Esta é daquelas receitas que nos poupa muito dinheiro sem comprometer o sabor de que precisamos para os nossos doces, que pedem este aroma excepcional.
O extracto de baunilha só precisa de vagens de baunilha e de vodka, já que é um álcool que não tem sabor. É o casamento perfeito.
Depois de os juntarmos vamos agitando as garrafinhas pontualmente e em dois meses de maturação já temos extracto para usar, com a vantagem de podermos sempre encher com mais vodka de cada vez que o usamos. Vai durar muito tempo até ao dia em que percebemos que a vagem já deu tudo o que tinha a dar.
Para o enchimento também aconselho o uso de um pequeno funil. E quanto aos frascos convém terem uma tampa de rosca e não de rolha, para não corrermos o risco de o álcool se evaporar.
Aqui coloquei os ingredientes mínimos para 100 ml, mas podem aumentar sempre em proporção se quiserem fazer em frascos maiores.
Este extracto é perfeito para nós e também para oferecer… e agora com o Natal à porta vai ser um belo presente para colocarem nos cabazes, decorando-os da forma que mais gostarem.
Também fiz as etiquetas para poderem colar nos frascos.
Fiz 3 formatos diferentes – redondas, ovais e rectangulares – para adaptarem aos recipientes que usarem. Podem descarregá-las AQUI. Só têm de imprimir em papel normal, recortar e colar nos frascos. Não se esqueçam de escrever a data em que os fizeram. Tem lá um espacinho reservado.
O trabalho fica feito num instante.
Agora é só deixar o tempo actuar e fazer magia!
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
19 thoughts on “Extracto de Baunilha Caseiro”
Qual é a quantidade que se de usar, para um pudim, um bolo, por exemplo? Obrigada.
Depende Maria. Por regra uma colher de chá, apenas para aromatizar um pouco, sem se sobrepor aos outros sabores.
A Clara é um presente na nossa vida.
Muito obrigada por todas as coisas maravilhosas ,saborosas e úteis que partilha connosco tão humildemente .
Muito obrigada
Muito obrigada Dejanira! 🙂
Olá D. Clara,
conhece alguma receita de extrato de limão caseiro?
Obrigada
Olá Paula, fazer extracto de limão e muito simples. Aliás deu-me uma bela ideia para fazer. Precisa de 3 limões orgânicos e 250 mililitros de vodka, além de um frasco de vidro esterilizado com tampa de plástico, ou se só tiver tampa de metal utilize papel vegetal entre a tampa de metal e o frasco para evitar qualquer corrosão. Lava muito bem os limões em água morna retirando toda a sujidade e seca com um pano. Retira toda a casca, apenas a amarelinha, muito fininha, sem a parte branca que é amarga. Se tiver um bom descascador ele corta bem fininho. Coloca dentro do frasco, cobre com a vodka, tapa muito bem e agita. Guarda num local fresco escuro durante 4 a 8 semanas, quanto mais tempo melhor. Eu iria pelas 8 e vai agitando de vez em quando, assim a cada dois ou de três dias. Após as 4 a 8 semanas, coe tudo usando uma gaze ou um pano de algodão, para um recipiente de vidro limpo, pode ser a mesma em que fez o extracto. Guarde-o num local fresco e escuro, até 5 anos. Espero ter ajudado!
Clara, onde compra as garrafinhas para o extrato de baunilha? Não consigo encontrar.
Obrigado
Na loja chinesa que tenho perto de casa 🙂
Obrigado. Já procurei nas daqui de Évora e não têm.
Pode usar um frasco maior Alexandra 😉
Obrigada Clara pela partilha. Beijinhos ❤
Olá, boa noite,
Terminei agora nesmo da preparar o extracto de baunilha. Imprimi as etiquetas e ficou ótimo.
Agradeço-lhe pelas maravilhosas receitas e sugestões que partilha a cada semana. Tenho experimentado várias que têm saído sempre bem.
Maravilha! Obrigada Ângela!
Adoro adoro adoro!
Cá em casa adoramos juntar extrato de baunilha a pudins, bolos, bolachinhas, tudo e mais alguma coisa!
Mas fiquei com uma dúvida: então e o teor alcoólico da vodka, mantém-se?
Depois perde-se ao “cozinhar” o alimento em que vamos incluir o extrato?
Obrigada Clara de Sousa!
Dicas preciosas as suas!
Em receitas que vão ao forno sim, desaparece. Nas outras, tipo gelados, a quantidade é tão pequena que é irrelevante.
No Espaço da Clara a Magia acontece
Esse extrato de baunilha de baunilha já não dá para fazer para o Natal… estamos a pouco mais de um mês, nunca estará pronto a usar nessa altura… que pena.
Mas não é por isso que deixa de oferecer. Quem recebe deixa-o maturar mais um pouco e usa. Ter uma cor mais escura já é bom mas tem no frasco a indicação de que precisa de mais tempo.