A sobremesa perfeita para o Verão, doce q.b., com o incrível sabor refrescante da lima. Damos 30 minutos do nosso tempo e o frio faz o resto.

Entrámos em Junho e o Verão está à porta. Nos últimos dias já tivemos uns dias de calor mais intenso, o que levou tanta gente para as ruas, muitas esquecendo alguns cuidados a ter.

Depois do confinamento, há fome de rua, de natureza, de maresia, de sol. Há um desejo imenso de restabelecer energias físicas e mentais, e os dias limpos de sol têm sempre um grande poder curativo, mas sabemos, há que fazê-lo com precaução.

Como será este Verão? Como serão os almoços e jantares com família e amigos, com alegria e diversão? Bom ainda não sabemos… o distanciamento social continua a ser fundamental, mas é sempre importante ter uma receita nova para surpreender, nem que seja o núcleo familiar mais próximo… e assim sendo este cheesecake é perfeito. Ainda por cima ele gosta de ser congelado no caso de sobrar 😉

Se há coisa que aprendi com a forma como tornei mais pública esta minha paixão pela cozinha, é que a lima é bastante consensual. Foi por causa da Mousse de Lima e do sucesso que teve quando a fiz no programa Boa Tarde da Conceição Lino, em 2011, que decidi lançar o meu primeiro livro, e desde então… bom… já conhecem a história 😉

Este Cheesecake tem tudo a ver com a Mousse de Lima, só que leva queijo-creme (Philadelphia ou equivalente) e um pouquinho de extracto de baunilha.

Este recheio vai sobre uma base feita com bolachas Oreo, outra perdição.

Podem optar por usar outras bolachas, até bolacha Maria, mas aqui quis mesmo criar este contraste mais potente e arrebatador. Um pacote e meio chega para cobrir a base de uma forma com 24 centímetros de diâmetro.

No caso de usarem uma bolacha sem recheio, mais seca, como é o caso da bolacha Maria, aumentem a quantidade de manteiga derretida para garantir que a base fica mesmo ligada.

Há muitas pessoas que fazem a base dos cheesecakes de forma simples sem ir ao forno. Pode ser, não é obrigatório, mas um cheirinho de forno ajuda a prender a massa da base e isso faz toda a diferença na hora de cortar as fatias. Fundamental mesmo é deixar a base arrefecer antes de lhe verter o recheio, para levar ao frio.

No dia em que servi esta delícia estava tanto, mas tanto calor, que o recheio ficou mais “molengas” e por isso o que sugiro, no caso de o quererem fazer e estar um dia de muito calor, é que o transfiram para o congelador cerca de uma hora antes de servir. Não é para congelar, é apenas para o gelar mais um pouco.
Se quiserem também podem juntar umas folhas de gelatina ao recheio, sobretudo se usarem queijo-creme light que não tem a gordura necessária para garantir a estrutura ideal. Mas gelá-lo resolve o problema tanto no queijo-creme normal como no light.

Se gostam destes cheesecakes que não são de forno tenho outras opções no site. É o caso do Cheesecake de 2 chocolates ou o Cheesecake com Molho de Cereja. Em alternativa há um Cheesecake que é ainda mais divinal, mas é de forno. Fica um estoiro o Cheesecake de Chocolate e Laranja.

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

tempo de preparação: 30 MINUTOS + tempo de refrigeração
dificuldade: fácil
doses: 12
A sobremesa perfeita para o Verão, doce q.b., com o incrível sabor refrescante da lima. Damos 30 minutos do nosso tempo e o frio faz o resto.

Cheesecake de lima
(com base de Oreo)

Cheesecake de lima destaque site
A sobremesa perfeita para o Verão, doce q.b., com o incrível sabor refrescante da lima. Damos 30 minutos do nosso tempo e o frio faz o resto.
tempo de preparação: 30 MINUTOS + tempo de refrigeração
dificuldade: fácil
doses: 12

Ingredientes:

BASE:
  • 240 g bolachas Oreo tradicionais (1 pacote e meio)
  • 75 g de manteiga sem sal
RECHEIO:
  • 540 g de queijo-creme para barrar à temperatura ambiente (ver notas)
  • 1 lata de 370 g de leite condensado
  • 100 ml de sumo de lima (2 a 3 limas sumarentas)
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha
  • 200 ml de natas para chantilly
  • Raspa e rodelas de lima para decorar

