Um prato quente e picante q.b. ideal para os dias mais frios e sempre acompanhado com pão de milho doce.

A receita do chili com carne é muito simples, mais simples do que muitas receitas que foram evoluindo a partir da original.

Comi-a, desta forma, pela primeira vez, no início dos anos 90 numa viagem aos Estados Unidos.

Numa viagem de carro de Nova Iorque para Washington, saímos da autoestrada porque já era hora de almoço e parámos num típico restaurante norte-americano de beira de estrada.

O Chili vinha servido numa taça redonda. Eu olhei para ele e estranhei. Então não tem pimentos? Então não tem milho? Perguntei se costumavam adicioná-los ao chili. Disseram-me que não, que sempre o tinham feito assim. Apenas com cebola, alho, carne picada, tomate, feijões e queijo cheddar, além de mais algumas especiarias. Tudo muito simples, mas muito bom.

Senti-me verdadeiramente reconfortada com aquela taça de chili. Estávamos em Outubro, estava frio, e o calor daquele prato, o calor daquelas especiarias, souberam-me maravilhosamente bem.

Este chili acaba por ser bastante diferente do tradicional chili do Texas – onde o chili é o prato oficial -em que se usa carne em pedaços e não picada, e não tem nem tomate nem feijões.

Mas ao contrário do chili que muitas vezes comemos por cá, esta receita também não leva milho ou pimentos. E é assim que a decidi fazer, tal como a comi naquele dia frio de Outubro numa viagem inesquecível para Washington.

No entanto, o chili é um prato muito versátil e se gostam desses ingredientes é muito simples: basta juntá-los que ficará óptimo também.

Já vi muitas receitas de chili rápidas que ficam prontas em menos de meia hora. Sim é possível, até porque a carne picada fica cozinhada nesse tempo, mas uma cozedura muito lenta durante mais tempo vai desenvolver e aprofundar mais os sabores.

Por isso, sem pressas, aventurem-se e deliciem-se com esta receita que é perfeita para nos aconchegar nestes dias mais frios.

Ah… e sempre acompanhada com um Pão de Milho Doce. A minha receita é super fácil e rápida e fica deliciosa.

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

tempo de preparação: 1 hora 25 minutos
dificuldade: fácil
doses: 6
Um prato quente e picante q.b. ideal para os dias mais frios e sempre acompanhado com pão de milho doce.

Chili com Carne
(Receita Clássica)

chili destaque
Um prato quente e picante q.b. ideal para os dias mais frios e sempre acompanhado com pão de milho doce.
tempo de preparação: 1 hora 25 minutos
dificuldade: fácil
doses: 6

Ingredientes:

  • 1 kg de carne de vaca picada
  • azeite q.b.
  • 1 cebola média picada finamente
  • 2 dentes de alho grandes picados finamente
  • 1 colher de chá de tabasco (ou piri-piri)
  • 2 colheres de sopa de farinha
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 colher de sobremesa cheia de oregãos secos
  • 1 colher de chá de cominhos em pó
  • 1 colher de chá de sementes de coentro, esmagadas
  • 1 lata pequena de tomate aos pedaços ou 5 ou 6 tomates pelados e picados grosseiramente
  • 300 ml água
  • 1 lata grande de feijão preto ou encarnado
  • queijo cheddar ralado (opcional)

UTENSÍLIOS:

Confecção:

  1. Numa panela anti-aderente refogue a cebola e o alho no azeite. Quando começar a alourar junte a carne picada e envolva muito bem e cozinhe um pouco até deixar de ficar rosada.
  2. Junte as especiarias – orégãos, cominhos e coentros – a farinha, o açúcar e o tabasco e envolva.
  3. Junte o tomate, a água e o sal, envolva e quando levantar fervura reduza para o mínimo dos mínimos e deixe fervilhar durante uma hora, tapado, mexendo pontualmente. Se perceber que necessita de um pouco mais de água, junte um pouco, lembrando-se de que o chili tem algum caldo, mas não demasiado.
  4. Passada uma hora, junte os feijões escorridos, envolva e deixe por mais 10 minutos no lume brando.
  5. Sirva com queijo cheddar ralado e acompanhe com pão de milho doce.

Notas:

  • Se gosta do chili mais picante junte mais a gosto.
  • Para uma versão sem glúten substitua as 2 colheres de sopa de farinha de trigo por uma colher de sopa de farinha maisena.

Outras informações:

22 comentários para “Chili com Carne <br> (Receita Clássica)”

  1. Olá Clara, cá venho eu relembrar esta receita de Chili que sigo sempre que quero fazê-lo por tão apreciada que é cá por casa. Obrigada pela partilha!

  2. Olá Clara. Sempre que faço chili para os meus filhos, que são uns gulosos, sigo a sua receita e fica sempre muito bom ☺️
    Continue a partilhar as suas receitas, gosto muito, parabéns!
    Cumprimentos aí para casa

  3. Antes de mais, parabéns pelo blog. Muito boas receitas e está muito bem estruturado. dos melhores que conheço. Minha mãe era uma excelente cozinheira e herdei as suas receitas, todas manuscritas, que gosto de experimentar para matar saudades dos cheiros e paladares de infância que nunca esquecemos.
    Ontem resolvi fazer chili, mas quis comparar a que tinha com outras, precisamente porque conheço bem os EUA de costa a costa (cerca de 20 Estados) e sei que a variedade é enorme. Achei piada o facto da de minha mãe ser idêntica à sua, com a óbvia variação de especiarias. Só tive que acrescentar a farinha, porque, realmente, ajuda a engrossar um pouco, dando mais consistência. Embora já tenha estado no México, nunca comi lá chili, porque não sou apreciador das suas comidas muito condimentadas. Os americanos não têm propriamente uma gastronomia própria como nós e vão adaptando as dos outros (imigrantes), como é o caso dos mexicanos. Por isso, à medida que viajamos para sul e oeste (mais próximo da fronteira) os pratos que derivam dos mexicanos são os mais originais. Concluindo, no Texas o chili é o mais parecido com o original e não no norte/este. Porque leva todos os ingredientes originais que fazem eu não apreciar a comida mexicana – pimentas e pimentões das mais variadas espécies, cores e intensidade de picantes.
    Desejo-lhe as maiores felicidades pessoais e profissionais e, mais uma vez, muitos parabéns pelo excelente blog.

    1. Olá Sérgio! Eu de facto refiro o Texas, mas eu não gosto tanto da versão deles 😉 acho esta mais prática e é como me sabe melhor. Muito obrigada 🙂

    1. Olá Clara, obrigada pelas suas receitas sempre que tenho oportunidade faço uma e é sempre um sucesso á mesa, todos adoram ! O rolo de carne, o chili, entrecosto no forno etc . Das sobremesas o tiramisu, o arroz doce,o bolo com morangos e muito mais! Adoramos! Um abraço lurdes

  4. Maria João Pestana da Silva

    Gosto muito das suas receitas. Aproveito para lhe dar os parabéns pelo trabalho que desempenha como jornalista. Tem muita classe em tudo o que faz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.