Massa fresca envolvida num molho cremoso feito com leite, parmesão e queijo-creme. Uma opção rápida para o dia-a-dia.

Esta é uma receita super rápida e prática que resolve uma refeição em minutos.

Estão a ver aqueles dias em que chegamos cansados a casa depois de um dia intenso de trabalho e a última coisa que queremos é fazer um prato que nos dê muito trabalho? Pois este não dá. Pim-Pam-Pum… juntamos os ingredientes e em menos de nada já estamos todos à mesa.

Massa fresca!

Pasta!

Fettuccine!

É a massa perfeita para este prato. Coze, por regra, em apenas 3 minutos.

Este Fettuccine é semelhante ao Fettuccine Alfredo, uma receita italiana emblemática, mas decidi improvisar um pouco e torná-la mais leve usando leite em vez de natas.

Acreditem, não perde na cremosidade.

O queijo parmesão mantém-se, tal como no original, mas aqui decidi usar também queijo-creme para lhe dar mais densidade e sabor.

Falando de sabor, não resisti a juntar tomate seco conservado em azeite – adoro e tenho sempre em casa – para um toque extra de personalidade da bella Italia!

Aqui em casa, este prato tem ainda a vantagem de poder ser comido por todos – pela filha vegetariana e pela mãe e filho carnívoros que adoram massa. Ninguém sente a falta da carne porque este é um prato saciante.

Subscreva a newsletter e receba as receitas em primeira mão!

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 15 minutos
dificuldade: fácil
doses: 4
Massa fresca envolvida num molho cremoso feito com leite, parmesão e queijo-creme. Uma opção rápida para o dia-a-dia.

Fettuccine Cremoso
com Tomate Seco

DESTAQUE1
Massa fresca envolvida num molho cremoso feito com leite, parmesão e queijo-creme. Uma opção rápida para o dia-a-dia.
tempo de preparação: 15 minutos
dificuldade: fácil
doses: 4

Ingredientes:

  • 250 g de fettuccine fresco
  • Um fio de azeite
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa rasa de farinha
  • 1 colher de sopa de pasta de tomate
  • Manjericão seco ou fresco a gosto
  • 5 tomates secos (em azeite) grosseiramente picados
  • 500 ml de leite
  • 50 g de queijo parmesão ralado
  • 100 g de queijo-creme
  • Sal e pimenta preta q.b.
  • Salsa q.b. para polvilhar

UTENSÍLIOS:

Confecção:

  1. Cozinhe o fettuccine em abundante água com sal durante o tempo indicado na embalagem. Depois de cozido escorra.
  2. Enquanto a massa coze comece a fazer o molho: Frite ligeiramente o alho picado em azeite. Junte a pasta de tomate, a farinha, o manjericão e o tomate seco cortado em pedacinhos, misture bem, e cozinhe durante cerca de um minuto, sempre mexendo.
  3. Junte depois gradualmente o leite, mexendo, e cozinhe durante uns 3 minutos para engrossar ligeiramente.
  4. Finalmente junte o queijo parmesão e o queijo-creme e mexa bem até os queijos derreterem e ficar com um molho uniforme.
  5. Tempere com sal e pimenta e envolva o fettuccine cozinhado.
  6. Polvilhe com sala picada e sirva de imediato.

Notas:

  • Se achar que o molho está demasiado grosso junte leite ou água da cozedura da massa até atingir a cremosidade pretendida.

Outras informações:

8 comentários para “Fettuccine Cremoso <br> com Tomate Seco”

      1. Margarida Ferreira

        Olá Clara. Parabéns pela sua página que sigo atentamente. Adoro tudo. Acabei de fazer esta receita e estava divinal…adaptei ao que tinha em casa e fiz com macarrão, ficou tipo mac’n’cheese, ficou tão bom!…o problema é controlar para não comer tudo já tenho várias outras receitas na lista para experimentar, depois venho dar o feedback. Muito obrigada. Um enorme beijinho. Tudo de bom

  1. Alexandra Isabel Fernandes

    Olá Clara: Algumas questões sobre esta receita de Fettuccine cremoso com tomate seco: Podemos substituir o parmesão por outro queijo? Podemos substituir o manjericão por oregãos secos ou outra erva? O que chama de pasta tomate? É igual a polpa de tomate? Quando se coloca o queijo ainda temos o lume ligado? Obrigada. Adoro as suas receitas, ainda ontem fiz o seu gratinado de batata e ficou óptimo e tb os queques de limão q fez no programa da Cristina, fiz sem glacê, e ficaram muito bons. Beijinhos. Alexandra.

    1. Olá Alexandra. Que bom que gosta das receitas. Fico feliz. 🙂 Em relação às suas dúvidas: A substituição do parmesão pode ser feita desde que por outro queijo ralado seco, já que é um queijo que dá sobretudo estrutura ao molho e não faz aqueles fios dos outros queijos. Pode substituir o manjericão por outra aromática de que goste mais. Pasta de tomate não é polpa, é um concentrado que se vende em bisnagas. Mas na falta pode usar um pouco de polpa sendo que nunca tinge tanto, mas não faz mal. Sim, coloco os queijos com o lume ligado e mexo para envolver até os queijos “derreterem” no molho.

    1. Olá Maria eu não faço, já compro feito, já encontra em todo o lado. Para fazer precisa de ter um desidratador ou desidratá-los muito bem no forno, a temperatura muito baixa, durante muitas horas. Nem vale a pena o trabalho e a despesa em electricidade. Encontra nos super e hiperes mais conhecidos tipo Auchan, Continente e também no Aldi e até no Lidl.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.