Agora que o Natal passou já começamos a pensar na festa de reveillón e nada como simplificar deixando todos felizes.
Acreditem que esta peça vai causar impacto.
Desde logo porque é linda, mas num olhar mais atento percebemos que está cheia de coisas boas e diferentes.
E o melhor? Nada de cozinhar. É só distribuir os ingredientes, num prato bem grande, de forma equilibrada e criativa.
Aqui usei os meus queijos favoritos para estas ocasiões: camembert em fatias grossas, queijo manchego em fatias bem finas e cubos de queijo da ilha. Mas façam o favor de improvisar, porque no mundo dos queijos o céu é o limite.
Podia ser só de queijos, variados e maravilhosos, mas quis acrescentar presunto, em rolinhos para não ocupar muito espaço e porque é mais fácil de picar e ainda um fatiado de frango.
Nos frescos optei por uvas pretas sem grainha, romã e tomates-cereja – as cerejas que iria aqui pôr ficaram esquecidas no frigorífico.
“Uma falha imperdoável, Maria Clara!!!”
Mas imaginem juntar morangos, amoras, mirtilos, groselhas. Quanto mais formas e mais cores melhor.
Finalmente não podiam faltar uns frutos secos. A minha escolha recaiu sobre figos secos – no Verão com figos frescos fica também perfeito – umas nozes e alguns pistácios.
E pronto. Só ficam a faltar as tostas e nesse campeonato a variedade também impera… escolham as vossas preferidas. A broa também é uma óptima opção, além de dar cor.
Este Natal, fiz este e ainda arranjei espaço para colocar as maravilhosas cerejas que tinham ficado esquecidas no frigorífico, umas azeitonas e três potinhos de compotas variadas. Ficam uma delícia para acompanhar os queijos nas tostas.
Lembrem-se sempre de que o equilíbrio é este: sabores fortes em contraste com sabores suaves. Salgados e doces. Nas texturas, umas mais crocantes, outras mais macias.
Com um centro destes, tão rico e tão recheado, todos vão ficar satisfeitos – se não gostarem de uma coisa, gostam certamente de outra qualquer. É difícil ficar-se indiferente a esta beleza.
Agora só falta servir o vinho e o champanhe!
Venha eles e venha também 2109!
Feliz Ano Novo!
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
24 thoughts on “Entradas de Festa”
Parabéns Clara
Excelentes receitas simples e saborosas
Posso afirmar que faço quasi todas as suas receitas.
Grata pela sua simpatia e criatividade
Feliz natal
Que bom Rosa! Muito obrigada e feliz Natal!!
Bom dia, Clara!
Sem dúvida uma mulher que transborda classe com uma simplicidade ímpar, é mesmo uma inspiração.
Este prato de entradas simples que conjugadas são realmente deliciosas, fizeram parte da minha mesa neste novo ano, com intuito de bom presságio e de embelezar a mesa.
Muita grata e um excelente 2021 🙂
E a verdade Magda é que podemos improvisar e embelezar ainda mais consoante a criatividade de cada um. Que bom que gostou! Bom ano!
Senhora Dra. Clara de Sousa
Tenho seguido com muito interesse as suas receitas e conselhos, sobre os mais diversos temas culinários, que muito aprecio. Entretanto tenho visto numerosas receitas para cozinhar camarão. No entanto nunca vi referida uma receita de Moçambique, a terra do camarão, que tenho a ousadia de lhe enviar, e que para mim, ( mas quem sou eu para a aconselhar em matéria de culinária?), é uma maravilha. Agradeço que faça a experiência, e me dê a sua sábia opinião.
CAMARÕES À MODA DO DIOGO DA CATEMBE
Os camarões de tamanho médio/grande são abertos pelas costas, mas sem separar as metades, limpam-se tirando a tripa e lavam-se e secam com papel. Temperam-se com sal e limão e deixam-se a marinar cerca de meia hora. Em seguida colocamos ao lume um grelhador untado com um pouco de óleo de amendoim e uma caçarola com quantidade suficiente de óleo de amendoim, para que os camarões possam ficar completamente submersos. Podemos, em vez da caçarola, utilizar uma fritadeira que ainda é melhor.
