Entrada de sucesso para um jantar a dois ou uma reunião de amigos. O contraste entre o doce e o salgado é absolutamente delicioso.

Também são dos que gostam de celebrar o dia dos namorados?

E preferem em casa ou fora?

Eu sei… ah mais uma data para estimular o comércio e não ligo nada a este dia… tudo bem. Aproveitem para fazer este Doce Beijo de Queijo noutra ocasião, uma festa, um jantar. É sempre um sucesso.

Quem liga ao Dia dos Namorados gosta sempre de fazer algo de diferente e especial.
Uns optam por jantar fora procurando ambientes românticos, e outros decidem ir para a cozinha preparar uma refeição que surpreenda o amado ou a amada. Coloca-se amor no prato e recebe-se sempre de volta.

Com boa comida e um bom vinho… temos uma noite perfeita a dois.

Esta é só a entrada. Fica fantástica e não dá quase trabalho nenhum.

Precisamos apenas de uma base de massa quebrada de compra, um queijo camembert, goiabada e uma gema para pincelar. Nada mais.

Só temos de colocar a goiabada sobre o queijo, à medida…

… virar tudo para cima da massa, de forma a que a goiabada fique por baixo, e depois é só fazer o embrulho, pincelando com gema para aderir melhor.

Não é fundamental, mas fica mais bonito, se cortarem uns pedacinhos de massa em forma de coração… para um toque final com mais significado.

Depois só têm de colocá-los no topo e levar ao forno numa grelha sobre um pouco do papel vegetal para que o calor do forno cozinhe melhor a base, que por regra fica um pouco mais grossa por causa das dobras da massa.

A minha sugestão é com goiabada porque gosto muito do sabor, mas também podem usar marmelada. Podem ainda optar por não colocar doce nenhum no interior e servirem uma compota à parte.

O resultado é sempre extraordinário, com o queijo quente a escorrer.

No menu do Dia dos Namorados de 2014 deixo ainda uma sugestão de prato principal e de sobremesa – os Medalhões de Vitela com Manga e Gratinado de Batata e ainda o Trifle de AMORango. Se quiserem ver outras opções espreitem as receitas da secção DIA DOS NAMORADOS.

Desejo-vos uma noite com muito amor, a força mais poderosa do universo.

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

tempo de preparação: 10 minutos
tempo de forno: 20 a 30 minutos
tempo total: 30 a 40 minutos
dificuldade: fácil
Entrada de sucesso para um jantar a dois ou uma reunião de amigos. O contraste entre o doce e o salgado é absolutamente delicioso.

Doce Beijo
de Queijo

destaque
Entrada de sucesso para um jantar a dois ou uma reunião de amigos. O contraste entre o doce e o salgado é absolutamente delicioso.
tempo de preparação: 10 minutos
tempo de forno: 20 a 30 minutos
dificuldade: fácil

Ingredientes:

  • 1 queijo camembert
  • 1 massa quebrada de compra
  • 100 g de goiabada (ou marmelada)
  • Gema de ovo, para pincelar
  • Nozes para acompanhar (opcional)

UTENSÍLIOS:

Confecção:

  1. Desenrole a massa quebrada da embalagem sem retirar o papel vegetal. Corte uma lateral da massa, com um palmo de largura, para a decoração final.
  2. Corte a goiabada em fatias e coloque-as bem apertadinhas sobre o queijo.
  3. Vire sobre a massa quebrada — a goiabada fica em contacto com a massa. Feche a massa sobre o queijo, pincelando as junções com gema de ovo para selar bem e retire a massa em excesso — desta forma garante uma cozedura uniforme.
  4. Pique a massa da base com um garfo, pincele com gema e vire de novo o queijo sobre o papel vegetal, para que as junções fiquem para baixo. Pincele toda a massa com gema.
  5. Use um cortador pequeno, em forma de coração, para cortar 4 corações da massa que reservou. Disponha os corações sobre o topo e pincele-os com gema.
  6. Coloque o queijo sobre papel vegetal numa rede — desta forma o calor penetra melhor na base, evitando que a massa de baixo fique mal cozida.
  7. Leve a forno pré-aquecido a 180º C entre 20 a 30 minutos ou até que a massa fique bem tostadinha.
  8. Sirva quente, para o queijo escorrer e acompanhe com tostas e nozes.

Notas:

  • Se em vez de goiabada ou marmelada preferir uma compota opte por servi-la cá fora com o queijo e não a coloque dentro do embrulho de massa.

Outras informações:

10 comentários para “Doce Beijo <br> de Queijo”

  1. Ana Paula Ferreira

    Olá Clara
    Adoro o seu site/blog, todos os dias cá venho e, cá em casa já sabem que quando dizem “que bom!…” a resposta que invariavelmente recebem é “Receita da Clara de Sousa” .
    Por isso muitos parabéns pelo seu blog e bem haja.
    Ana Paula

  2. Olá Clara. Eu faço com doce de figo e sirvo com rúcula. Uma delicia. Ultimamente tenho tido dificuldade em que o queijo derreta, alguma sugestão? Grata, Bárbara

    1. Olá Bárbara, a sério? Deixar mais tempo é uma opção, mas será da qualidade do queijo? É estranho porque é um queijo macio…

  3. Olá clara ,no passado Natal fiz a sua receita de Peru Desmanchando, estava maravilhosao ,toda a familia adorou, e fiz tbm o seu bacalhau com broa, muito bom tbm ,muito obrigado pela partilha das suas receitas .Um bom Ano para si e toda a familia ,beijinhos

  4. Olá Clara!
    Já fiz algo do género, mas em vez da goiabada/marmelada ou outra compota, depois de sair do forno usei mel. Ficou delicioso.
    Um beijinho e grata pelas suas partilhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.