Aqui estamos prontos para a entrada num novo ano e com muitos sonhos e desejos no coração.

Quais são os vossos para cada novo ano que começa?

O Natal e o Ano Novo têm apenas uma semana de diferença o que significa que algumas coisas que nos sobraram do Natal podem servir para fazer receitas para a festa do Réveillon.

Desde logo as Bolachas Rainha ou os Brownies Rainha, ambos feitos com as sobras de Bolo Rainha que já ninguém quer comer.

Este ano, tive vários pratos na mesa de Natal e não se comeu tudo – uma das coisas que sobrou foi camarão já cozido – comprei cru e cozi com casca. Mas sobrou.

O que fazer além de o comer só assim?

Que tal fazer um dip para o réveillon?

Um dip? O que é um dip?

Dip é uma palavra em inglês que significa imergir, mergulhar, no caso… mergulhar em algo como um patê que não seja de barrar, como aqueles patês de atum e ovo bem macios. Ou um húmus. Um dip é algo em que podemos enfiar uma tosta retirando um pouco, para comer. E é sempre uma bela entrada!

Quais os ingredientes deste dip?

  • Camarão – cru ou cozido, se for para aproveitamento como é o caso.
  • Cenoura – ralada, para dar mais riqueza e textura ao dip.
  • Queijos – usei queijo-creme (vulgo Philadelphia), Gouda e Cheddar.
  • Crème fraîche – encontra-se facilmente nos supermercados mas, na falta, pode ser substituído por iogurte grego.
  • Alho – bem esmagado
  • Tabasco – para lhe dar um picante suave
  • Azeite, sal e pimenta

Camarão cru ou cozido?

Sim, podemos usar cru ou cozido.

Idealmente usaria cru, mas neste caso, como foi para aproveitamento de sobras, usei o cozido, descasquei-o e cortei-o em pedacinhos.

Daqui vai para a frigideira, fritar um pouco em azeite e alho. Este que está cozido é salteado durante pouco tempo, para absorver o aroma do alho, mas se usarem cru fritem-no mais um pouco até ficar rosado.

Retira-se o camarão e a mesma frigideira serve para derreter os queijos com o crème fraîche… e o melhor é fazê-lo em lume brando.

Depois junta-se tudo: esta mistura de queijos, mais o camarão e a cenoura ralada. Tudo bem envolvido e temperado antes de ir uns 3 minutos para o forno gratinar sob o grelhador.

Digam lá que não apetece atacar logo com umas tostinhas????

Dip cremoso ou dip com fios?

Este é cremoso porque usa queijos que não têm o efeito de fazer fios. Se gostam desse efeito usem alguma mozzarella.

Onde está a receita completa?

Está mais abaixo, logo depois do video, com todas as explicações e quantidades. Podem imprimir se quiserem.

Não têm uma frigideira que possa ir ao forno?

Não faz mal. Façam tudo numa frigideira normal, transfiram para um recipiente de pyrex, de barro ou outro que possa ir ao forno e levem a gratinar.

Outras receitas de entradas para o réveillon!

HÚMUS DE GRÃO-DE-BICO - Húmus tradicional, versão caseira, sem complicações. Com ingredientes básicos é o dip perfeito para qualquer ocasião.
GRAVLAX (SALMÃO CURADO) - Rápido de preparar, delicioso, o gravlax é como o salmão fumado, mas é curado em sal e açúcar. Uma solução muito mais económica e igualmente maravilhosa.
ENTRADAS DE FESTA - Este prato é o centro das atenções e um sucesso. Tem queijos, fatiados de carne, fruta fresca e frutos secos.
CHAMUÇAS DE CARNE DE FORNO - Um clássico indiano em versão rápida, no forno, com massa filo, ficam sequinhas, muito estaladiças e igualmente saborosas.

Boas saídas e melhores entradas!

Bom ano de 2023!