Com as temperaturas a descer, o Outono a impor-se, e o recolher obrigatório a obrigar-nos a ficar mais tempo em casa, esta é daquelas receitas que conforta da primeira à última colherada.
Crumble ainda um pouco quente com uma bola de gelado é sucesso garantido.
O Crumble de Maçã é o mais clássico dos crumbles. Talvez o mais apreciado em todo o mundo. É de origem inglesa, é simples e permite muito improviso, desde os ingredientes ao grau de doçura.
Para este crumble optei pelas maçãs reinetas, que me dão a textura e o grau de acidez de que mais gosto. Comprei-as ainda com a tonalidade verde, o que significa que a polpa está ácida e rijinha e não começou a ficar farinhenta. De qualquer forma, podem usar as maçãs que preferirem ou tiverem por casa, até podem usar uma mistura de várias.
Tratar das maçãs é a parte que nos consome mais tempo. Tudo o resto é super rápido.
Cortar, descaroçar, descascar e fatiar a maçã. Fatias de meio centímetro, se possível. Não as queremos nem demasiado finas, nem demasiado grossas.
Depois disto só temos de envolver a maçã com os ingredientes do recheio e colocar tudo num tabuleiro que possa ir ao forno. Usei um tabuleiro rectangular 20 x 30 cm, mas podem usar com outra medida desde que seja semelhante, para não ser demasiado grande nem demasiado pequeno.
A cobertura faz-se rapidamente.
Basta usar as pontas dos dedos e misturar manteiga com vários ingredientes secos. Entre eles os flocos de aveia que deixam o crumble mais leve e crocante.
Com a cobertura colocada sobre as maçãs, é hora de ir para o forno e ficar por lá durante quase uma hora.
Não parece difícil pois não? E não é, é mesmo muito simples.
Esta minha versão é uma versão mais adulta, com álcool, mas não se preocupem com o teor alcoólico porque com o calor do forno ele evapora-se, fica apenas aquele travo que lhe dá personalidade.
Desta vez usei Rum – um rum escuro envelhecido em barricas de carvalho, que tinha por casa, e que tem um sabor que adoro – mas também fica maravilhoso com Amaretto (substituir por amêndoa amarga) ou Cointreau (substituir por Triplice Seco). Outro licor que também vai muito bem é o nosso Vinho do Porto.
Se não quiserem usar nenhuma bebida alcoólica podem usar sumo de maçã ou apenas água.
Sobre o grau de doçura – podem ver que opto por usar o açúcar amarelo porque gosto mais do sabor, e as quantidades são as que considero no ponto perfeito para o meu gosto pessoal, mas isto depende também das maçãs que usarem.
Tal como está, está no ponto para maçãs ácidas, mas se usarem maçãs mais doces ou se optarem por outras frutas como pêras ou pêssegos, reduzam um pouco no açúcar que envolvem na fruta.
No entanto, eu sou fã das maçãs um pouco mais ácidas como as Reinetas porque são mais um factor de contraste no palato, e mais um factor de sucesso.
Tal como a bola de gelado!
Imprescindível!
22 comentários para “Crumble de Maçã com Rum”
Olá Clara. Receita deliciosa.. fiz para a sobremesa do almoço de hoje e nem tive tempo de tirar foto. Desapareceu num piscar de olhos.. obrigada por todas as receitas que partilha connosco. Beijinhos grandes.
É uma delicia, uma bombinha deliciosa para dias especiais 😉
Boa tarde, Clara,
Acha que posso preparar o crumble de véspera e guardá-lo no frigorífico até ir para o forno?
Obrigada,
Marta
Penso que sim. O forno depois trata ☺️
Olá Clara, este Crumble de maçã é verdadeiramente delicioso. Já é a terceira vez que o faço.
Todos se deliciaram com esta sobremesa. Claro que não faltou a bola de gelado!!!
Obrigada, beijinho
É uma perdição eu sei 😉 mas um dia não são dias!
Adoro muitas das suas receitas e o modo simples e prático como as apresenta. Este crumble é realmente do melhor! Extraordinariamente crocante, mesmo bom!
Obrigada pela partilha 🙂
🙂 mesmo mesmo Isabel 😉
Surpreendi a minha esposa com esta receita no dia dos namorados. Ficou radiante.
Obrigado.
Belo jantar, rematado com esta sobremesa! Que maravilha! 🙂
Boa tarde Clara
Experimentei o crumble e ficou divinal, fiz com vinho do Porto da Madeira.
Fantástico! Obrigada Natália! 🙂
Olá, Clara!
Bem, estou extasiada com este Crumble! Que delícia! A receita já faz parte das minhas preciosidades!
Apenas por falta de tempo, esta é a segunda receita experimentada e o resultado é o mesmo! 100% de sucesso! Já vou pôr a terceira em mira!
Muito muito muito obrigada por partilhar estes pequenos mas grandes mimos!
Beijinhos,
Ana
Fico super contente quando resulta tão bem convosco como comigo! 🙂 Tem tantas tantas que vai mesmo ter de escolher a seu gosto, mas eu sou muito eclética e acho que vai encontrar de certeza 😉 Muito obrigada Ana!!
Este crumble é mesmo extraordinário!!!
E acompanhado com um gelado de amendoim que fiz na Bimby!! Bem, sem palavras!!!
Muito obrigada Clara!
Pois é Filomena. Precisamos de coisas assim de vez em quando. Se é para fazer que seja nesmooooo muito bom 🙂 obrigada!
Olá …já fiz…ficou divinal , mas em vez de sumo ou outro fiz um chá de maçã canela …ficou muito bom …obrigado bjnho
Óptimo Cristina, só precisa do líquido e aromatizado ainda melhor 🙂
Compartilho da sua opinião Isabel.
A Clara de Sousa é top, simplifica tudinho.
Faça um pudim de laranja, que ela tem no canal, do dia dos avós.
E excelente!!!!!
e tao simples.
beijinhos Clara
Obrigada Judite! 🙂
Desde que descobri as receitas e as dicas de Clara de Sousa, sou muito mais feliz! Tudo me corre na perfeição, porque está tudo tão bem explicado que não há que enganar. Às vezes, cansada da escola, chego a casa e procuro as novidades no site da Clara, e eis que resolvo, muitas vezes, a azáfama das refeições. Cá em casa pedem-me perna de peru assada no forno com frequência e de facto é um prato delicioso!
Parabéns à Clara de Sousa, não só pela jornalista que é e que vejo diariamente, como também por esta ideia (fora da caixa) muito útil e que faz dela uma de nós.
Beijinhos
Isabel até me deixa sem palavras. <3 muito obrigada!