PREPARAÇÃO :
Molho : Num almofariz colocamos 2 dentes de alho descascados, piri piri ( a quantidade depende de como se deseja o grau de picante ), umas folas de salsa, e esmagamos tudo muito bem. De seguida juntamos o sumo de um limão e emulsionamos de forma a incorporar todos os elementos. Derretemos 200 gr de manteiga, juntamos o preparado anterior e deixamos ferver por 2 m, mexendo bem.
Camarões : Colocamos os camarões no grelhador. Logo que fiquem cor de rosa, retiram-se e colocam-se na fritadeira, que deve ter o óleo muito quente, de modo que os camarões fiquem totalmente submersos, por 2 minutos. Com uma escumadeira retiram-se, depositam-se sobre papel absorvente. Depois colocamos numa travessa onde os regamos com o molho preparado.
Notas : a casca dos camarões vai ficar separada do miolo. Se não for possível obter camarões frescos, devemos deixar descongela-los lentamente.
Parece-me muito bem Júlio, tenho de experimentar. Muito obrigada!
Bom Dia Clara
aderi ao seu blog / receitas e fiquei fã logo à primeira.
Adorei
Muitos Parabéns
Beijinhos
Obrigada e bem-vinda Isabel!
QUE DELÍCIA… obrigado… estes pratos de festa são um sucesso.
Obrigada Maria! 🙂
Obrigada, Clara, pela sua deliciosa simpatia! Vou seguir a sua sugestão. O mais difícil aqui parece-me ser encontrar as bochechas, mas vou procurar! Caso encontre, receita garantida!!!
Beijinho e uma vez mais, gratidão!
Feliz Ano!!!
Ainda hoje estive no Jumbo e tinham lá imensas. Estão embaladas. Muitos talhos também têm.
O continente tem congeladas e o intermarché sempre que lá vou ao talho tem.
Agora encontra-se em muitos locais, é fácil, e o prato fica muito bom sem nos dar trabalho nenhum 😉
que maravilha…obrigada Clara…beijinhos
Beijinhos e bom ano!
Grata pela sugestão, Clara: é fácil, tem sabores diversos e bem conjugados e agrada à vista! Irei alterar dois ou três ingredientes, de acordo com o gosto de familiares e amigos.
Um Ano Novo repleto de sucessos e alegrias!
Claro que sim, esta é apenas a minha sugestão e podemos variar como quisermos desde que se mantenha o contraste de sabores de que falo para que a experiência seja de grande nível. Bom ano para si!!
Cor e Alegria, neste prato tão diversificado, para receber o Novo Ano.
Decerto será um Bom presságio!
Obrigada, Clara.
Esperamos todos que sim Bom Ano Caetana!
Clarinha, que maravilha!!! Babei…
Cá por casa, não vai faltar com toda a certeza, apesar de sermos bastantes (15 a 19 pessoas)! Gosto de surpreender!
Poder-me-ia sugerir algo mais para que não ande à volta dos tachos o dia inteiro? O que me sugere para que no domingo possa fazer algo pré preparado? Ficar-lhe-ia muito grata se me der uma ajudinha que, para mim é valiosissima!
Um beijinho tamanho do mundo e um maravilhoso e feliz Novo Ano 2019!!!
Olá Maria. Pretende doce ou salgado para pré-preparar?
Clarinha, não me canso de agradecer! É maravilhosa!!!
Estou um nadinha perdida… Talvez salgado!
Beijinho do coração! !!
Se não quer ter trabalho nenhum sugiro as bochechas de porco em vinho tinto. É meter tudo num tacho e vai 4 horas para o forno tapado. Não tem de se preocupar a não ser em fazer um puré de batata doce que também é super rápido. Ao contrário do puré de batata normal, o de batata doce pode ser feito num triturador com um pouco de azeite, sal e pimenta. Não precisa de leite. Só tem de cozer as batatas ou aproveitar que o forno está ligado, metê-las lá dentro descascadas e deixar que assem. Depois triturador com elas e pim pam pum. Fica com uma refeição excepcional, a carne derrete-se na boca e contrasta muito bem com o puré de batata doce. E faz algo diferente para começar em bom o novo ano! Se acha que é preferível outra posso ver.