Aqui está uma comida de conforto para tantos, sobretudo para os que têm raízes alentejanas.
Um belo Ensopado de Borrego, à moda antiga, que é simples e cheio de sabor.
Descobri esta receita pela adorável Antónia de Jesus Nunes Manilhas que a explica tim-tim por tim-tim aqui.
Esta senhora é de um tempo em que as meninas saíam de casa dos pais bem cedo para servir em casa de “senhoras”, das “suas senhoras” como ela diz. Tal como a minha mãe que começou a servir aos 11 anos de idade, a dona Antónia começou ainda mais cedo, aos 8. Algo inimaginável hoje para nós, mas que era uma realidade aceite na época.
Muitas receitas dizem para selar primeiro a carne. Neste caso não. O refogado é feito com vários ingredientes juntos logo no início.
Nesta receita só reduzi a quantidade de batatas e aumentei as doses, porque na verdade esta receita que ela diz ser para 5, dá à vontade para 6.
Além disso acrescentei mais um pouco de pimentão-doce, só um nadinha mais, e juntei o atado de aromáticas mais cedo para libertar mais sabor.
Este Ensopado de Borrego é um prato perfeito para dias mais frios, é um clássico na Páscoa, ou até no Natal, e é tradicionalmente servido sobre fatias de pão frito ou torrado, um pão tradicional de qualidade, alentejano e de véspera, de preferência.
Se gostam de ensopados, não deixem também de experimentar o Ensopado de Vaca e Legumes com Vinho Tinto, semelhante ao famoso Boeuf Bourguignon.
Se preferem uma receita de forno então esta Perna de Borrego Assada com Alho e Alecrim é também uma bela opção.
Apesar das limitações que todos temos, por causa da crise pandémica que nos afasta dos nossos, aguardemos e tenhamos esperança em dias melhores, celebrando este período com o mesmo sentido de partilha.
Desejo a todos uma Santa Páscoa.
18 comentários para “Ensopado de Borrego <br> à Moda Antiga”
Ola Clara. Qual a finalidade do vinagre no final?
Cátia, tal como refiro no texto, a receita é da senhora que encontrei no YouTube, mas se vir outras tradicionais também pedem o vinagre. Eu penso que sirva para cortar o sabor por vezes mais enjoativo do borrego, numa quantidade que simplesmente o anula mas não sente.
Olá Clara, começo por lhe agradecer as ótimas receitas que vai partilhando connosco – gosto muito de cozinhar e já experimentei muitas sendo sempre sucesso garantido junto da família – há no entanto um prato que as 2 vezes que fiz não ficou como estava à espera – choco frito – fiz com argolas de lulas e embora a farinha fosse a que recomenda e agitasse bem dentro de um saco não consegui que resultasse pois a farinha não agarrou devidamente.
Obrigada e bj
Isabel, choco não é igual a argolas de lula, nada a ver. Teste com choco. As argolas de lula não agarram nada, não têm a mesma viscosidade. Para argolas usa-se polme, não farinha.
Esta Páscoa fiz o ensopado de borrego. Estava um espectáculo. Segui a risca a receita.
Maravilhoso, quem sabe sabe 🙂
Percorrendo as suas receitas, gostava de acrescentar k acrescentando ervilhas frescas se possível, poderá obter outro prato de borrego como fazemos aqui na zona de Évora. Bjs.
É provável Lourdes 😉 tanta receita tão boa neste nosso Portugal! 🙂
Está feito! Receita selecionada!!! Muito obrigada, Clara 🙂
Só tenho uma dúvida, o borrego tempera-se de véspera ou nem por isso…?
Bjnhs e Boa Páscoa!
Nada. Não tempera nada Rosalina.
Este velho ensopado só me deixa ainda mais saudades da minha querida sogra que o fazia, sempre, divinamente … sem tirar nem pôr!!
Beijinhos Clara e que tenha uma excelente Páscoa!
Até logo!
Que bom Lurdes. 🙂 Uma Páscoa Feliz para si e para os seus!
O meu ensopado leva mais umas especiarias…cravinho e noz moscada…era assim que a minha mãe o fazia e eu segui a tradição. Sou do Alto Alentejo e por vezes do Norte para o Baixo há pequenas variações da mesma receita.
Pois deve haver Dina, é natural que haja sempre um toque mais pessoal consoante as regiões ou até o gosto das pessoas 🙂
Clara,
Esta Pascoa cá em casa só somos três,eu o meu marido e filho,estes dois não gostam de ensopado de borrego.Irei efectuar esta receita mais tarde quando podermos reunir a família mais próxima.
Boa Pascoa. Beijinho
Teresa Bogalho
Claro que sim teresa. O ensopado é sempre bom. Agora ou depois 🙂
Muito obrigada p receita do ensopado.Hava um pormenor que nao sabia.Um pouco de vinagre ao retirar.
Mesmo. Eu também não até a ouvir dizer 🙂