Conhecem a carne de porco bísaro?

É uma carne deliciosa, que não precisa de grandes temperos para brilhar.

O porco bísaro é uma raça autóctone, também conhecida como porco céltico, dada a sua antiguidade desde os tempos em que os celtas ocupavam o norte da península. É um porco grande, facilmente reconhecível pelas suas grandes orelhas que caem para a frente dos olhos.

A raça esteve quase extinta, mas tem sido feito um grande esforço para a recuperar, que está a dar belíssimos resultados.

Recentemente ofereceram-me umas peças de carne de porco bísaro criados durante toda a vida ao ar livre numa quinta de produção biológica certificada da região de Viseu. Os animais alimentam-se nas pastagens a cerca de 900 metros de altitude, onde não faltam as bolotas de carvalho que eles adoram e que conferem à sua carne um sabor tão especial.

Pensei que o melhor, estando no Verão, era mesmo fazer algo que não desse nenhum trabalho… e além disso aqui estou a dar-vos a conhecer esta carne que muitos nunca provaram.

Sim, é uma carne mais cara do que a carne de porco comum, tal como a de Porco Alentejano (porco preto), mas com este sabor e este método de produção biológica, a qualidade paga-se. Se puderem ou tiverem oportunidade, não deixem de a provar.

Por isso, esta semana, fico-me pelas coisas simples, porque esta carne só precisa de ser o que é: uma carne de qualidade com imenso sabor.

Para estas espetadas, além dos temperos que podem ver na receita, juntei bacon e cebola roxa. Uma delícia!

Quero ainda dizer-vos algo muito importante.

Durante muitos anos ensinaram-nos que a carne de porco precisa de ser bem cozinhada. É verdade, mas só em parte, porque isso levava-nos sempre a cozinhá-la em demasia para eliminar qualquer risco. O resultado desse excesso de zelo é uma carne demasiado passada e seca que perde toda a suculência.

A temperatura interna ideal da carne de porco, com garantia de segurança alimentar, é de 63º C. Um termómetro para carnes é uma preciosa ajuda para a cozinhar na perfeição. E depois com uns minutinhos de descanso está pronta a servir.

Agora que estamos em pleno verão, o que acham de irmos para o churrasco fazer umas belas espetadas?

E se forem de porco bísaro ainda melhor!