É o prato mais icónico da região de Setúbal, um verdadeiro pitéu que leva milhares e milhares de pessoas todos os anos aos restaurantes à beira do Sado.

Muitas pessoas acham que é um prato que tem alguns segredos, e muitos fazem até questão de o dizer, mas na verdade o grande segredo é não ter segredos.

Este ensinamento recebi de uma cozinheira de um restaurante da região que até se ria com esta questão do segredo.

Este é um prato que brilha com a qualidade do choco. E que belos chocos que os pescadores ali deixam.

É claro que ter choco directamente da lota é um privilégio que não está ao alcance de todos, mas que podemos replicar com grande qualidade em casa, usando choco congelado… e não se trata de choquinhos. Para este prato precisamos mesmo de chocos grandes que já se encontram facilmente na secção de congelados dos supermercados.

Em alternativa podem usar tiras de choco, mas eu prefiro tiras um pouco menores – da grossura de um dedo – e por isso compro inteiro.

Em casa só temos de o deixar descongelar, limpar, cortar em tiras, passar muito bem por farinha fina de milho temperada com um pouco de sal. Tem de ser mesmo de milho e da fina. Carolo não serve e farinha de trigo também não.

É uma boa notícia para os intolerantes ao glúten!

Depois disto é só fritar até ficarem douradinhos. 4 minutos chegam, não deixem mais porque queremos que o choco fique macio e mantenha toda a frescura.

Vão ver no video que coloquei sal fino no final, mas foi simplesmente porque me esqueci de juntar o sal à farinha, é o que prefiro fazer.

Portanto como vêem isto é muito básico, não há mais nada. Não precisam de temperar o choco com sal, alho ou limão. Queremos o sabor do choco, o sabor do mar, em toda a sua plenitude. O limão vai em gomos na travessa para o espremermos só na hora.

Em Setúbal fazem sempre uma belas rodelas de batata-frita. Aqui usei um bom arroz de tomate, para evitar mais fritos, mas acompanhem como quiserem se fizerem este prato como refeição principal.

Se for apenas como petisco, bastam mesmo os gomos de limão ou, eventualmente, um pouco de maionese para os mais gulosos.

Aqui no site tenho uma deliciosa receita de choco para os fãs deste cefalópode. É um caril que nunca desilude. Espreitem o Caril de Choco com Leite de Coco que faço com tiras de choco.

Espero que gostem e se tiverem dúvidas usem a caixa de comentários que cá estarei para responder sempre que possível!

SE FIZEREM ESTA RECEITA

Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!

NAS REDES SOCIAIS

Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha

PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA

Sigam-me no FacebookInstagram e Pinterest

Subscrevam o meu canal no Youtube