O curd de limão aproveita excedentes de fruta, quando está em época de abundância. É um processo muito simples e fica irrepreensível.
Curd de Limão

Sem corantes nem conservantes, com uma acidez desconcertante, este curd é fresco, leve e ideal para recheios de bolos ou simplesmente para barrar scones.

Quem tem a sorte de ter um limoeiro no quintal conhece bem aquele período em que a árvore está carregada, o que nos deixa a magicar sobre o que fazer com tantos limões.

Fazer este creme é uma das opções.

Outra opção… mama mia!!! … é fazer Limoncello ou Creme de Limoncelo, já que ambos exigem limões biológicos. E ainda temos a maravilhosa limonada que tanto nos refresca em dias de calor.

Há tantas coisas que podemos fazer com limões e este creme é perfeito também para recheios de bolos, como é o caso da réplica do bolo de casamento do príncipe Harry e Meghan Markle.

Então, para quê comprar, se o podemos fazer em casa num instante?

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

Curd de Limão
tempo de preparação: 15 minutos
dificuldade: Fácil
rendimento: ~600 ml
O curd de limão aproveita excedentes de fruta, quando está em época de abundância. É um processo muito simples e fica irrepreensível.

Curd de Limão
ou de Laranja

Curd de Limão
O curd de limão aproveita excedentes de fruta, quando está em época de abundância. É um processo muito simples e fica irrepreensível.
tempo de preparação: 15 minutos
dificuldade: Fácil
rendimento: ~600 ml

Ingredientes:

  • 6 limões
  • 6 ovos
  • 100 g de manteiga sem sal
  • 450 g de açúcar
  • 1 colher de sopa de maisena

UTENSÍLIOS:

  • frascos esterilizados

Confecção:

  1. Leve ao lume o sumo e raspa dos limões, a manteiga e o açúcar até dissolver. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
  2. Bata os ovos com a maisena (como para a omeleta) e adicione pouco a pouco, sempre mexendo, ao preparado que esteve ao lume.
  3. Leve de novo o tachinho ao lume, mexendo até engrossar ligeiramente – irá engrossar mais depois de arrefecer.
  4. Encha pequenos frascos (previamente bem limpos com álcool) e aperte muito bem a tampa. Vire os frascos ao contrário até arrefecer – desta forma vão criar vácuo.
  5. Quando o creme estiver frio, coloque os frascos no frigorífico e consuma no período de um mês.

Notas:

  • Se optar por fazer curd de laranja, que é mais doce e menos ácida do que o limão, reduza o açúcar em pelo menos 100 g ou mais.

Outras informações:

22 comentários para “Curd de Limão <br> ou de Laranja”

  1. Boa tarde Clara.. Fiz a receita de curd mas com laranja e saiu muito bem. Fiz de limão mas os limões deviam estar verdes pois ficou extremamente ácido. Há algo que possa fazer para salvar o creme? É que neste momento não dá mesmo para consumir. Obrigado

    1. Olá Celine. Cortou no açúcar? Por regra para cortar a acidez do limão junta-se leite e/ou bicarbonato de sódio. É só misturar. Experimente numa parte e veja se resulta bem para si.

  2. Maria Adelaide marques

    Bom dia, Clara!
    Em primeiro lugar parabéns pela cozinheira e profissional que é. Sou fã!
    Em segundo lugar, a minha filha não come açúcar, por isso pode, por favor, sabe qual a melhor maneira de substituir o açúcar nesta receita?
    Obrigada

    1. Olá Isabel. Um bom limão terá cerca de 60 ml de sumo o que dará cerca de 350 ml no total dos seis da receita. Penso que seria melhor usar 350 ml de polpa de maracujá juntando o sumo de um limão e apenas 250 g de açúcar já que o maracujá não é tão ácido como o limão. Isto é o que faria, mas nunca testei com maracujá. Já viu outras receitas de curd de maracujá?

        1. Teste Isabel. Mau nunca fica 😉 é tudo bom. Pode é ficar mais ou menos doce, mas o sabor do maracujá está lá. A minha sugestão, em nome da qualidade do produto, é que use mesmo maracujás, porque a polpa de lata nem sempre está à altura em termos de sabor.

        2. Olá Clara
          Parabéns pelos seus trabalhos e obrigada por partilha-los connosco.
          Vou experimentar fazer o curd mas de limão e Lima.
          Algum conselho?
          Obrigada, boa saúde para si.
          Isabel

          1. Nenhum isabel, seja de um ou de outro a acidez é tanta que tem de compensar; no entanto pode cortar um pouco no açúcar se quiser alguma acidez.

      1. Olá, boa noite Clara.
        A receita do arroz de grelos f z-me água na boca, moro no Nordeste do Brasil e aqui não há grelos, resolvi o problema e substitui os grelos por rúcula
        Ficou ótimo, como dizia meu Pai, quem não tem cão caça com gato.
        Fiz umas pataniscas de sardinha de lata para acompanhar, combinação perfeita.
        Abraço!

        1. Berta de Castro Lopes

          Olá Maria Vieira
          Deve ter os bróculos ramoso.Há em Fortaleza e ficam muito bem no arroz. Gosto muito de ver as receitas da Clara.
          abraço
          Berta

          1. Boa noite Clara
            Eu também faço a marmelada assim, só que depois de juntar os marmelos com o açúcar no tacho deixo repousar algum tempo até o açúcar ficar liquido. Normalmente de um dia para o outro.
            Bjs

  3. Maria da Graça Pedras

    Parabéns
    Como sempre receitas muito convidativas. Sou sua fã, porque nos proporciona, receitas muito boas e fáceis de elaborar. Obrigada
    Maria da Graça Pedras

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.