UTENSÍLIOS:

  • Processador de alimentos para triturar
  • Batedeira eléctrica
  • Forma de mola com fundo amovível de 22 ou 24 cm de diâmetro
  • papel vegetal
  • película aderente

Confecção:

Fazer a base:
  1. Triture as bolachas no processador (não retire o recheio) até ficar como uma areia grossa. Junte a manteiga derretida e triture mais um pouco até ser absorvida.
  2. Forre o fundo de uma forma de mola de 22 ou 24 centímetros de diâmetro com papel vegetal, espalhe a bolacha pelo fundo e calque bem.
  3. Leve a forno pré-aquecido a 180º C durante 10 minutos. Depois retire e deixe arrefecer totalmente.
Fazer o recheio:
  1. Retire o sumo a 2 ou 3 limas, até ter 100 ml de sumo. Guarde as cascas para usar a raspa no dia de servir.
  2. Na batedeira, bata o queijo-creme com o leite condensado durante 5 minutos, a velocidade média, usando o acessório em forma de pá.
  3. Sem parar de bater, junte o sumo de lima em fio, muito devagar, e o extracto de baunilha.
  4. Noutra taça, fria, bata as natas, frias, com o acessório de pinha, até ficarem em chantilly.
  5. Envolva o chantilly no preparado anterior e verta sobre a base de bolacha já fria.
  6. Cubra a forma com película aderente e conserve no frigorífico de um dia para o outro (mínimo 12 horas ou até 3 dias) para prender bem.
  7. Na hora de servir, passe uma faca a toda a volta, abra a mola e retire o aro com cuidado.
  8. Transfira o cheesecake para um prato grande, polvilhe com raspas de lima e decore com algumas rodelas (opcional).

Notas:

  • Em dias de muito calor, coloque o cheesecake no congelador uma hora antes de servir.
  • Use preferencialmente queijo-creme normal. Se usar versão light pode ou gelá-lo mais um pouco tal como referido antes, ou juntar um pouco de gelatina neutra ao recheio.
  • Se usar outra bolacha mais seca, aumente a quantidade de manteiga para 100 a 125 gramas.

Outras informações:

23 comentários para “Cheesecake de lima <br> (com base de Oreo)”

  1. Olá Clara… Deve ser dos melhores cheesecake que já provei e fez imenso sucesso num almoço de família. Tenho de acrescentar que realmente levar a base um pouco ao forno faz toda a diferença (fica muito mais macia e muito mais bonita na hora de cortar). Agora vou experimentar o de morango. Obrigado pelas suas receitas, já experimentei várias e algumas fazem mesmo parte dos habituais cá de casa 😉

    1. Bom dia!!
      Clara vc está de Parabéns!!
      Faço suas receitas, são maravilhosas. Se vc poder me manda, suas novidades por e-mail. Sou do Brasil.
      Estudo gastronomia. Já fui várias vezes a Portugal.
      Fico muito grata. Obrigada!!

  2. Maria Alice Nunes Pereira da Conceição Caldeira

    Obrigada, Clara, pela partilha das suas belas receitas. Tenho o seu primeiro livro, que me serve de referência, na cozinha. No Continente, bem procuro um outro, mas não encontro. Parabéns por ser uma a jornalista fantástica e a óptima cozinheira. Beijinho

  3. Bom dia Clara
    Muito obrigada pela partilha das suas receitas.
    Reparei na espátula redonda com que transferiu o cheesecake para o prato, sempre a minha maior dificuldade :), pode informar onde de se compra? (já fiz alguma pesquisa e não encontro)
    Muito obrigada

      1. Olá Clara de Sousa tudo bem??
        Adorei esta sobremesa de lima..muito refrescante ..suave e nao fica doce.
        Continue a dar o seu melhor para que possamos variar, faz falta. Beijjnhos Alda Barbosa

        1. Maria Nogueira Gonçalves

          Olá Clara
          Gosto muito das suas receitas.
          Tenho os seus livros e já fiz muitas delas. São optimas.
          Gostava que me enviasse, se possível uma receita de bolo de chocolate mas cremoso.
          Obrigado pela sua atenção.
          Maria Nogueira

          1. Sim pode Isabel, mas como tem menos gordura tem de usar gelatina, porque a gordura do queijo creme é o que mais liga o cheesecake.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.