A receita do chili com carne é muito simples, mais simples do que muitas receitas que foram evoluindo a partir da original.
Comi-a, desta forma, pela primeira vez, no início dos anos 90 numa viagem aos Estados Unidos.
Numa viagem de carro de Nova Iorque para Washington, saímos da autoestrada porque já era hora de almoço e parámos num típico restaurante norte-americano de beira de estrada.
O Chili vinha servido numa taça redonda. Eu olhei para ele e estranhei. Então não tem pimentos? Então não tem milho? Perguntei se costumavam adicioná-los ao chili. Disseram-me que não, que sempre o tinham feito assim. Apenas com cebola, alho, carne picada, tomate, feijões e queijo cheddar, além de mais algumas especiarias. Tudo muito simples, mas muito bom.
Senti-me verdadeiramente reconfortada com aquela taça de chili. Estávamos em Outubro, estava frio, e o calor daquele prato, o calor daquelas especiarias, souberam-me maravilhosamente bem.
Este chili acaba por ser bastante diferente do tradicional chili do Texas – onde o chili é o prato oficial -em que se usa carne em pedaços e não picada, e não tem nem tomate nem feijões.
Mas ao contrário do chili que muitas vezes comemos por cá, esta receita também não leva milho ou pimentos. E é assim que a decidi fazer, tal como a comi naquele dia frio de Outubro numa viagem inesquecível para Washington.
No entanto, o chili é um prato muito versátil e se gostam desses ingredientes é muito simples: basta juntá-los que ficará óptimo também.
Já vi muitas receitas de chili rápidas que ficam prontas em menos de meia hora. Sim é possível, até porque a carne picada fica cozinhada nesse tempo, mas uma cozedura muito lenta durante mais tempo vai desenvolver e aprofundar mais os sabores.
Por isso, sem pressas, aventurem-se e deliciem-se com esta receita que é perfeita para nos aconchegar nestes dias mais frios.
Ah… e sempre acompanhada com um Pão de Milho Doce. A minha receita é super fácil e rápida e fica deliciosa.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
22 thoughts on “Chili com Carne <br> (receita clássica)”
Vou experimentar este fim de semana.
Depois comento.
Obrigada pelas receitas
Pode disponibilizar novamente o vídeo?
Joaquim esta é das antigas, não tem video.
Olá Clara, cá venho eu relembrar esta receita de Chili que sigo sempre que quero fazê-lo por tão apreciada que é cá por casa. Obrigada pela partilha!
Que bom 🙂 uma delícia Ângela 🙂 muito obrigada!
Olá Clara. Sempre que faço chili para os meus filhos, que são uns gulosos, sigo a sua receita e fica sempre muito bom ☺️
Continue a partilhar as suas receitas, gosto muito, parabéns!
Cumprimentos aí para casa
Muito obrigada Pedro! 🙂
Antes de mais, parabéns pelo blog. Muito boas receitas e está muito bem estruturado. dos melhores que conheço. Minha mãe era uma excelente cozinheira e herdei as suas receitas, todas manuscritas, que gosto de experimentar para matar saudades dos cheiros e paladares de infância que nunca esquecemos.
Ontem resolvi fazer chili, mas quis comparar a que tinha com outras, precisamente porque conheço bem os EUA de costa a costa (cerca de 20 Estados) e sei que a variedade é enorme. Achei piada o facto da de minha mãe ser idêntica à sua, com a óbvia variação de especiarias. Só tive que acrescentar a farinha, porque, realmente, ajuda a engrossar um pouco, dando mais consistência. Embora já tenha estado no México, nunca comi lá chili, porque não sou apreciador das suas comidas muito condimentadas. Os americanos não têm propriamente uma gastronomia própria como nós e vão adaptando as dos outros (imigrantes), como é o caso dos mexicanos. Por isso, à medida que viajamos para sul e oeste (mais próximo da fronteira) os pratos que derivam dos mexicanos são os mais originais. Concluindo, no Texas o chili é o mais parecido com o original e não no norte/este. Porque leva todos os ingredientes originais que fazem eu não apreciar a comida mexicana – pimentas e pimentões das mais variadas espécies, cores e intensidade de picantes.
Desejo-lhe as maiores felicidades pessoais e profissionais e, mais uma vez, muitos parabéns pelo excelente blog.
Olá Sérgio! Eu de facto refiro o Texas, mas eu não gosto tanto da versão deles 😉 acho esta mais prática e é como me sabe melhor. Muito obrigada 🙂
Olá Clara fiz o chili e cá em casa adoraram beijinhos
Que bom Isaura! E fez o pão? Se não fez faça da próxima que é muito fácil e vai muito bem com o chili! Beijinho.
Olá Clara! Esta receita foi um sucesso no almoço de domingo! E o pão de milho fica maravilhoso! Beijinhos
Pois fica! E é tão simples esse pãozinho! Obrigada Cilita! Beijinhos.
Vou experimentar este fim de semana.
Depois comento.
Obrugada por partilhar as suas receitas
Olá clara gosto muito das suas receitas e mais um que vou experimentar beijinhos
Obrigada Isaura! Beijinhos.
Olá Clara, obrigada pelas suas receitas sempre que tenho oportunidade faço uma e é sempre um sucesso á mesa, todos adoram ! O rolo de carne, o chili, entrecosto no forno etc . Das sobremesas o tiramisu, o arroz doce,o bolo com morangos e muito mais! Adoramos! Um abraço lurdes
Tão bom! Muito obrigada Lurdes.
Gosto muito das suas receitas. Aproveito para lhe dar os parabéns pelo trabalho que desempenha como jornalista. Tem muita classe em tudo o que faz.
Obrigada Maria João!
Adoro suas receitas. Tudo de bom são os meus votos para 2020.
Bom ano Maria!