Mais magra do que a de porco preto, a carne de porco bísaro faz umas espetadas deliciosas, seja no churrasco ou numa chapa no fogão.

Conhecem a carne de porco bísaro?

É uma carne deliciosa, que não precisa de grandes temperos para brilhar.

O porco bísaro é uma raça autóctone, também conhecida como porco céltico, dada a sua antiguidade desde os tempos em que os celtas ocupavam o norte da península. É um porco grande, facilmente reconhecível pelas suas grandes orelhas que caem para a frente dos olhos.

A raça esteve quase extinta, mas tem sido feito um grande esforço para a recuperar, que está a dar belíssimos resultados.

Recentemente ofereceram-me umas peças de carne de porco bísaro criados durante toda a vida ao ar livre numa quinta de produção biológica certificada da região de Viseu. Os animais alimentam-se nas pastagens a cerca de 900 metros de altitude, onde não faltam as bolotas de carvalho que eles adoram e que conferem à sua carne um sabor tão especial.

Pensei que o melhor, estando no Verão, era mesmo fazer algo que não desse nenhum trabalho… e além disso aqui estou a dar-vos a conhecer esta carne que muitos nunca provaram.

Sim, é uma carne mais cara do que a carne de porco comum, tal como a de Porco Alentejano (porco preto), mas com este sabor e este método de produção biológica, a qualidade paga-se. Se puderem ou tiverem oportunidade, não deixem de a provar.

Por isso, esta semana, fico-me pelas coisas simples, porque esta carne só precisa de ser o que é: uma carne de qualidade com imenso sabor.

Para estas espetadas, além dos temperos que podem ver na receita, juntei bacon e cebola roxa. Uma delícia!

Quero ainda dizer-vos algo muito importante.

Durante muitos anos ensinaram-nos que a carne de porco precisa de ser bem cozinhada. É verdade, mas só em parte, porque isso levava-nos sempre a cozinhá-la em demasia para eliminar qualquer risco. O resultado desse excesso de zelo é uma carne demasiado passada e seca que perde toda a suculência.

A temperatura interna ideal da carne de porco, com garantia de segurança alimentar, é de 63º C. Um termómetro para carnes é uma preciosa ajuda para a cozinhar na perfeição. E depois com uns minutinhos de descanso está pronta a servir.

Agora que estamos em pleno verão, o que acham de irmos para o churrasco fazer umas belas espetadas?

E se forem de porco bísaro ainda melhor!

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 25 MINUTOS + tempo de marinada
dificuldade: fácil
rendimento: 8 espetadas
Mais magra do que a de porco preto, a carne de porco bísaro faz umas espetadas deliciosas, seja no churrasco ou numa chapa no fogão.

Espetadas de Porco
Bísaro

espetadas destaque
Mais magra do que a de porco preto, a carne de porco bísaro faz umas espetadas deliciosas, seja no churrasco ou numa chapa no fogão.
tempo de preparação: 25 MINUTOS + tempo de marinada
dificuldade: fácil
rendimento: 8 espetadas

Ingredientes:

  • 1 kg lombo, lombinho ou barriga de porco bísaro
  • 2 cebolas roxas
  • 200 g de bacon
  • 1 ½ colheres de chá de sal
  • 1 colher de chá de alho em pó
  • ½ colher de chá de pimenta preta
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de orégãos secos
  • Pitada de piri-piri (opcional)

UTENSÍLIOS:

  • 8 espetos
  • termómetro para carne (opcional)

Confecção:

  1. Corte a carne em cubos com 3,5 a 4 centímetros.
  2. Corte a cebola ao meio e cada metade novamente ao meio, ficando com 4 pedaços, e separe cada camada.
  3. Corte o bacon em tiras com ½ cm de espessura.
  4. Coloque numa taça os cubos de carne, a cebola e as tiras de bacon e tempere com todos os ingredientes, do sal ao piri-piri, se usar. Envolva muito bem, cubra com película e deixe a marinar durante pelo menos 4 horas, ou preferencialmente durante a noite.
  5. Se usar espetos de madeira, mergulhe-os em água fria durante meia hora (se usar de metal, aguarde meia hora até a carne ficar à temperatura ambiente).
  6. Coloque no espeto cada elemento intercalado – carne, bacon, cebola – seguindo pela mesma ordem até ao fim, encostando-os uns aos outros sem os apertar muito – desta forma garante que grelham de forma mais uniforme.
  7. Grelhe as espetadas (cerca de 4 a 5 minutos de cada lado) ou até atingirem uma temperatura interna de 63º C.
  8. Depois de retirar da grelha deixe a carne descansar durante 3 minutos.
  9. Sirva com batata frita e salada.

Notas:

  • os espetos de madeira devem ficar mergulhados em água fria durante meia hora para resistirem à grelha sem arderem.

Outras informações:

2 comentários para “Espetadas de Porco <br> Bísaro”

  1. Boa noite clara sou uma fã sua principalmente nas receitas que tem publicado. Finalmente graças a si já posso dizer que sei fazer um arroz soltinho.
    Tambem adorei a dica do limão. Bem gosto de tudo sejam as receitas / bricolage.Neste natal para as mulheres da família irão todas receber um livro seu.Mas neste momento estou um pouco triste pois o meu forno pivou e por isso venho por este meu solicitar a sua ajuda pois não sei que marca/modelo deverei comprar. Pedindo desculpa pelo incômodo. Cumprimentos
    Anabela Ramos

    1. Olá Anabela. Obrigada pelas suas palavras. 🙂 Quanto ao forno é difícil porque depende do que quer. Há fornos para todos os preços e com uma multiplicidade de funções. Penso que deve escolher uma marca que tenha assistência técnica para lhe dar garantias. O melhor é ir a uma loja onde possa ver vários modelos e falar com quem a possa esclarecer sobre o que quer de um forno. Vai certamente encontrar. Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.