Segue-se o frango, a cebola, o alho e o limão. E mais um pouco de azeite. Mais 20 minutos.

Finalmente, os tomatinhos-cereja, azeitonas, vinho branco e orégãos. E mais 20 minutos.

Já chega de forno porque antes de seguir para a mesa só temos de distribuir o queijo feta e a salsa e regar com mais um fio de azeite.

É tudo feito num único tabuleiro, o que é ideal para quem não gosta de sujar muita loiça.

Receita económica

Estive a fazer as contas e consegue fazer-se esta receita por 12 euros, sem contar naturalmente com o gasto da electricidade do forno.

12 euros para uma receita que serve 4, dá 3 euros por pessoa. Fantástico!

Onde está a receita escrita com as quantidades?

A receita bem explicada, com todos os pormenores, está mais abaixo, logo depois do video, e podem imprimi-la se quiserem.

SE GOSTARAM DESTA RECEITA