Um bom entrecosto no tempo de Verão fica perfeito na grelha, mas nem todos têm grelha e, quando não querem ligar o forno, a frigideira é a melhor opção.
Esta receita é muito rápida. Ficamos com uma refeição fantástica pronta em cerca de meia hora.
Só temos de encontrar tiras de entrecosto de vitela de leite, uma carne tenra, que deve ficar ligeiramente rosada no interior. Não significa que não possam usar entrecosto de porco. Podem. Mas a vitela de leite é uma excelente opção se quiserem variar.
Aqui usam-se poucos ingredientes, daqueles que todos temos por casa: alecrim, sal e pimenta, manteiga e limão. Só isso. Além do entrecosto claro.
Esta é uma receita semelhante ao Salmão com manteiga dourada de limão. Não é tão rápida, porque se trata de carne, mas é suficientemente rápida para termos a refeição fantástica na mesa em meia hora.
O que é fundamental aqui? Retirar a membrana que liga todo o entrecosto na parte junto ao osso. É mesmo fundamental. Usem um pouco de papel de cozinha para agarrarem melhor e para que não vos escorregue das mãos.
Depois cortamos as tiras, osso a osso…
… deixamos a temperar um pouco…
antes de finalizarmos na frigideira. Apenas na frigideira. Fantástico como é fácil e super bom!
Começamos sempre por fritar com a parte mais carnuda para baixo, em contacto com a manteiga… e só depois de a carne estar bem tostadinha é que viramos.
Este entrecosto é diferente do Entrecosto no Forno à Americana que fica literalmente a descolar-se do osso e a desfazer-se na boca. Mas esse leva quase 3 horas até ficar pronto.
Este tem a vantagem de ser vitela de leite que é mais tenra do que o porco e de ser uma receita mais rápida. Batata, arroz, massa ou apenas salada ficam sempre bem a acompanhar este prato.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
13 thoughts on “Entrecosto de Vitela de Leite <br> com Manteiga Dourada, Alecrim e Limão”
Um verdadeiro espetáculo. A partir do momento que experimentei esta receita, não faço de outra forma.
Rápido e bom 🙂 quem disse que as receitas rápidas não podem ser saborosas? 😉
Mais uma receita que vou experimentar ainda esta semana, mas irei fazer com entrecosto de porco. Alguma dica extra? Obrigada!
P.S – Sou fã das suas receitas e no meu trabalho também já tem uma legião de fãs por “culpa” minha, aliás mal digo “tenho uma receita nova” dizem-me logo “deixa-me adivinhar, é da Clara de Sousa!” 😀
Adoro a sua cozinha, de sabor intenso que nos faz viajar pelo tempo pelos sabores até à nossa infância e por usar ingredientes que todos temos em casa, é muito raro ter que comprar algo especial para fazer uma receita sua!
Obrigada pelas suas partilhas!
P.S- li a receita do bacalhau com natas e realmente estou a torcer o nariz ao caldo de carne, mas um dia… um dia vou arriscar! :p
Stefanie não torça mesmo porque aquilo faz magia no sabor (ahahahah). Mesmo! Use 1 ou 2 caldos natura, em vez de 1 dos normais, ao menos esses tem a certeza de que não têm aqueles aditivos que deram má fama aos caldos de carne. Obrigada pelo carinho, fico super feliz com o entusiasmo, faz parte e é bom que haja. Este entrecosto de vitela faço ao lume porque não preciso de o deixar cozinhar demasiado, ao contrário do porco que não pode ficar encruado. Mas também não deve ficar demasiado cozinhado. Se tiver um termómetro, espeta na carne quase até ao osso e vê se chega a 73ºC. É a temperatura interna ideal para a carne de porco. Fica suculenta. Este prato tem sabores muito simples, que não ofuscam o sabor da carne. Faça sim, que é muito bom. Obrigada e Feliz Natal!
gostei muito, vou fazer, obrigado
Desculpe Clara, tenho uma duvida, a receita inclui azeite nos ingredientes mas não encontrei o dito cujo na confecção… Mistura um pouquinho na manteiga?
Obrigada
Angela, rego a carne quando tempero.
Excelente opção que irei fazer. A de salmão é fantástica. Obrigado e um abraço
Olá Clara.
Sempre vi em si uma jornalista de primeiríssima água, mas só isso.
Nunca imaginei o que vai para além disso. Mas quando entendi o que você é, até como cozinheira, doceira, a estima que sempre tive por si, aumentou 180º.
É maravilhosa no que faz, no que ensina de truques e como nos faz ver que afinal é tudo tão simples de fazer.
Abençoada seja na sua vida pública e na privada. Que a vida lhe sorria sempre.
Um grande beijinho de admiração.
Anabela
Muito obrigada Anabela. Tudo de bom para a sua vida também 🙂 Beijinho!
Excelente o GARAM MASALA CASEIRO
Pergunto:
Por acaso não tem a receita para o caril indiano caseiro???
Obrigado
Há muitas misturas Joaquim. Depende das regiões. 🙂
Muito bom aspeto