Esta é daquelas receitas que nos poupa muito dinheiro sem comprometer o sabor de que precisamos para os nossos doces, que pedem este aroma excepcional.

O extracto de baunilha só precisa de vagens de baunilha e de vodka, já que é um álcool que não tem sabor. É o casamento perfeito.

Depois de os juntarmos vamos agitando as garrafinhas pontualmente e em dois meses de maturação já temos extracto para usar, com a vantagem de podermos sempre encher com mais vodka de cada vez que o usamos. Vai durar muito tempo até ao dia em que percebemos que a vagem já deu tudo o que tinha a dar.

Para o enchimento também aconselho o uso de um pequeno funil. E quanto aos frascos convém terem uma tampa de rosca e não de rolha, para não corrermos o risco de o álcool se evaporar.

Aqui coloquei os ingredientes mínimos para 100 ml, mas podem aumentar sempre em proporção se quiserem fazer em frascos maiores.

Este extracto é perfeito para nós e também para oferecer… e agora com o Natal à porta vai ser um belo presente para colocarem nos cabazes, decorando-os da forma que mais gostarem.

Também fiz as etiquetas para poderem colar nos frascos.

Fiz 3 formatos diferentes – redondas, ovais e rectangulares – para adaptarem aos recipientes que usarem. Podem descarregá-las AQUI. Só têm de imprimir em papel normal, recortar e colar nos frascos. Não se esqueçam de escrever a data em que os fizeram. Tem lá um espacinho reservado.

O trabalho fica feito num instante.

Agora é só deixar o tempo actuar e fazer magia!