Não há nada como um ensopado bem quentinho neste tempo frio.
Este ensopado de vaca e legumes com vinho tinto é muito semelhante ao famoso Boeuf Bourguignon, o tal que Julia Child considerou ser um dos pratos mais deliciosos inventados pelo homem.
A receita é semelhante e é também cozida lentamente para que todos os elementos impregnem na perfeição uma multiplicidade de sabores.
A grande estrela é sem dúvida o vinho e por isso mesmo tem de ser um vinho de boa qualidade. Um mau vinho não vai gerar um molho saboroso… e este… meu Deus, é tão bom!!! Por isso escolham um bom vinho que gostem de beber porque este ensopado merece esse investimento extra.
Gastem no vinho e poupem na carne porque na verdade este ensopado fica perfeito com uma carne de 2ª categoria como é o caso da aba. É uma carne com alguma gordura que acaba por ser fundamental para dar mais riqueza ao molho. A aba fica literalmente a desfazer-se e é muito saborosa.
Podem fazer um caldo leve com as partes que retiram ao limpar a carne de excessos de peles ou gorduras – podem até enriquecê-lo com aromáticas, mas acreditem que só como está já fica maravilhoso. Em última análise podem fazer o caldo desfazendo em água um ou dois caldos de venda, mas eu sou cada vez menos adepta do seu uso, e assim sendo, na falta de caldo podem usar apenas água.
Quanto aos legumes, além dos cogumelos, cenoura e batatas, juntei um chuchu por uma razão emocional, já que tenho a memória de a minha mãe o fazer… e acaba por ser mais um motivo para diminuirmos o consumo das batatas, mas na verdade podem prescindir dele.
Este é um prato relativamente simples – deve estar tudo cortado e preparado para ser muito mais rápido na hora de fazer.
Depois disso, forno durante 2 horas enquanto ocupamos o nosso tempo com outros afazeres.
Tenham atenção ao tamanho do tacho. Esta receita dá para 8 pessoas e precisa mesmo de um tacho grande. Se tiverem um de ferro fundido ainda melhor. Se quiserem fazer menos quantidade, um tacho normal já servirá.
Eu própria distraí-me na escolha do tacho e comecei a filmar esta receita num tacho que achei que serviria, mas rapidamente me apercebi de que não era suficientemente grande. Acabei por finalizar a receita num tacho ainda maior, um de 6,5 litros, que é o tamanho certo para esta receita tal como ela está.
Finalmente, uma referência à importância de ter um pão muito fresco e estaladiço para molhar no molho. As baguetes são perfeitas e fiz estas propositadamente para servir este ensopado. São tão boas!
Se gostam de fazer pão ESTA é uma receita que vos aconselho vivamente a testar.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
29 thoughts on “Ensopado de Vaca e Legumes com Vinho Tinto”
Olá Clara,
Faço imensas receitas suas, algumas já fazem parte da rotina cá de casa.
Já fiz o ensopado de vaca, ficou maravilhoso mas fi-lo todo no fogāo para controlar o cozimento da carne e das batatas, pelo que só adicionei as batatas depois da carne estar quase no ponto.
Estou tentada a arriscar e levar tudo ao forno ( ficará muito mais apurado), acha que as babatas nāo vāo cozer demais?
Vai ser o prato principal para o Halloween, mas mesmo que nāo me possa responder até lá, vou fazer desta vez no forno.
Depois, direi o resultado final.
Grata por as maravilhosas receitas que partilha connosco!
Um grande bem haja.
Beijinhos e bom fim de semana.
Elvira
Olá Elvira, este foi todo feito no forno. Não houve qualquer problema porque usei uma batata mais resistente, usei batata nova. Use uma batata mais rijinha, não use das farinhentas que se desfazem. Se encontrar batata nova ainda melhor. Beijinhos!
Obrigada pela sua pronta resposta e como o prometido é devido, venho dizer que ficou um verdadeiro manjar dos deuses.
Todos gabaram o ensopado e como sobrou aqueci para o almoço de hoje, e que surpresa, estava ainda melhor!!
É realmente um prato de conforto com explosāo de sabores.
A panela de ferro faz toda a diferença, foi a primeira vez que a levei ao forno e fiquei fā com o resultado, fica muito apuradinho!!!
Obrigada e grata por toda a magia que tráz à minha cozinha.
Beijinhos
Que bom Elvira, e sim, ensopados ficam ainda melhores no dia seguinte. Muito obrigada pelo seu Feedback!! Beijinhos
Receitas, simplesmente Fantásticas e com resultados excelentes.
Obrigado pela partilha.
José Cunha
Olá Clara. Gostava de agradecer a partilha das receitas e dos “segredos” ☺️
Já experimentei algumas e ficam todas óptimas mas a minha preferida é ‘ensopado de vaca e legumes com vinho tinto’ delícia!!!
