Se há coisa de que gosto no Verão é fazer grelhados no churrasco. Tudo muito simples, uma boa salada e já está!

O entrecosto de porco é uma peça fantástica para isso, mas passado o Verão e os grelhados ao ar livre, o Inverno leva-nos para dentro de casa e para o forno que nos aquece a cozinha.

Este Entrecosto no Forno à Americana é uma receita absolutamente MARAVILHOSA, para quem come carne de porco e gosta dela caramelizada.

Ora vejam só esta beleza!

É uma receita de topo, digna dos melhores restaurantes.

Para ficar com este aspecto há vários passos a seguir até ficar com esta camada lustrosa que nos conquista só de olhar.

Primeiro há que tratar da carne e para que fiquem com uma carne a descolar-se do osso é obrigatório retirar a membrana que segura as costelas. Não podem mesmo saltar esta parte.

Como a membrana escorrega nas mãos eu faço sempre este passo com a ajuda de um pouco de papel de cozinha, para puxá-la, mas se não estão para ter este trabalho podem pedir no talho para o fazerem por vocês.

Depois… uns golpes e uma marinada seca…

… e um descansozinho de meia hora enquanto preparamos o tabuleiro.

Forramos a base com papel de alumínio, colocamos água lá dentro e finalmente a grelha. Desta forma os pingos da carne caem para a água e a limpeza fica muito mais fácil.

Finalmente, colocamos a carne sobre a grelha com a parte mais carnuda virada para cima…

… e cobrimos tudo com papel de alumínio – com a face brilhante virada para cima – de maneira a que o tabuleiro esteja o mais bem selado possível para não perder vapor. Gastem o papel que for necessário, mas esta parte é fundamental.

É assim que vai para o forno durante hora e meia, enquanto nos ocupamos com outras coisas.

Quando o tempo estiver perto do fim fazemos o molho e depois é só pincelar e forno, e pincelar e forno, e pincelar e forno.

3 vezes.

Com 8 minutos de intervalo.

Parece cansativo? Não é. Porque só de pensarem no que vai sair daqui quando ficar pronto… ui… vai dar-vos o entusiasmo para todo o processo. Vão querer fazê-lo mais vezes, acreditem.

Este molho, que dá esta cor linda à carne, tem doce, tem salgado e tem picante.

Gostam mesmo de picante? Então reforcem a quantidade!

Cada tira de entrecosto – com 8 ossos – dá para duas pessoas. As quantidades que vou colocar na receita são para uma tira, ou seja, uma refeição para dois. Se os lugares à mesa forem mais dupliquem ou tripliquem ou quadrupliquem todos os ingredientes.

Deliciem-se com esta carne espectacular… de que ninguém se vai esquecer.

Ah não vai não!