Agora que o Natal passou já começamos a pensar na festa de reveillón e nada como simplificar deixando todos felizes.

Acreditem que esta peça vai causar impacto.

Desde logo porque é linda, mas num olhar mais atento percebemos que está cheia de coisas boas e diferentes.

E o melhor? Nada de cozinhar. É só distribuir os ingredientes, num prato bem grande, de forma equilibrada e criativa.

Aqui usei os meus queijos favoritos para estas ocasiões: camembert em fatias grossas, queijo manchego em fatias bem finas e cubos de queijo da ilha. Mas façam o favor de improvisar, porque no mundo dos queijos o céu é o limite.

Podia ser só de queijos, variados e maravilhosos, mas quis acrescentar presunto, em rolinhos para não ocupar muito espaço e porque é mais fácil de picar e ainda um fatiado de frango.

Nos frescos optei por uvas pretas sem grainha, romã e tomates-cereja – as cerejas que iria aqui pôr ficaram esquecidas no frigorífico.

Uma falha imperdoável, Maria Clara!!!” 

Mas imaginem juntar morangos, amoras, mirtilos, groselhas. Quanto mais formas e mais cores melhor.

Finalmente não podiam faltar uns frutos secos. A minha escolha recaiu sobre figos secos – no Verão com figos frescos fica também perfeito – umas nozes e alguns pistácios.

E pronto. Só ficam a faltar as tostas e nesse campeonato a variedade também impera… escolham as vossas preferidas. A broa também é uma óptima opção, além de dar cor.

Este Natal, fiz este e ainda arranjei espaço para colocar as maravilhosas cerejas que tinham ficado esquecidas no frigorífico, umas azeitonas e três potinhos de compotas variadas. Ficam uma delícia para acompanhar os queijos nas tostas.

Lembrem-se sempre de que o equilíbrio é este: sabores fortes em contraste com sabores suaves. Salgados e doces. Nas texturas, umas mais crocantes, outras mais macias.

Com um centro destes, tão rico e tão recheado, todos vão ficar satisfeitos – se não gostarem de uma coisa, gostam certamente de outra qualquer. É difícil ficar-se indiferente a esta beleza.

Agora só falta servir o vinho e o champanhe!

Venha eles e venha também 2109!

Feliz Ano Novo!