Uma receita ‘assustadora’ para surpreender os mais novos. A cobra é uma pizza enrolada e os ovos de dragão são tingidos para dar mais realismo.

E eis que estamos no final de Outubro e os miúdos, alguns, nem todos, ficam excitadíssimos com a noite das bruxas.

O que fazer para os surpreender?

Tenho feito algumas receitas noutros anos, que fui publicando no FB e esta é uma delas.

A Caveira Sanguinária também é outra opção “aterradora”! (lol)

Esta cobra calzzzzone é uma simples pizza enrolada em charuto e o recheio é o que lhe quiserem colocar.

Eu coloquei fiambre, cogumelos, queijo mozzarella e folhas frescas de espinafres.

Depois só temos de a enrolar em charuto, o mais bem selada possível, passá-la para um tabuleiro forrado com papel vegetal, dar-lhe uma forma sinuosa e marcar a massa com a ponta de uma faca, ao de leve, para simular as escamas do dorso da cobra. Sem esquecer os olhos que são dois pedacinhos de azeitona preta.

Pincelamos a massa com ovo e levamos ao forno até dourar.

Só depois de cozida, colocamos a língua que podemos fazer com um pouco de pimento ou malagueta vermelha.

Quanto aos ovos de dragão, são a “cereja no topo do bolo”.

Temos de fazê-los umas horas antes, ou até de véspera, para que fiquem bem tingidos como estes. Na receita explico tudo certinho.

Se não quiserem ter mais trabalho podem usar os ovos inteiros. Como alternativa, podem recheá-los com a pasta de gema e voltar a juntar as metades.

Com ou sem recheio… um deles vai para a boca da cobra – basta fazermos um corte na zona da boca, enfiar um ovo meio dentro meio fora, e centrar a língua por baixo.

Simples!

O video já foi feito há uns anos e não tem a qualidade dos videos actuais, mas dá para perceber bem como se faz todo este processo.

Desejo a todos que se divirtam na noite mais aterradora do ano!

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: Pizza: 35 minutos/Ovos de Dragão: 1 hora + tempo de tingimento
dificuldade: fácil
doses: 2 por cada massa redonda
Uma receita ‘assustadora’ para surpreender os mais novos. A cobra é uma pizza enrolada e os ovos de dragão são tingidos para dar mais realismo.

Cobra Calzzzzone com
Ovos de Dragão (Halloween)

cobra calzone destaque site
Uma receita ‘assustadora’ para surpreender os mais novos. A cobra é uma pizza enrolada e os ovos de dragão são tingidos para dar mais realismo.
tempo de preparação: Pizza: 35 minutos/Ovos de Dragão: 1 hora + tempo de tingimento
dificuldade: fácil
doses: 2 por cada massa redonda

Ingredientes:

COBRA
  • Massa de pizza ou massa folhada (ver notas)
  • Molho de tomate q.b.
  • Fiambre q.b.
  • Cogumelos laminados q.b.
  • Orégãos q.b.
  • Queijo mozarela ralado q.b.
  • Folhas de espinafre q.b.
  • 1 azeitona preta
  • 1 tirinha de pimento vermelho
  • Gema para pincelar
OVOS DE DRAGÃO
  • Ovos (os que precisar)
  • 50 ml molho de soja
  • 4 saquinhos de chá preto
  • Sal q.b.
Recheio dos ovos
  • Maionese q.b.
  • Salsa picada q.b.
  • Sal e pimenta preta q.b.

UTENSÍLIOS:

Confecção:

COBRA:
  1. Sobre a massa, que deve ter uma largura entre 30 a 40 cms, espalhe o molho de tomate, sem chegar às extremidades. Depois recheie com os restantes ingredientes, una a massa e feche bem as pontas. É fundamental que a massa não tenha furos, para não perder o recheio.
  2. Coloque o rolo num tabuleiro, sobre papel vegetal, com a junção virada para baixo. Molde o corpo da cobra, apertando-o e esticando-o com cuidado. Molde a cabeça e ponha-lhe os olhos feitos com a azeitona. Afunile também a cauda.
  3. Com a ponta de uma faca, marque o dorso da cobra, para simular escamas.
  4. Pincele tudo com a gema, diluída numas gotas de água ou leite, e leve a forno pré-aquecido a 200º até que a massa fique bem dourada – 15 a 20 minutos devem chegar.
  5. Recorte uma língua fina de duas pontas com o pedacinho de pimento vermelho.
  6. Faça uma incisão na massa, na zona da boca da cobra, e coloque aí língua. Se quiser que a cobra esteja a abocanhar um ovo, faça um corte maior, para caber parte do ovo no seu interior. Coloque a língua depois, centrada, por baixo.
OVOS DE DRAGÃO:
  1. Coloque os ovos num tachinho, cubra com água e leve ao lume. Quando a água começar a ferver, desligue o lume e deixe os ovos na água quente durante 15 minutos.
  2. Escorra a água quente e cubra os ovos de novo com água fria. Mantenha assim, até os ovos ficarem frios. Depois disso, retire-os da água, bata-os sobre a bancada e role-os com cuidado, apenas para estalar a casca.
  3. Coloque de novo os ovos no tachinho, cubra com água, junte o molho de soja, o sal e os saquinhos de chá. Leve ao lume e deixe ferver, em lume brando, durante 15 minutos. Depois desse tempo, retire o tachinho do lume e deixe descansar durante algumas horas ou durante a noite, para os ovos tingirem.
  4. Depois de tingidos, descasque-os e corte-os em metades, no sentido do comprimento e retire as gemas para uma taça, mantendo as metades do mesmo ovo lado a lado num prato, para que a junção das metades seja a original.
  5. Esmague as gemas com um garfo, junte um pouco de maionese, sal, pimenta e salsa picada e recheie as metades com este preparado, sem encher muito. Una as metades para voltar a fazer um ovo inteiro.
  6. Na hora de servir, coloque a cobra e os ovos sobre uma cama de legumes.

Notas:

  • Se usar massa grossa de pizza de compra, redonda, pode esticá-la um pouco. Se usar massa fina, o ideal é que use duas bases – pode colocá-las uma em cima da outra e esticá-las com o rolo ou deixá-las sobrepostas a meio, passando o rolo na zona da sobreposição para garantir uma espessura uniforme.
  • Se usar massa folhada de compra, redonda, pode sobrepô-la tal como a massa de pizza. Se usar um bloco mais grosso, rectangular, deve esticá-la bem com o rolo.
  • Se fizer os ovos de dragão, cozinhe-os umas boas horas antes; melhor se for de véspera.
  • Rechear os ovos é opcional. Pode servi-los inteiros.

Outras informações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.