Obrigada e bem haja
Óptima escolha!!! Então e as bochechas? Tb é muito bom!!!
Boa noite Clara,
Gosto imenso das suas dicas e receitas. Já fiz algumas e não falha, ficam todas deliciosas. Hoje resolvi experimentar o ensopado de vaca mas como não tinha chuchu nem cogumelos em casa resolvi por castanhas..Ficou dos Deuses.
Muito obrigada e muito sucesso.
Beijinhos
Que bela substituição Anabela! 🙂
Fiquei de „ olho“ na dica das castanhas!
Não encontrei das congeladas (vivo na Alemanha), mas de tiver tempo ainda vou comprar e descascá-las à mão (o que é demorado).
Obrigada Anabela!
Muito obrigada pela receita
Boa noite, Clara, quero apenas agradecer pela partilha de receitas , já experimentei esta que ficou ótima; a do bacalhau com natas com batata palha que ficou ótimo.
Também o ensopado da perna de Peru.
Ficaram todas deliciosas.
A próxima será o pernil de borrego com marmelos ou as perninhas de frango á Toscana.
Estou a ficar fã das suas receitas.
Provavelmente irei experimentar no meu trabalho (uma vez que tenho de cozinhar praticamente todos os dias para uma família)
Muito obrigada.
Obrigada
Faça sim, vão gostar a de ter pratos diferentes 🙂 muito obrigada Celia! 🙂
Olá Clara,
Apenas uma pergunta, podemos usar uma panela de inox em vez de ferro fundido?
Muito obrigada,
Joana
Olá Joana, o inox não é uma muito boa escolha para estas receitas, porque não é um bom condutor de calor. Não tem uma caçoila de barro? Em última análise pode fazer num Pyrex grande. São todas melhor do que o inox.
Olá Clara,
Vou tentar fazer num pyrex grande. Depois partilho se correu bem 🙂
Obrigada,
Joana
Acho que é o melhor 🙂
Vou fazer este ensopado no sábado, sem problemas, porque tudo que faço da Clara fica bem à primeira 🙂
E como não posso ver nada, comprei um tacho de 6,5 l e já agora veio também uma frigideira , porque ando curiosa com o ferro fundido. O tacho é tão bonito, que não fosse o medo de alguém se queimar a servir, ou o medo do vidro da minha mesa não aguentar, até ia à mesa 😀
É uma inspiração Clara, faz a minha cozinha tão mais saborosa. Obrigada.
Mas uma boa base para quentes, por exemplo de cortiça, resolve isso, nem chega ao vidro 🙂
Este ensopado é maravilhoso. O ferro fundido exige cuidados. Se procurar na net encontra explicações sobre como o conservar durante muito tempo. Dá um bocadinho de trabalho mas vale a pena e tem outra pinta 😀
Muito obrigada Carla!
Muito obrigada pela chamada de atenção quanto ao tratamento do ferro fundido. A frigideira foi curada, segui à risca a recomendação do fabricante. Quanto ao tacho esmaltado, é bem mais fácil, lavei com água quente e sabão. Depois são todos os outros cuidados mas há muito que só uso utensílios de silicone para cozinhar. Espero estar a fazer tudo bem 🙂
Quanto ao ensopado, é divinal. Muito elogiada pelos convidados 😉 Recomendo.
Obrigada Clara, pela simpatia e por todos os ensinamentos.
PS – ah e a panela foi à mesa, eheheh
Essas panelas são mesmo para ir à mesa agora só tem de o curar de vez em quando para ele não perder essa protecção. E quanto ao ensopado… maravilha! Que bom!
Feita!! Maravilha! Recomendooooo
Boa! Obrigada Ana!
Bela comidinha. Nós aqui no Alentejo gostamos de comidinhas de panela, neste caso de tacho.
Obrigada pela partilha. Vou fazer amanhã. Beijinhos
Este também pode ser feito no tacho mas eu gosto mais no forno porque o calor é mais uniforme.
Tem um excelente aspecto…guloso! A experimentar no fim de semana! Obrigada pelo partilhar o seu conhecimento. Comecei agora a seguir o seu blog e já me rendi aos seus cozinhados. feliz dia.
Obrigada Cecília!
Humm que bom aspecto … Vou por na minha lista. Comecei agora a seguir o blog/fb/YouTube mais a sério e já fiz 4receitas todas elas saíram top! Fiquei super contente com o resultado. Infelizmente nem sempre passa por isso achei super curioso que todas tenhas saído tão bem. Super fã 🙂 quero comprar os livros e queria começar por um mas não sei o qual. Qual recomenda? 🙂
Que bom Susana. Se é pouco experiente talvez começar pelo 1º. É o mais simples. E quando houver alguma dúvida pode sempre contactar-me 😉